03/05/2024

Sejus realiza formatura no Sistema Penitenciário Estadual em Alvorada do Oeste

20 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Doze reeducandos com idades entre 22 e 46 anos concluíram o nível médio

A primeira formatura do Sistema Penitenciário em Rondônia foi realizada na sexta-feira, 16, no Centro de Ressocialização Yohan Flávio Vassoler, localizado em Alvorada do Oeste. A ação realizada pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Secretaria de Estado da Educação – Seduc, visa incentivar o avanço da escolaridade dentro das unidades prisionais, ressocializando por meio da educação.

A ação, formou 12 reeducandos, com idades entre 22 e 46 anos, que concluíram o nível médio por meio do ensino modular e exames gerais (provão), ofertado através do Centro Estadual de Educação De Jovens Adultos – Ceeja Euclides da Cunha. O evento contou com a organização da coordenadora pedagógica da educação prisional do Ceeja do município, Cristiane Dal Moro, responsável também pelo alinhamento com o Tribunal de Justiça de Alvorada do Oeste.

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, o avanço do nível escolar é fundamental no processo de ressocialização, “quanto mais preparo os internos obtiverem, facilitará a inserção no mercado de trabalho no pós-cumprimento de pena”, ressaltou.

Durante seu discurso, Cristiane Dal Moro expressou sua felicidade e gratidão pelo momento, destacando a importância desse feito pioneiro ao realizar uma cerimônia de formação em um ambiente prisional e frisou: “A educação desempenha um papel fundamental na ressocialização e humanização da pena”, destacou.

Segundo o diretor regional, Franciole Soares Ferreira, a ação representa um passo significativo no caminho da reintegração social dos detentos, “é importante investir na educação como ferramenta de transformação e oportunidade”, afirmou .

A realização do evento foi acompanhada pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE e demais servidores da unidade, contando ainda com a presença de familiares dos formandos e autoridades, entre elas, a representante do Ministério Público, Márcia Aparecida Ribeiro; a secretária adjunta da Sejus, Helanne Cristina Magalhães Carvalho; a diretora de políticas penais, Larissa Iúri Mendonça Guedes; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RO Subseção de Alvorada do Oeste, Dra. Camila Felici; a diretora do Ceeja Euclides da Cunha, Rosangela Sebben; a coordenadora Regional de Educação do Centro de Ressocialização de Ji-Paraná, Rosângela Marum; o diretor Regional da Polícia Penal, Franciole Soares Ferreira e o diretor de estabelecimento Penal, Edvaldo da Graça.

Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Nilson Antônio Luiz Júnior

Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia