27/04/2024

ENCONTRO PEDAGÓGICO

Servidores da regional do Detran de Ariquemes aprendem a manipular fantoches em “Roda de Conversa”

08 de abril de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicas de teatro de fantoches são ensinadas durante encontro pedagógico no Vale do Jamari

A “Roda de Conversa” sobre teatro com a  manipulação de fantoches começou com uma rápida explanação sobre a importância do fantoche na Educação de Trânsito. A ferramenta pedagógica se mostra fundamental tanto para crianças quanto para adultos.

Durante o treinamento foi destacada a importância do aquecimento e alongamento antes de iniciar uma peça de teatro de fantoches, tendo em vista que o manipulador vai usar a voz e o braço em posição de “L” para dar vida ao boneco. A “Roda de Conversa” aconteceu durante a programação do Encontro Pedagógico no auditório da Ciretran da Regional de Ariquemes nesta quarta-feira (6) no período da tarde.

A “Roda de Conversa” sobre manipulação de fantoches é ministrada pelo diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet) Ruymar Pereira. Ele é diretor de teatro profissional e destacou que “o teatro de fantoche é uma ferramenta pedagógica maravilhosa, mas não faz milagres, temos que dar vida ao boneco usando a nossa imaginação e criatividade. Temos que nos divertir como crianças, mas com cabeça de adulto, para levar a mensagem sobre educação de trânsito para o nosso público alvo”, afirmou Ruymar Pereira.

Ele disse ainda que mesmo a “Roda de Conversa” sendo uma maneira de repassar técnicas de forma superficial sobre o teatro de fantoche acaba sendo bastante útil para que os servidores desenvolvam suas habilidades e criatividade sendo possível inserir essa ferramenta incrível de persuasão para ensinar Educação de Trânsito para as crianças nas escolas. Mas Ruymar Pereira disse que a Coordenadoria de Qualidade (Cquali) está planejando um curso de manipulação de fantoches mais prolongado para os servidores.

A arte de manipular fantoches é tão interessante que a “Roda de Conversa” não estava na programação do Encontro de Planejamento Pedagógico 2022, mas atendendo pedidos dos servidores, foi inserido no Encontro Pedagógico de Cacoal e vem sendo desenvolvida com grande êxito nos encontros de Ouro Preto do Oeste e agora no Encontro na regional do Vale do Jamari.

O sucesso do teatro de fantoches depende da pessoa que vai manipular o boneco, “o manipulador tem que dar vida ao boneco, por isso a importância de aprender as técnicas de manipulação, a criança e até o adulto tem que prestar atenção no boneco, como se ele tivesse vida própria”, afirmou Ruymar Pereira.

Os fantoches devem ter de 30 a 40 centímetros de comprimento para facilitar a manipulação e também para não cansar o braço do manipulador, já que todo o manuseio é feito com o braço em posição em “L”. A voz do boneco também é fundamental no contexto, por isso a importância de treinar bastante na frente do espelho.

O boneco é um objeto inanimado até que o manipulador lhe dê vida ao se expressar, pelo modo como o manipulador conduz o fantoche, por meio da voz e seus trejeitos, a percepção e domínio do movimento, para adquirir o máximo de sincronismo e naturalidade. Ao interpretar o fantoche o segredo é prender a atenção do público.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano

Distritos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Legislação, Polícia, Segurança, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte