Simulação de sinistro marca o encerramento do Maio Amarelo pelo Detran Rondônia

29 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A simulação de sinistro marcou o encerramento do Maio Amarelo, em Porto Velho

No domingo (28), o público que estava no Espaço Alternativo de Porto Velho assistiu a uma simulação de sinistro de trânsito com vítimas. A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, como parte do encerramento do Movimento Maio Amarelo, que tem como lema “No trânsito, escolha a vida”.

O diretor da Escola Pública de Trânsito – EPT, Renato de Moraes Ramalho explicou que, o objetivo da simulação era mostrar aos condutores o impacto de um sinistro de trânsito, que envolve equipes de resgate, danos à infraestrutura e custos sociais e familiares. “A simulação tem como finalidade, trazer a reflexão quanto ao impacto causado por um sinistro de trânsito”, destacou.

O médico intensivista Marcos Barti, disse que a simulação tinha um caráter educativo e preventivo. “Nós observamos que a maioria dos atendimentos de sinistros de trânsito que realizamos, tem imprudência no contexto, e hoje alertamos ao público que esse quadro mata, e por isso devemos reavaliar nosso comportamento no trânsito e na vida”, afirmou.

O tenente do Corpo de Bombeiros, J.Feliciano ressaltou que, a simulação demonstrava à população que o resgate não é uma ação simples, que exige uma equipe numerosa e um trabalho minucioso para salvar vidas. “Em nossa rotina de socorro, observamos que a maioria dos sinistros poderiam ser evitados, se os envolvidos tomassem atitudes de segurança, como ser gentil no trânsito, respeitar limites de velocidade e sinalização”, avaliou.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes salientou que, a EPT e a Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito realizaram diversas ações educativas durante o mês de maio. “O objetivo das atividades é conscientizar os condutores e demais usuários do trânsito sobre a importância de respeitar as leis, que visam garantir a segurança de todos. Ao desrespeitá-las, colocamos em risco a nossa vida e a dos outros. É importante que façamos uma reflexão diária sobre nossas atitudes no trânsito”, evidenciou.

MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, e escolheu o amarelo como símbolo da atenção e da advertência no trânsito. “O objetivo é incentivar as pessoas a refletirem sobre suas atitudes no trânsito e a respeitarem as leis que garantem a segurança de todos”, enfatizou o governador Marcos Rocha, ressaltando que “a mobilização é extremamente importante para a redução dos índices de mortos e feridos no trânsito, que é meta do Detran /RO”, concluiu.

No domingo, além da simulação do sinistro, os educadores da Autarquia também orientaram o público sobre comportamentos seguros, destacando a mensagem do Maio Amarelo: “No trânsito, escolha a vida”, além do sorteio de quatro bicicletas. O pequeno Enzo Uilian Souza de Lima, de seis anos, que estava acompanhado de sua mãe Terezinha Iraty de Morais Neto, foi um dos sorteados e levou uma bicicleta e capacete. Mãe e filho acompanharam toda a atividade educativa proposta pelo Detran, e elogiaram o evento. “Foi uma tarde prazerosa de muito aprendizado”, finalizou.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy

Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito