Governo de Rondônia
19/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Sejus realiza mutirão para emissão da Carteira de Identidade para reeducandos na Capital

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O documento  possibilita a inserção dos reeducandos em atividades de ressocialização 

Nos dias 29, 30 e 31, foi realizado na Penitenciária de Médio Porte de Porto Velho, um mutirão com o serviço de emissão de Carteira de Identidade para os reeducandos. A ação visa  expandir o número de internos inseridos em projetos de ressocialização e garantir a cidadania, é promovida pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, através da Casa da Cidadania.

A ação será realizada em todas unidades da Capital e posteriormente no interior. Os trabalhos foram iniciados com uma triagem, para identificar os internos sem documentação, e o que seria necessário para emiti-los.

O levantamento identificou, inicialmente, 14 reeducandos na unidade e todos terão suas identidades emitidas sem nenhum custo financeiro. A chefe da Casa da Cidadania, Iza Celesti ressaltou ainda: “Esta ação incentiva o restante dos internos a emitirem seu RG e nossa equipe estará à disposição para realizar os trâmites, inclusive entramos em contato com os familiares e cartórios, em busca das certidões de nascimento, que é necessária à emissão das identidades”, concluiu.

O governador do Estado, Marcos Rocha destacou a importância da ação e ponderou que “a falta de documentação dificulta a inserção dos reeducandos nas atividades educacionais e laborais ofertadas pelo Estado. Com esse mutirão, conseguiremos ampliar o alcance dessas atividades, promovendo a ressocialização com uma maior abrangência”, concluiu.

CASA DA CIDADANIA

Visando atender familiares dos reeducandos, egressos e comunidade que reside no entorno do local,  Rondônia foi o primeiro Estado a inaugurar a Casa da Cidadania, no ano de  2017, no período do então secretário de Justiça, Marcos Rocha. O espaço faz parte da Gerência de Reinserção Social – Geres e disponibiliza atendimentos como: expedição de RG, expedição e regularização de CPF, busca de certidão de nascimento, entre outros. Possui ainda no local, Núcleo de Educação – Nueca, Núcleo de Assistência Religiosa – Nuar, Núcleo de Classificação – Nuclas e atendimentos de saúde, através do apoio da Gerência de Saúde – Gesau.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Rondônia, Segurança, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo