26/06/2024

RODOVIA

Serviço de infraestrutura é desenvolvido pelo DER em 40 quilômetros da Linha 47/5 em Alta Floresta d’Oeste

31 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Diversas intervenções foram realizadas para melhorar a infraestrutura e segurança na via não pavimentada

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia – DER tem trabalhado na RO-383, popularmente conhecida como Linha 47/5, que liga Alta Floresta d’Oeste ao Distrito de Nova Gease. Diversas intervenções foram realizadas para melhorar a infraestrutura e segurança ao longo dos 40 quilômetros dessa via não pavimentada.

Algumas das ações incluíram a remoção de curvas perigosas e o rebaixamento de morros, proporcionando maior visibilidade e segurança para o tráfego. Além disso, foram instaladas manilhas na serra do “piranha” para melhorar a drenagem e tornar a estrada mais segura e transitável

Neusvaldo Kuhl, que destacou a importância do trabalho

O residente da 5ª Residência Regional do DER, Nilson Oliveira, responsável pelas rodovias não pavimentadas na região da Zona da Mata, destaca o compromisso da equipe em oferecer um serviço de qualidade. “Estamos trabalhando para garantir a segurança e trafegabilidade da via”, confirmou.

O diretor-geral do DER, Eder Fernandes, explica que as melhorias na RO-383 abrangem várias medidas, como a reconformação da plataforma (patrolamento), encascalhamento, levantamento do greide da pista, limpeza lateral, construção de saídas de água (drenagem) e desobstrução de bocas de bueiros. “Trechos da rodovia que anteriormente apresentavam pedras pontiagudas receberam uma cobertura de terra para, em seguida, passarem por cascalhamento”, disse.

Os resultados das intervenções têm sido bem recebidos pelos moradores locais, como o produtor rural Neusvaldo Kuhl, que destacou a importância do trabalho na Linha 47/5. “É muito bom ver o trabalho sendo feito aqui na nossa região, agora vamos trafegar mais tranquilos pela via e com maior segurança”, afirmou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros