INVESTIMENTO

Segurança Pública de Rondônia é fortalecida com entrega de equipamentos, armamentos e veículos

29 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Investimentos de mais de R$ 83 milhões têm como objetivo fortalecer e aprimorar a capacidade operacional das forças de segurança no combate à criminalidade

A Segurança Pública é um dos eixos que tem recebido atenção do Governo de Rondônia, em especial no que se refere à disponibilização de aparato tecnológico para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). As entregas incluem equipamentos de informática, tecnologia, veículos e armamentos para auxiliar as forças de segurança civis e militares durante os trabalhos de patrulhamento e investigação. A mais recente ocorreu na segunda-feira (29), em Porto Velho.

O objetivo é fortalecer e aprimorar a capacidade operacional das forças de segurança

Os investimentos têm como objetivo fortalecer e aprimorar a capacidade operacional das forças de segurança, que incluem as Polícias Civil (PC), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e Superintendência de Polícia Tecnico-Científica de Rondônia (Politec). Entre os itens entregues estão: drone com visor termal; veículos pequenos e grandes, incluindo dois novos caminhões para o Corpo de Bombeiros, que serão enviados aos municípios de São Miguel do Guaporé e Colorado do Oeste. Também foram entregues armas de fogo semiautomáticas, de origem israelense; fuzis de alta precisão, além de diversos equipamentos de proteção individual, que incluem capacetes e coletes balísticos, entre outros, para o combate à criminalidade.

INVESTIMENTO

Novos caminhões do CBMRO serão enviados para os municípios de São Miguel do Guaporé e Colorado do Oeste

No total, o investimento nessa entrega ultrapassa R$ 83 milhões, sendo R$ 32.293.505,00 (trinta e dois milhões, duzentos e noventa e três mil e quinhentos e cinco reais) de recurso próprio (Fonte 100); R$ 1.005.631,94 (um milhão, cinco mil, seiscentos e trinta e um reais e noventa e quatro centavos) de recursos do precatório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª região; R$ 35.631.797,20 (trinta e cinco milhões, seiscentos e trinta e um mil, setecentos e noventa e sete reais e vinte centavos) oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP); R$ 9.188.724,00 (nove milhões, cento e oitenta e oito mil e setecentos e vinte quatro reais) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), referente à doação de veículos, além de  R$ 5.376.042,62 (cinco milhões, trezentos e setenta e seis mil, quarenta e dois reais e sessenta e dois centavos) do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom).

Para o governador Marcos Rocha, “esses investimentos são fundamentais para garantir que as forças policiais estejam bem equipadas e preparadas para enfrentar os desafios da segurança pública. Obtivemos bons resultados, tendo em vista que, vamos diretamente aos pontos mapeados pelo setor de inteligência”, ressaltou.

CIDADE SEGURA

O sistema interativo de monitoramento da Sesdec integra o Programa Cidade Segura

De acordo com o titular da Sesdec, Felipe  Bernardo Vital, “essas entregas de equipamentos, armamentos e veículos são consideradas um trabalho preventivo estratégico, pois se destinam à presença efetiva de mais policiais nas ruas. Entre as ações da Segurança Pública, o Programa Cidade Segura inclui diversas operações policiais executadas de forma integrada, que buscam diminuir a quantidade de armas de fogo, drogas e foragidos nas ruas, tornando o ambiente mais seguro e assim, reduzindo a possibilidade de ocorrência de crimes contra a vida”, pontuou.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Israel Pires e Daniel Garcia

Cerimônia, Convênios, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Polícia, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade