Governo de Rondônia
27/04/2024

AGRONEGÓCIO

Resultados do Dia de Campo em Ji-Paraná indicam possibilidades de crescimento do setor produtivo

19 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O pequeno produtor já sabe que em um hectare plantado é possível colher até 30 toneladas de inhame São Tomé e/ou 150 sacas de café. Resultados como esses foram apresentados durante o 1º Dia de Campo realizado no sábado (17), no Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Evento serviu para sanar dúvidas e mostrar resultados aos produtores rurais

Das vitrines tecnológicas demonstradas durante a 6ª Rondônia Rural Show, os frutos estão sendo colhidos. O dia de campo mostrou aos agricultores familiares a viabilidade econômica de culturas de ciclo rápido, pastagem rotacionada e culturas perenes, como o café e a graviola, por exemplo.

Os resultados são positivos e animadores ao setor produtivo. “A proposta é alavancar a produtividade do homem do campo. Mostrar a ele, na prática, que é possível diversificar o trabalho e aumentar ganhos”, explicou o gerente regional da Emater-RO, o agrônomo Antônio de Assis Soares Furtado, idealizador do dia de campo em parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra).

Mais pesquisas sobre grãos como o café clonal BRS Ouro Preto e soja ainda seguem no canteiro experimental da Ulbra, no Centro Tecnológico do Agronegócio. “Dentro de uns 30 dias tabularemos os dados sobre a evolução dessas e outras culturas, como o arroz e as variedades de feijão”, antecipou o coordenador do curso de agronomia, professor Valter Barbosa, sobre as plantações que estão sendo estudadas no laboratório instalado no Centro Tecnológico.

“Aqui começamos do zero. Aprendemos e ensinamos desde o plantio à colheita”, disse a acadêmica de agronomia Flávia de Freitas Silva, que proferiu palestra a agricultores no dia de campo sobre forragem utilizando o capim-Mombaça, uma espécie considerada vantajosa para esse fim.

Leia Mais:

Dia de campo em Cacoal possibilita troca de experiências e conhecimentos sobre o café clonal

Resultados apresentados no Dia de Campo:

Cultura Produção por hectare
Inhame São Tomé Até 30 toneladas
Batata doce Até 20 mil toneladas
Sorgo 18 toneladas
Urucum 6 toneladas
Café 150 sacas
Abacaxi 10 mil quilos
Graviola 7800 quilos
Fonte: Emater-RO

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo