12/07/2024

TRAFEGABILIDADE

Serviço de manutenção da RO-383 é iniciado no trecho entre Alta Floresta d’Oeste e o distrito de Nova Gease

12 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Rodovia é uma rota essencial para o escoamento da produção agrícola da região

Os serviços e melhorias nas rodovias da região da Zona da Mata avançam em ritmo acelerado. Na quinta-feira (11), os trabalhos começaram na Rodovia-383, popularmente conhecida como Linha 47/5, trecho primário (não pavimentado) que interliga Alta Floresta d’Oeste ao distrito de Nova Gease. As ações são realizados pela equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) e acontecem ao longo dos aproximadamente 40 quilômetros de extensão da RO-383.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Rodovia-383 é uma importante via utilizada diariamente pelas famílias da região. Além disso, é uma rota essencial para o escoamento da produção agrícola, bem como acesso a comunidades indígenas e a quatro usinas hidrelétricas. “Os investimentos na manutenção e recuperação das rodovias da Zona da Mata, região rica para cultura rondoniense e para o progresso do estado, fortalece o desenvolvimento e a economia local”, ressaltou.

Serviços contemplam drenagem e desobstrução de bueiros

De acordo com o residente regional do DER-RO, na Zona da Mata, Nilson Oliveira, as ações consistem na reconformação da plataforma (patrolamento), revestimento primário (encascalhamento) de pontos específicos, limpeza lateral, construção de saídas de água (drenagem) e desobstrução de bocas de bueiros. “No ano passado, a 5ª regional do DER já executou melhorias, como levantamento do greide da pista, remoção de curvas e instalação de bueiros. Esta é uma estrada que possuía muitas pedras pontiagudas que dificultavam a trafegabilidade. Com os serviços realizados no ano passado, a via melhorou significativamente, diminuindo o tempo de viagem. Agora, a equipe entra em ação realizando a manutenção dos trechos danificados pelo período do inverno amazônico”, evidenciou.

O diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, destacou que, o Departamento segue com as ações de manutenção e melhorias nas rodovias pavimentadas e não pavimentadas. “Sabemos que as rodovias são as espinhas dorsais do progresso. Por elas, passa diariamente o escoamento da produção do agronegócio e garantem o acesso à saúde, educação e segurança para população. Por isso, as equipes têm trabalhado nos mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais sob responsabilidade do DER.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Moisés Gregório

Alta Floresta do Oste, Distritos, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Municípios, Obras, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte, Turismo