Governo de Rondônia
20/04/2024

MALHA VIÁRIA

Regional do DER em Ji-Paraná executa operação tapa-buracos na RO-133 e faz manutenção na RO-472

04 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A utilização de solo-cimento proporciona maior durabilidade

Dando prosseguimento ao Plano Anual de Trabalho, a 8ª Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) de Ji-Paraná está atuando em duas frentes de serviço, uma equipe está executando operação tapa-buracos ao longo da RO-133 e outra equipe está fazendo a manutenção da RO-472 (Linha 94).

De acordo com o engenheiro residente do DER no município, Carlos Morais, o serviço de tapa-buracos está sendo realizado em duas etapas: “primeiro, é feita a recomposição da base deteriorada com a utilização de solo-cimento, que é uma mistura do próprio solo, cimento e água, formando um composto cimentício. Após a cura, que leva de oito a dez dias, é possível entrar com a massa asfáltica, numa técnica chamada cariação, onde se corta a 5cm de profundidade para preencher com o asfalto CBUQ, dessa forma corrigindo a patologia no pavimento”.

A integração em uma equipe só entre a 8ª Residência Regional e da Usina de Asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) está proporcionando um ganho técnico na execução dos serviços que proporcionam maior durabilidade do trabalho e economicidade para o órgão.

Equipe do DER faz a manutenção das vias não pavimentadas

Uma segunda frente do DER, em Ji-Paraná, está trabalhando desde a semana passada na RO-472 (Linha 94). Ao longo de 48 quilômetros, estão sendo feitos os serviços de limpeza lateral da via, encascalhamento, conformação de plataforma (patrolamento) e execução de obras de arte, com a instalação de bueiros ARMCOS e de tubos de concreto.

Desde o início do ano, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos vem trabalhando para recuperar todo seu maquinário e poder cumprir com o Planejamento Anual de Trabalho determinado pelo Governo de Rondônia. Dos mais de 4500 quilômetros de vias não pavimentadas sob responsabilidade do DER, cerca de 2000 quilômetros já receberam serviços de limpeza lateral e patrolamento em todo o estado.

 

Leia mais:

De 4,5 mil quilômetros de estradas não pavimentadas em Rondônia, 2 mil já receberam patrolamento nos primeiros quatro meses do ano

Departamento de Estradas de Rodagem realiza patrolamento na linha 78 em São Miguel do Guaporé

13ª Residência Regional do DER trabalha na recuperação da RO-420 de Nova Mamoré ao Rio Formoso

Residência Regional do DER de Ouro Preto executa obra emergencial de desvio na RO-473


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Obras, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo