Governo de Rondônia
27/04/2024

AGRONEGÓCIO

Representantes de países sul-americanos confirmam interesse pela agricultura de Rondônia

27 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Reuniões26_04_foto-121

Embaixador de Equador encaminha bandeira do país para ser hasteada durante a 5ª Rondônia Rural Show

Com agenda de visita a todas as embaixadas que compareceram à cerimônia de apresentação da 5ª Rondônia Rural Show que aconteceu em Brasília, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, reuniu-se nesta terça-feira (26), com os embaixadores de El Salvador, Equador e Colômbia. Tendo como assuntos desde o terremoto equatoriano a integração dos povos da América Latina, o ponto alto dos encontros foi divulgar a exposição rondoniense que está na 5ª edição e já é denominada de evento internacional.

EL SALVADOR

A embaixadora Diana Marcela Vanegas Hernández recepcionou Daniel Pereira, e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel, e falou da importância do evento de apresentação da Rondônia Rural Show. ”Ficamos animados ao conhecer as potencialidades do Estado. El Salvador pretende implementar políticas de relacionamento junto ao Brasil e este evento é sem dúvida uma oportunidade para estreitar os laços entre os países”, declarou. Diana explicou que existe um escritório comercial de El Salvador em São Paulo e juntamente com ele organizará a ida a Rondônia no evento.

EQUADOR

Daniel Pereira iniciou a reunião declarando ao embaixador, Horacio Sevilla Borja, solidariedade ao povo equatoriano e externou as condolências do governador Confúcio Moura, em vista do terremoto que vitimou mais de 650 pessoas, no dia 16 de abril. Ele ofereceu apoio humanitário do Estado de Rondônia ao país vizinho.

Horacio disse que em virtude das dificuldades de logística neste momento, a melhor ajuda é de recursos financeiros. A Presidência da República encaminhou um avião com donativos, porém o aeroporto da capital está funcionando com capacidade reduzida e rodovias foram afetadas. O vice-governador recebeu as demandas do embaixador para encaminhamento no Estado.

O embaixador Horacio já havia confirmado sua presença no evento e concordou em proferir uma palestra sobre a logística da saída para o Pacífico passando pelo Peru e Equador. Durante a visita a comitiva de Rondônia recebeu uma bandeira equatoriana que será hasteada na abertura da 5ª Rondônia Rural Show.

COLÔMBIA

À tarde, a Daniel Pereira seguiu para território colombiano. O embaixador Alejandro Borba, que recentemente assumiu a embaixada, demonstrou interesse em projetos específicos de Rondônia, como a questão da escolarização da merenda escolar, com o consumo de produtos da agricultura familiar e a questão da psicultura. “A Colômbia também tem a nos ensinar na produção de café, pois o país tem uma das melhores produções do mundo”, disse Daniel. Para ele, pode haver um intercâmbio de modo que a considerável população do país pode consumir carne bovina rondoniense.

Todos os embaixadores visitados declararam enviarão representantes de seus países para a Rondônia Rural Show. O evento acontecerá entre os dias 25 e 28 de maio, em Ji-Paraná.

Saiba mais:
Mais países confirmam presença na quinta edição da Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo