Governo de Rondônia
03/05/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Sejus realiza assistência religiosa no Centro de Detenção Provisória, em Porto Velho

14 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Com o intuito de ressocializar o sistema penitenciário Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus autorizou nesta terça-feira (13), o batismo de 13 reeducandos do Centro de Detenção Provisória, em Porto Velho. A ação promovida pelo Núcleo de Assistência Religiosa da Sejus – Nuar, em parceria com uma instituição religiosa da Capital, contribui com o bom comportamento dos reeducandos e garante o cumprimento da Lei de Execução Penal – Lep, que prevê a assistência religiosa dentro das unidades prisionais.

O batismo é voluntário e foi realizado após estudo bíblico ministrado todas as terças, durante 18 semanas, na unidade prisional. A equipe da instituição religiosa presente, responsável pelo batismo, foi composta por seis integrantes e contou com o apoio do chefe do Nuar, Túlio Rogério de Souza Lima e o efetivo da unidade.

O governador Marcos Rocha destacou que todas as ações voltadas para a ressocialização devem ser realizadas, e ressaltou a importância dessas ações. “Ofertamos atividades de capacitação, estudo e trabalho, mas a prática religiosa também contribui significativamente com a mudança de conduta dos internos; o batismo nas águas significa o renascimento, demonstrando a vontade de mudança dos reeducandos, durante e pós-cumprimento de pena”, evidenciou.

NUAR

A assistência religiosa dentro das unidades prisionais é realizada por meio do Núcleo de Assistência Religiosa – Nuar da Sejus, através de parcerias com variadas denominações religiosas e missionários voluntários.

O Nuar é responsável, também, por conceder autorizações de entrada dos voluntários religiosos nas unidades prisionais; realizar o curso de capelania (requisito para conseguir autorização para ministrar dentro da unidade); casamento coletivo; ações sociais; encontros com Deus; e mediação, coordenação e fiscalização junto à Sejus para realização das atividades religiosas de todo o sistema prisional do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cerimônia, Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo