Governo de Rondônia
27/04/2024

DIA DO ESTAGIÁRIO

Setor de Saneamento Básico de Rondônia investe na contratação de estudantes pelo programa de estágio

18 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Estatal conta com parceria de uma instituição que auxilia no processo seletivo e na facilitação da documentação dos estagiários

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd tem apostado na contratação de estagiários como parte de sua estratégia para impulsionar o desenvolvimento do setor de Saneamento Básico no Estado. Desde o início da gestão Marcos Rocha, mais de cinco mil estudantes tiveram a oportunidade de atuar na empresa, por meio do programa de estágio. Essa iniciativa, além de trazer benefícios aos estudantes, como aprendizado prático e experiência profissional, enaltece a ação da Companhia em formar uma mão de obra qualificada e renovar suas equipes. 

Segundo o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas – DVDP, Jaison Dias Esteves, “a Caerd conta com um total de 120 estagiários, sendo 60 em Porto Velho e os demais distribuídos pelas unidades, nos municípios rondonienses. A Estatal conta com a parceria de uma instituição que auxilia no processo seletivo e na facilitação da documentação. A Caerd informa a demanda e a instituição encaminha os candidatos para a contratação”, destacou.

Jaison Dias explicou ainda que, o programa segue as diretrizes da Lei n° 11.788/2008, permitindo a contratação de estagiários por até dois anos e que o  número de contratações é de acordo com o quantitativo de empregados da empresa, um percentual de 25%, por isso 120 estagiários.

EXPERIÊNCIA

Estudantes de cursos superiores como Administração, Gestão de Recursos Humanos, Engenharia Civil e Ambiental, Contabilidade, Direito e Assistência Social encontram na Caerd uma oportunidade de crescimento profissional. Além de receberem uma remuneração atrativa, os estagiários têm a chance de trabalhar em diferentes setores da empresa, adquirindo conhecimento e desenvolvendo habilidades específicas.

Estagiárias, Daiane Cruz e Manoelina Brug agradecem pela oportunidade

“Eu entrei aqui sem saber de nada, principalmente do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Com a paciência e compreensão dos funcionários em me instruir, agora faço abertura e homologação de processos, planilhas e despachos. Uma experiência que vou levar para minha carreira profissional”, diz Daiane Cruz da Silva, estudante do 5° período do Curso de Administração, que está há dez meses na Caerd e atua no setor operacional.

A estudante do 1° período de Administração, Manoelina Ferreira Burg entrou recentemente na empresa; auxilia a Diretoria Administrativa Financeira – DAF e comenta que, “apesar do pouco tempo que entrei na Caerd minha experiência está sendo muito boa. Os responsáveis pelo setor me tratam como se fosse da família, o que torna o aprendizado mais rápido”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a contratação de estudantes é uma vantagem estratégica para impulsionar a inovação, agregar conhecimento atualizado e promover a renovação nas equipes da empresa. “Ao investir nesses jovens talentos, estamos investindo no futuro do nosso Estado, formando profissionais capacitados e comprometidos com o crescimento sustentável e a Caerd tem investido na capacitação dessa mão de obra flexível”, frisou.

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, destacou que “o impacto dessa política de estágio é muito positivo, pois prepara uma nova geração de profissionais comprometidos com o crescimento sustentável do Estado. Quando o período do estágio encerra, a maioria dos estagiários saem com emprego garantido em outras empresas devido à experiência obtida na Companhia”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Rejane Júlia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Capacitação, Educação, Empresas, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo