06/07/2024

UNISP's

Servidores serão treinados para atuar nas Unidades de Segurança Pública em Porto Velho

29 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Unisp da zona Sul de Porto Velho

O governo de Rondônia inicia os preparativos para inaugurar e colocar em funcionamento as Unidades de Segurança Pública (Unisp’s) das zonas Leste e Sul de Porto Velho. O primeiro evento de treinamento ocorre nesta quarta (30) e quinta-feira (1), entre 8h e 18h, no Palazzo Eventos, na avenida Jorge Teixeira, onde cerca de 100 servidores das quatro forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Técnica participarão do workshop com atividades diversas realizadas pelo governo.

A oficina visa promover o trabalho de integração entre os funcionários destacados para prestar serviço à população nas Unisp’s. O workshop é organizado pela Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), em parceira com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O trabalho inclui temas, como o aperfeiçoamento de atendimento ao público, formação de lideranças, combate à violência por meio da prevenção e como trabalhar a integração entre as pessoas – proposta principal das Unisp’s, segundo informa a superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira.

O evento de abertura nesta quarta contará com a presença do governador Confúcio Moura, que se empenhou desde o primeiro mandato para iniciar o trabalho de integração entres as força de segurança, contando com a equipe de governo para elaboração e execução de ações nesse sentido.

Titular da Seae, Rosana Cristina Vieira

“A integração das forças de segurança só vai existir com a integração entre as pessoas”, disse Rosana.

Para a superintende, o trabalho em parceria da Seae com a Sesdec por si só já exemplifica o que podemos chamar de cooperação e integração.

O secretário de Segurança Pública, coronel Lioberto Caetano destacou a importância de se promover o trabalho de integração entre os profissionais. Para ele,  “o trabalho integrado entre as forças de segurança em Rondônia já existe”. Porém, argumenta o titular da pasta, as Unisp’s propõem em seu conceito maior, metodologia de ações coordenadas que é bem mais que uma junção de espaço físico do ambiente de trabalho.

Os servidores lotados nas Unisp’s é que irão materializar esta integração em espaços interdependentes e multidisciplinar. Isso permitirá que o usuário economize tempo ao solucionar várias questões de segurança num mesmo local. “Quem vai ganhar com isso é a população”, afirmou.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins