Governo de Rondônia
16/12/2025

EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO

Reinserção social: palestra motivacional é ministrada nas unidades prisionais de Porto Velho

27 de novembro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Egresso do sistema prisional, Cícero Alves, compartilha trajetória e inspira reeducandos durante atividade 

Com o intuito de fortalecer a ressocialização no sistema prisional, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (24), uma palestra motivacional nas unidades prisionais de Porto Velho para as pessoas privadas de liberdade.

A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Núcleo de Educação (Nuedu), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), integra o conjunto de iniciativas do Plano Estadual de Educação Prisional de Rondônia (2025–2028).

AUTOCONHECIMENTO E RESILIÊNCIA

A palestra teve caráter educativo, formativo e inspirador, abordando temas como autoconhecimento, resiliência, superação de adversidades, ressocialização e reinserção social. Além de reforçar que a educação como instrumento essencial de transformação, capaz de ampliar perspectivas e possibilitar um novo direcionamento para pessoas em cumprimento de pena.

A ação contemplou três unidades prisionais de Porto Velho:

  • Penitenciária Estadual Aruana;
  • Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso (603); e
  • Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho (470).

A Diretora da Escola Madeira Mamoré, Edilania Arruda Rosendo, destacou que o diferencial da atividade realizada está na metodologia apresentada pelo palestrante, que demonstra, a partir de sua própria trajetória, que novos caminhos podem ser construídos quando há apoio e oportunidades concretas.

CAMINHOS PARA REINSERÇÃO

A atividade foi conduzida pelo palestrante Cícero Alves de Lima, egresso do sistema prisional e fundador do Instituto Fênix. O projeto, inicialmente desenvolvido na Região Nordeste, evidencia a relevância do diálogo e da criação de estratégias que aproximem o sistema prisional da sociedade. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, com atuação voltada especialmente para ações de ressocialização e prevenção à criminalidade. Com expansão gradual para diversas regiões do país, a iniciativa vem fortalecendo políticas de reintegração social e já recebeu reconhecimento nacional e internacional, incluindo premiações e convites de instituições como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Egresso do sistema penitenciário de Alagoas e autor do livro “Nunca é tarde para recomeçar”, Cícero Alves de Lima, compartilha sua vivência de nove anos, quatro meses e 28 dias encarcerado. Ele defende que a privação de liberdade não significa o fim, mas pode marcar o início de uma nova trajetória. “A educação foi o elemento central da minha transformação, e esse mesmo caminho pode ser trilhado por qualquer reeducando”, afirmou.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, o trabalho interinstitucional fortalece a missão da gestão estadual em promover uma reintegração social efetiva. “A presença do convidado nas unidades prisionais demonstra, na prática, o impacto que a educação e o apoio institucional podem gerar na vida de quem busca recomeçar”, ressaltou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Laiara Gonçalves sob supervisão de Taiana Mendonça
Fotos: Laiara Gonçalves e Quetlen Cateano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Educação, Governo, Porto Velho, Rondônia, Segurança


Compartilhe