29/03/2024

SEGURANÇA

Rondônia vai receber centro integrado de controle que vai reunir serviços de Segurança Pública

08 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia receberá ainda este ano investimentos do Governo Federal para a construção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Porto Velho. Uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça esteve reunida na Secretaria do Estado Defesa e Cidadania (Sesdec) para apresentar o projeto de expansão.

O CICC integra um projeto nacional

A apresentação foi realizada pelo diretor de projetos da Senasp, Leonardo Ferreira, que demonstrou os requisitos para execução e outros detalhes do projeto.

Ele informou que o investimento dos centros supera os R$ 300 milhões em todo o país, sendo que cada estado receberá, em média, R$ 13 milhões. Todo projeto será financiado pelo Governo Federal e o estado terá que fornecer apenas o espaço físico ou terreno para implantação.

A equipe da Senasp permanece até sexta-feira (9) na capital, e nesse período realizarão visitas ao Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) e a Gerência de Tecnologia (Getec).

Além da capital rondoniense, serão implantados CICC em Teresina, Rio Branco, Aracaju, Maceió, São Luís, Campo Grande, Vitória, Florianópolis, João Pessoa, Boa Vista, Belém, Goiânia, Macapá e Palmas.

Os CICC irão fortalecer as políticas públicas de enfrentamento ao crime e à violência. As unidades abrigarão o centro integrado das inteligências, sala de crise, call center, vídeomonitoramento e uma central de processamento de dados. Lá estarão integrados órgãos ligados à segurança, entre eles, Exército, Marinha, Aeronáutica, além das polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Samu e a Polícia Rodoviária Federal.

O mesmo sistema já foi implantado nos estados que sediaram a Copa do Mundo no Brasil e é um investimento necessário para melhorar a segurança e prevenir situações de crise.

Modelo  da CICCs

Modelo da CICCs

Segundo o diretor de projetos da Senasp, Leonardo Ferreira, o objetivo dos CCICs é disponibilizar recursos para que as forças de segurança trabalhem de forma integrada, não apenas em termos intermunicipais, mas também interestaduais.

“Ainda estamos na etapa de diagnósticos em que as equipes estão visitando e verificando quais as dificuldades de cada estado. O projeto será o mais padrão possível, porém é necessário adequar a parte tecnológica e logística de acordo com os recursos de cada estado”, acrescentou.

De acordo com o Secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a implantação dos CICC é um grande avanço para a região, não só pela tecnologia que se traz, mas pela união das forças de segurança. “Com a  integração da União, Estados e Municípios teremos mais subsídios para atuar, tanto na segurança da capital, bem como das fronteiras”.

Participaram do encontro representante das forças de segurança municipal, estadual e federal, além de órgãos como Samu, que apresentaram a realidade do serviço oferecido  atualmente para a sociedade.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira