Governo de Rondônia
24/05/2024

CONCURSO

Secretário de Segurança esclarece dúvidas de aprovados em concurso durante audiência pública na Assembleia Legislativa

17 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, participou na manhã dessa quinta-feira (16), de audiência pública na Assembleia Legislativa que teve por objetivo falar sobre a não convocação dos aprovados em concursos públicos, ainda em vigência, realizados pelo estado.

Indagado sobre a contratação dos aprovados no concurso público para as Polícias Civil e Militar, Reis disse que a Sesdec tem planejado suas ações dentro da necessidade de cada instituição, e afirmou que o concurso ainda está dentro do prazo.

“O governador tem se mostrado preocupado com essa situação. Temos um planejamento que demonstra a necessidade de efetivo nas Polícias Militar e Civil. Contudo, não podemos incidir na Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou.

Ele lembrou que será realizado curso de formação dos classificados que estão dentro do número de vagas estipulado no edital e, posteriormente, serão chamados mais aprovados para uma nova academia, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

O proponente da audiência pública, deputado Léo Moraes, elogiou o governo do estado que, segundo ele, tem comparecido a todas as solicitações da Casa. “Tenho estado sempre em contato com o secretário Reis, e tenho visto sua dedicação em busca de conseguir aumentar o número de vagas. Contudo, depende do orçamento do governo, que nos últimos anos tem estado no limite prudencial”, salientou.

O candidato aprovado no concurso da Polícia Civil de 2014, Willames Eduardo, falou em nome dos demais, que também participaram da reunião. “Estamos aqui apenas reivindicando os nossos direitos. Não queremos de forma alguma causar tumulto ao estado. Precisamos que seja publicada a nossa classificação”, afirmou.

O concurso da Polícia Civil disponibilizou em edital 144 vagas para todos os cargos, dessas, 40 foram para agentes de polícia, 70 para escrivães de polícia, 8 para perito e 10 para delegado. “O concurso foi regionalizado e as vagas atendem a todo o estado. Estamos apenas à espera do fim da reforma da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e se tudo ocorrer dentro do previsto a academia iniciará ainda no mês de maio”, disse Reis.

Quanto aos 240 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar, o secretário explicou que a academia também será realizada. “Há necessidade quatro vezes a mais do que iremos convocar, no entanto, no momento iremos formar esses, o que não impede de que assim que se conclua essa turma se convoque mais uma com os remanescentes”, destacou.

No plenário da Casa estiveram ainda os aprovados no concurso público da Polícia Militar e das Secretarias de Estado de Justiça (Sejus) e de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia


Compartilhe


Pular para o conteúdo