19/06/2024

GESTÃO E TRANSPARÊNCIA

Rondônia conquista prêmio de qualidade da informação contábil e fiscal pelo segundo ano consecutivo

18 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia conquistou o 3º lugar na categoria Melhor Desempenho Geral do Brasil e 1º na modalidade regional

O estado de Rondônia conquistou a premiação do 3º lugar no ranking nacional, e 1º lugar da região Norte em Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público na segunda-feira (17), por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília, e marca o segundo ano consecutivo que o estado conquista o reconhecimento, que avalia o cenário de governança fiscal.

O reconhecimento mostra que Rondônia ocupa a 3ª posição na categoria “Melhor Desempenho Geral” do Brasil, ficando atrás dos estados de Goiás (1° lugar) e Tocantins (2° lugar). Na modalidade regional, o estado conquistou o 1° lugar ao avaliar municípios com mais de 100 mil habitantes (exceto capitais), como Ji-Paraná, e os com até 100 mil habitantes, destacando Vale do Paraíso.

Todo o processo foi coordenado pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), da Secretaria do Tesouro Nacional. Vale ressaltar que, esta é a primeira vez que municípios rondonienses conseguem ocupar uma colocação dentro de uma avaliação nacional.

Municípios rondonienses alcançaram pela 1ª vez uma avaliação nacional da qualidade contábil

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho em busca do crescimento socioeconômico tem fomentado resultados relevantes. “É gratificante ver essa nova conquista para o povo de Rondônia, e renovar nosso compromisso com uma gestão pautada pela transparência dos dados contábeis e financeiros do estado. A responsabilidade de destinar os recursos públicos para serviços, obras e outras áreas que visem o bem-estar da população, é também outro fator essencial nesse processo”, ressaltou.

GOVERNANÇA

Conforme a Contabilidade-Geral do Estado (Coges), a pontuação alcançada está relacionada ao bom desempenho da gestão e prestação de contas durante o período de 2023. Um modelo de governança adotado pela gestão, que também envolve boas práticas dos servidores públicos, que têm contribuído para qualidade dos resultados alcançados junto à sociedade.

O contador-geral de Rondônia, Jurandir Cláudio Dadda, destacou a missão em equipe. “Posições a nível nacional como esta, não se limitam a um trabalho da secretaria, mas de todo o corpo administrativo empenhado no governo. A integração é a chave fundamental para garantia séria e responsável dos pontos positivos de uma gestão como a atual”, evidenciou.

RECONHECIMENTO

A premiação é baseada no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi. A iniciativa é promovida pelo órgão, com o intuito de reconhecer os entes pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Siconfi.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Coges

Alto Paraíso, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Transparência