AGOSTO LILÁS

Rondônia integra operação nacional de combate à violência doméstica

22 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Equipes de coordenação dos órgãos integrados na Operação Shamar

O mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Agosto Lilás, é também o mês em que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 17 anos. A Lei define a violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, coordena com órgãos integrados, Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO, Ministério Público do Estado de Rondônia – MPRO , Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, Tribunal de Contas do Estado – TCE, Polícia Civil – PCRO, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – Deam e Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO. A Operação visa fortalecer o combate à violência familiar doméstica e o feminicídio.

A Operação “Shamar”, palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, é uma ação que tem a coordenação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP. A mesma acontece entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro, em Porto Velho e  no interior do Estado. O evento de abertura aconteceu na segunda-feira (21), no Centro Integrado de Comando e Controle – CICC da Sesdec, na Capital.

O secretário adjunto da Segurança, Hélio Gomes ressaltou a importância da Operação na sociedade. “A conscientização pública desempenha um papel fundamental na mudança de atitudes e na eliminação do estigma em torno da violência contra a mulher. A operação ajuda a sensibilizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e promover uma cultura de respeito e igualdade”, destacou.

A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Amanda Ferreira explicou que, a participação da sociedade é fundamental, “a violência doméstica e familiar contra a mulher é um problema sério, e é necessário que todas as esferas da sociedade trabalhem juntas para abordar essa questão. A integração das Forças de Segurança, juntamente às organizações da sociedade civil e a comunidade, resulta em respostas mais eficazes para prevenir a violência, proteger as vítimas e responsabilizar os agressores”, disse.

DENÚNCIAS

O atendimento especializado e humanizado direcionado às mulheres em Porto Velho, é feito na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Família, que está localizada na Avenida Amazonas, nº 6781, Bairro Escola de Polícia, com atendimento das 7h30 às 19h30. As denúncias podem ser feitas também pelo Disk Denúncia, 197 ou 190.

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Israel Pires

Assistência Social, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade