EDUCAÇÃO

Simulação de sinistro é destaque em mobilização do Detran no Movimento Maio Amarelo, em Ariquemes

04 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A mobilização do Movimento Maio Amarelo aconteceu na Ciretran de Ariquemes, na quarta-feira(3)

Uma simulação de sinistro com vítimas envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, Corpo de Bombeiro Militar – CBMRO, Bombeiro Civil, e Guarda Municipal foi apresentado aos participantes da abertura do Maio Amarelo, pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, na quarta-feira (3), em Ariquemes.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu de Ariquemes, Marconi Edison explicou que a atividade simulou um sinistro entre carro e moto, envolvendo um motorista que não utilizou o cinto de segurança, e um motociclista sem uso do capacete. Na colisão imaginária, o motociclista sofre fratura exposta na tíbia, manifestando convulsão e risco de obstrução de via aérea, sucedido de uma crise de ansiedade nervosa pela motorista. A motorista apresentou ansiedade e crise nervosa, e com quebra do vidro do veículo com o próprio braço, resultando em uma lesão sanguínea.

Conforme destacado pelo governador do Estado, Marcos Rocha, são atividades importantes que orientam as pessoas como atuar em casos de situação real. “Na simulação de sinistro, foram destacadas orientações sobre obstrução da via devidamente sinalizada, e acionamento de socorro às vítimas através do Corpo de Bombeiro pelo número 193, e o Samu, pelo 192. Todos os esforços são empreendidos para que sejam evitadas as ocorrências no trânsito e manter a segurança da sociedade”, disse.

“O atendimento simultâneo do Samu à vítima da motocicleta, e do CBMRO à motorista do carro, demonstrou as habilidades e precisão dos atendimentos de emergência em sinistros com vítimas, tendo como objetivo apresentar à população a importância do uso de dispositivos de segurança no trânsito, a exemplo do capacete bem afivelado para motociclistas e o uso do cinto de segurança aos ocupantes do veículo”, destacou Marconi Edison.

Simulação de sinistro deu ênfase à importância do uso de equipamentos de segurança

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu orientou ainda:

Motociclistas – devem estar atentos às situações de perigo, como o risco de se deparar com linhas cortantes de pipas;

População – em caso de sinistros, ao prestar socorro a um motociclista vítima de sinistro, não retirar o capacete da vítima.

A Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest do Detran apontou em seus dados preliminares que em 2021 e 2022, 16.880 sinistros ocorreram em Rondônia, destes, 582 mil envolveram motociclistas.

MAIO AMARELO

Há dez anos, a mobilização internacional conhecida como Maio Amarelo, intensifica campanhas pela segurança no trânsito, para que seja ampliada a consciencialização quanto à responsabilidade de cada um, para evitar sinistros e preservar vidas. Com a mensagem “No trânsito, escolha a vida”, estabelecida por meio da Resolução Contran n° 980, o Detran/RO, por meio da Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito da Escola Pública de Trânsito – EPT, iniciou a mobilização em todo o Estado de Rondônia.

Em Ariquemes, o Movimento teve início com uma solenidade no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, por meio de palestras e simulação de resgate, e contou com a presença do diretor-geral adjunto do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida; do secretário Municipal de Trânsito, Rodrigo Pedrotti; do diretor da Escola Pública de Trânsito – EPT, Renato de Moraes Ramalho; do diretor Técnico de Fiscalização de Ações de Trânsito – Dtfat, Brenno Victor,  e outras autoridades locais.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente