29/06/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Reeducandos da penitenciária Aruana participam de encontro religioso em Porto Velho

19 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Pelo menos 80 reeducandos da Penitenciária Estadual Aruana, em Porto Velho, participaram durante três dias do Seminário Encontro com Deus. Segundo a coordenadora do Núcleo Religioso da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Núbia Camacho, a atividade faz parte do projeto Paulo e Silas, que é desenvolvido com os reeducandos das unidades prisionais da capital.

Seguno o diretor geral do Aruana, Ledvaldo Santos, os reeducandos apresentam diferença no comportamento, após a realização do encontro e o clima dentro da unidade fica mais leve.

Segundo o diretor-geral do Aruana, Ledvaldo Santos, os reeducandos apresentam diferença no comportamento após o encontro

“Fazemos um cronograma anual para que uma vez por ano tenha um Encontro com Deus em cada unidade prisional masculina e feminina. Os reeducandos são livres para participar. Após a inscrição, eles têm o compromisso de participar durante os três dias”, explicou Núbia.

O evento é realizado com o apoio da Vara de Execuções Penais e do Conselho da Comunidade, que custeia a parte logística. “Várias igrejas evangélicas são parceiras na realização do encontro. Se juntam todas num só propósito, que é levar Cristo para as pessoas que estão privadas de liberdade”, disse Núbia.

Ainda segundo ela, a programação do encontro é composta por ministrações que levam os participantes a olharem pra dentro de si, e se analisarem. “Levamos uma palavra para que entre na mente e desça para o coração e se torne um sentimento, para que através desse sentimento, o reeducando possa ter desejo de mudar de vida. A unidade Aruana sempre foi aberta para a realização desse evento”, ressaltou Núbia.

Há nove anos e seis meses cumprindo pena no regime fechado, o reeducando Lourenço Ferreira dos Santos, 31 anos, relatou que foi a primeira vez que participou do evento. “Foi uma maravilha, aprendi muito, o que é verdadeiramente encontrar com Deus. Eu era um homem cruel e perverso. Eu aprendi sobre o Espírito Santo de Deus. Não quero mais fazer o errado daqui pra frente, quero amar minha família, minha mãe, que é um ser que eu não gostava”.

Lourenço disse que os colegas que não quiseram participar perderam uma grande bênção. Os reeducandos que não participaram mas ouviram de suas celas, puderam sentir a presença de Deus. “Senti uma alegria, me perdoei dos atos que cometi, hoje eu posso me considerar uma pessoa livre para adorar a Deus e dizer que através do Evangelho pode-se salvar as pessoas”, afirmou Lourenço.

O reeducando Lourenço participou pela primeira vez do evento.

O reeducando Lourenço participou pela primeira vez do evento

A mãe de Lourenço, Nilde Ferreira, disse estar muito feliz. “Noto a diferença de quem ele era e de quem ele é hoje. Achava que ele não resistiria a todo esse tempo de cadeia, e passar por tudo que ele tem passado, mas graças a Deus vejo a mudança”, disse.

O reeducando Solimar Costa Santos disse que participa do encontro religioso desde quando a unidade foi inaugurada. “É um evento muito gratificante, edificante, traz um pouco da essência que perdemos. Vemos a nossa família num ambiente que por um momento me sinto como se fosse a nossa casa, porque nos sentimos tão acolhidos com as pessoas que vêm aqui, os pastores, as irmãs que organizam esse evento”, relatou.

O diretor-geral do Aruana, Ledvaldo Santos, ressaltou que os reeducandos apresentam diferença no comportamento, após a realização do encontro, o clima dentro da unidade fica mais leve.

Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier