Governo de Rondônia
27/04/2024

EXTENSÃO RURAL

Relatório de atividades da Emater-RO de 2023 é aprovado durante reunião do Conselho de Administração

21 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Conselho analisou e deliberou sobre a aprovação do relatório de atividades da entidade no exercício de 2023

O Conselho de Administração da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), composto por cinco membros, quatro representantes de entidades publicas e um representante dos empregados da Autarquia, se reuniu na sede da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para analisar e deliberar sobre a aprovação do relatório de atividades da entidade no exercício de 2023.

Os dados foram apresentados pela diretora técnica da Emater-RO Fabiana Bezerra

Os dados do relatório foram apresentados pela diretora técnica da Emater-RO, Fabiana Bezerra, que fez uma exposição das informações relativas à assistência técnica, investimentos do Governo de Rondônia, e resultados alcançados até o encerramento do exercício, em 31 de dezembro de 2023.

Após a apresentação, o titular da Seagri e presidente do Conselho, Luiz Paulo da Silva, propôs a aprovação ou rejeição do relatório ao membros da entidade, em votação aberta, tendo este sido aprovado por unanimidade.

De acordo com o relatório, durante o ano de 2023 foram realizados 172.258 atendimentos individualizados de produtores rurais da agricultura familiar, através dos diversos métodos utilizados pelos extensionistas da Emater-RO, com intuito de orientar os agricultores familiares. Entre os métodos, destacamos cursos, palestras e dias de campo; eventos que têm por finalidade capacitar, dinamizar e estimular a produção da agricultura familiar no Estado.

SOBRE OS PROJETOS

A Emater-RO dispõe de infraestrutura própria, composta por escritórios instalados em todos os municípios e principais distritos, e uma frota aproximada de 500 veículos, que vem sendo renovada nesta  gestão. Toda a estrutura facilita a execução dos projetos em três importantes dimensões: econômica, social e ambiental. Em relação à dimensão econômica são trabalhados projetos de produção animal e vegetal, envolvendo todos os aspectos da agropecuária, incluindo as diversas criações e processos de transformação da produção, por meio de agroindústrias ou processamento artesanal.

No que tange o social, a Emater-RO conta com um time de extensionistas sociais que atendem famílias rurais e suas organizações, levando ações que facilitam o acesso da população rural às politicas e serviços públicos. Quanto à questão do meio ambiente, os extensionistas atuam na educação ambiental no cadastramento das propriedades, também elaboram projetos e orientam procedimentos para licenciamentos para outorga de água, uso do solo, manejo da vegetação e abertura de instalações para piscicultura, entre outros.

Entre as culturas agrícolas e pecuárias atendidas pela Emater-RO destacam-se a produção da mandioca e as grandes culturas de maior peso econômico distribuídas em todo o Estado; especialmente a cafeicultura e a bovinocultura de leite. Essas atividades promovem com maior intensidade a ocupação da mão de obra, e a geração de renda na agricultura familiar. A taxa de retorno estimada para cada real investido no serviço de assistência técnica e extensão rural, segundo o relatório, é de R$ 10,69 (dez reais e sessenta e nove centavos).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo