29/06/2024

INFRAESTRUTURA

Serviços de patrolamento na RO-490 em Alto Alegre dos Parecis garantem melhorias da trafegabilidade na região

28 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Serviços garantem melhorias  na trafegabilidade na Rodovia-490 (Linha P-40)

A equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO) de Rolim de Moura iniciou, nesta semana, o serviço de patrolamento (reconformação de plataforma) na Rodovia-490 (Linha P-40), ligando as Rodovias 135 e 370, que interliga Alto Alegre dos Parecis aos distritos de Flor da Serra e Vila de São Luiz, bem como ao Porto Rolim de Moura do Guaporé, distrito de Alta Floresta d’Oeste.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a RO-490 é uma via importante para o agronegócio e o turismo. “Essa estrada permite o escoamento diário da produção e, ao mesmo tempo, é utilizada por turistas e pescadores para chegarem ao Porto Rolim de Moura do Guaporé”, pontou.

Via é utilizada por amantes da pesca

O residente da 5ª Regional do DER-RO, Nilson Oliveira enfatizou que, nesse primeiro momento, a equipe realiza apenas o patrolamento. “Estamos removendo as imperfeições (buracos e valetas) ocasionados pelas chuvas, visando garantir melhor trafegabilidade. Os serviços iniciaram pelo trecho da RO-490, conhecida como Linha P-40, entre a RO-135 e o distrito de São Luiz, e seguem em direção ao distrito de Flor da Serra, ambos em Alto Alegre dos Parecis”, concluiu.

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, posteriormente a equipe retornará com os trabalhos de encascalhamento de pontos específicos, limpeza lateral e abertura de saídas de água pluvial. “Hoje, o governo do estado possui mais de seis mil quilômetros de rodovias não pavimentadas e pavimentadas sob a responsabilidade do Departamento. As regionais e usinas de asfalto do DER trabalham para melhorar a trafegabilidade”,afirmou .

A agricultora Maria de Lurdes da Silva ressalta que o trabalho realizado pelo Governo do estado na estrada é essencial. “Só quem transita pelas rodovias sabe o quão importante é esse trabalho. Sem buracos e/ou valetas, a viagem é mais tranquila”, comentou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Tiago Bathe

Agricultura, Agropecuária, Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte, Turismo