27/04/2024

Reeducandos concluem ensino médio e participam de formatura, em Porto Velho

08 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Na ocasião, nove reeducandos receberam o certificado de conclusão do ensino médio

A formatura de reeducandos da primeira turma do ensino médio da Escola Estadual Madeira Mamoré, promovida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), possibilita garantia ao direito à ressocialização destas pessoas por meio da educação. O evento aconteceu na terça-feira (5), na Capital.

Na ocasião, nove privados de liberdade receberam o certificado de conclusão do ensino médio, em uma cerimônia de formatura organizada pela Diretoria de Política Penais (Dipp), Gerência de Reinserção Social (Geres) e Núcleo de Educação a Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu).

O evento iniciou com a leitura do juramento por um dos formandos, seguido da apresentação do orador da turma, que relatou a emoção de seus companheiros, afirmando: “agradecemos a oportunidade e queremos manter nosso compromisso com a continuidade do processo educacional, durante e no nosso pós-cumprimento de pena”, ressaltou.

A diretora da Dipp, Larissa Guedes reforçou o comprometimento da Sejus na oferta de educação no sistema penitenciário. “Ao oferecer educação, além de ser um direito dos privados de liberdade, garantido pela Lei de Execução Penal (LEP), um dos pilares para a ressocialização dentro das unidades, aliada ao trabalho; potencializamos oportunidades para esses reeducandos terem um recomeço”, pontuou.

A formatura contou com a presença do gerente de educação prisional e socioeducativo da Seduc, Ronaldo Lessa, da diretora da Escola Madeira Mamoré, Edlania Arruda e do diretor regional da Sejus, Valdomiro Silvino, que ficaram responsáveis pela entrega das certificações.

Texto: Larysse Rodrigues e Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues

Capacitação, Cerimônia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade