Governo de Rondônia
26/04/2024

REINSERÇÃO

Reeducandas participam de grupo terapêutico no Crepad de Porto Velho

12 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

As atividades são oferecidas durante toda a semana

As atividades são oferecidas durante toda a semana

Mais um grupo terapêutico foi formado no Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química – Crepad Porto Velho. Agora, nas tardes de quarta-feira, as reeducandas do presídio feminino contam com momentos educativos e de valorização de vida, com práticas participativas e coletivas que favorecem a integração e a reinserção social.

As atividades de grupos terapêuticos são ferramentas utilizadas pela equipe de Promoção da Paz no tratamento e recuperação de pessoas afetadas pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Elas são importantes para potencializar as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo.

Vários grupos de terapia atendem os demandatários no Crepad: nas manhãs de quarta e sexta-feira, os internos da comunidade terapêutica Gileade;  No período da tarde de quarta-feira, dois grupos participam da terapia: as mulheres do semi-aberto do presídio feminino, às 14h; e os internos da Apatox, às 16h; Às terças e quintas-feiras, a partir das 16h, o grupo de mútua ajuda dos Narcóticos Anônimos.

Nas manhãs e tardes de segunda-feira, são realizados grupos terapêuticos para familiares dos dependentes  químicos. “O apoio no processo de tratamento também deve ser dado aos familiares, pois precisam ser fortalecidos para lidarem melhor com os aspectos que envolvem a recuperação da dependência química do álcool e de outras drogas”, salienta, Ademir Pereira, coordenador dos grupos.

“Todos os grupos estão abertos a homens e mulheres, independente de idade ou religião”, afirma Ademir, reforçando que qualquer pessoa em situação de uso, abuso ou de dependência química pode participar.

O Crepad Porto Velho, está localizado à rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade, com atendimentos psicossocial individual e em grupo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo