INFRAESTRUTURA

Seringueiras vai receber 5 quilômetros de ruas pavimentadas com a chegada do projeto “Tchau Poeira”

27 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto “Tchau Poeira” será levado também pelo Governo de Rondônia ao município de Seringueiras

O município de Seringueiras vai receber serviços de pavimentação asfáltica que serão executados em 5 quilômetros de ruas da zona urbana da cidade. As ações serão oficializadas nesta sexta-feira (28) pelo Governo de Rondônia, durante o ato de assinatura do Termo de Cooperação com a prefeitura local. O evento ocorrerá a partir de 10 horas, na quadra de esportes Eurípedes Rodrigues de Souza. O projeto “Tchau Poeira” foi lançado pelo Executivo Estadual com a proposta de contemplar todos os 52 municípios de Rondônia.

A assinatura do Termo de Cooperação contará com a presença do governador do Estado, Marcos Rocha, que cumpre uma extensa agenda na região do Vale do Guaporé, oficializando ações desenvolvidas pelo Governo Estadual. Em Seringueiras, por exemplo, o investimento para a pavimentação de 5 quilômetros de ruas é de aproximadamente R$ 3 milhões. Com a chegada do programa ao município, os moradores e turistas serão beneficiados com maior segurança na trafegabilidade e, consequentemente, o fim da poeira que irá refletir, principalmente, na saúde da comunidade em consequência do asfalto nas ruas que serão atendidas com a pavimentação.

A finalidade do “Tchau Poeira” é asfaltar, recuperar e sinalizar as vias públicas urbanas. Marcos Rocha tem destacado que as ações do projeto irão atender os municípios rondonienses, trazendo mais conforto às famílias, além da valorização imobiliária, elevando a posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com as ações do “Tchau Poeira”, o Governo vai garantir o investimento total em todo Estado de mais de R$ 300 milhões. Os serviços de pavimentação serão realizados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), havendo a contrapartida da prefeitura de cada município, conforme definido no Termo de Cooperação.

O governador Marcos Rocha também estará oficializando em Seringueiras o Termo de Cooperação para a realização da recuperação do Bosque Buritizal, que será efetuada por meio do projeto “Governo na Cidade”. Para esta ação, o Governo de Rondônia irá investir aproximadamente R$ 2 milhões. Os serviços serão executados pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).

AÇÃO SOCIAL

O município de Seringueiras também estará sendo assistido por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) com o programa “Mamãe Cheguei” que trata do fornecimento de benefício eventual, com kit enxoval, que será entregue para gestantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e que cumpram aos requisitos estabelecidos nas normas regulamentadoras. O programa é direcionado às gestantes com até 22 semanas de gestação (6 meses), que estejam em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único (CadUnico).

A gestante deverá realizar o pré-natal através do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como estar com a caderneta de gestante devidamente atualizada. O programa prevê, ainda, que a gestante deve ser acompanhada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça

Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saneamento, Segurança, Trânsito, Transporte