Governo de Rondônia
27/04/2024

APRIMORAMENTO

Sejus realiza o 1º dia do III Encontro de Diretores Prisionais de Rondônia

26 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro tem o objetivo de aprimorar a gestão prisional Estadual e neste ano aborda o tema: “Gestão e Autossuficiência”

A Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou nesta terça-feira  (25), em Porto , o  primeiro dia do III Encontro dos Diretores Prisionais. O encontro tem o objetivo de aprimorar a gestão prisional Estadual e neste ano aborda o tema: “Gestão e Autossuficiência”. O evento contou com a presença de 200 pessoas, entre elas  os diretores gerais e de segurança das 46 unidades prisionais de Rondônia e convidados que exercem papel fundamental na execução penal do Estado.

A abertura do evento foi realizada pela banda de música da Polícia Militar de Rondônia seguida de meditação realizada pela Capelania da Sejus. Logo após, houve breve fala das autoridades que compuseram a mesa de honra e apresentação de todos os diretores e diretores regionais presentes. A abertura de palestras iniciaram com os temas: “Captação de Recursos Advindos das Penas Pecuniárias”, ministrada pelo Juiz de Direito Titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Dr. Sérgio William e “Autossuficiência e Gestão”, ministrada pelo Procurador do Estado,  Paulo Adriano da Silva.

Ainda pela manhã, o gerente de reinserção social, Fábio Recalde, destacou a importância dos projetos de ressocialização realizados nas unidades prisionais, e apresentou os 10 coordenadores de projetos de ressocialização do Estado.

Na parte da tarde os servidores participaram de ginástica laboral, ofertada por servidores da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. Em seguida, foi dada continuidade nas palestras dos pontos focais da administração penitenciária, com gestores da secretaria, visando o aprimoramento de fluxos, tratativas e ações. As falas iniciaram com a gerente de saúde, Miriam Muniz, sendo seguidas pela gerente de gestão de pessoas, Aline Moares, o coordenador de infraestrutura, Marcos Moreira de Souza, a presidente do fundo penitenciário, Fabrícia Santos, o gerente de informação, Marcos Lopes Gonçalves, o gerente de informática, Marcos Moreira Costa, a contadora da Sejus, Ana Paula, o gerente de classificação, em substituição, Clodoaldo Dias Barros Vieira, e o gerente de patrimônio e logística, Elissandro de Almeida Aguiar.

O evento também ofertou  ginástica laboral para os diretores penitenciários

O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a colaboração de todos nos avanços que a Sejus obteve nos últimos anos e adiantou que o próximo encontro será nomeado “Encontro de Gestores”. “O mais importante é vermos uma continuidade no trabalho de aprimoramento do sistema penitenciário de Rondônia e principalmente no âmbito da gestão; a proposta de mudarmos o nome do encontro é porque o governo do Estado sabe que cada servidor da ponta, diretor geral, administrativo, chefes de núcleo, chefes de setores, todos são gestores, todos auxiliam a gestão macro da secretaria, por isso a importância da integração e sinergia, se todos estivermos com o mesmo objetivo”, pontuou.

No encerramento do primeiro dia todos os servidores participaram de uma roda de conversa, guiada pela diretora executiva, Eliude Maria Menezes, onde foram sanadas dúvidas, apresentadas sugestões, elogios e pontuações sobre o primeiro dia do evento.

A mesa de honra foi composta pelo secretário de estado da justiça, Marcus Rito, a secretária adjunta de estado da justiça, Helanne Cristina Magalhães, o diretor geral da polícia penal, Célio Luiz De Lima, a diretora executiva, Maria Elilde, a diretora de políticas penais, Larissa Iúri Mendonça Guedes, a Defensora Público, Rithyelle Medeiros Bessi, e o juiz de Direito Titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Sérgio William


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo