Governo de Rondônia
27/11/2024

CAPACITAÇÃO

Reeducandas da Penitenciária Feminina concluem curso profissionalizante de Recepcionista em Porto Velho

10 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Reeducandas da Penitenciária Estadual Feminina (Penfem) participaram da cerimônia de entrega dos certificados dos cursos de Recepcionista e Recepcionista em Meios de Hospedagem nesta semana, em Porto Velho. Há seis meses privada de liberdade, a reeducanda Márcia Cristina Mendes Ribeiro foi uma das alunas que concluiu o curso de recepcionista, sendo a escolhida para apresentar a profissão para o público presente na cerimônia.

A reeducanda Márcia Cristina concluiu o curso com muito esforço e dedicação.

A reeducanda Márcia Cristina concluiu o curso com muito esforço e dedicação.

“Esse curso veio melhorar e contribuir com a minha vida. É um incentivo para estudar, resgatar nossos sonhos e nos estimula a ser pessoas melhores”, diz a reeducanda, que conta, ainda, que antes de entrar no sistema prisional tinha feito curso de secretariado e auxiliar administrativo, e estava cursando enfermagem. “Creio que não vai demorar a eu ter minha liberdade de volta e, quando eu sair, quero continuar minha caminhada nos estudos e cursar uma faculdade”.

A reeducanda afirma que dentro do sistema prisional feminino têm muitas mulheres que concluíram o ensino médio, gostam de estudar, fizeram cursos e tem vontade de cursar uma faculdade. Márcia incentiva as colegas a se esforçarem o máximo para se tornar uma nova pessoa.

O secretário de estado da Justiça, coronel Marcos Rocha, disse as reeducandas para aproveitarem as oportunidades oferecidas dentro do sistema prisional para se profissionalizarem e mudarem de vida.

Segundo Maísa Soares, coordenadora do Núcleo de Capacitação Profissional da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), a Sejus, através da gerência de Reinserção Social, vem atuando em todo o estado para capacitar os reeducandos. “Temos uma parceria com o governo Federal, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Ministério da Educação (MEC), para executarmos o Pronatec Prisional. Em 2015, o Estado de Rondônia foi contemplado com 748 vagas. Os cursos que encerramos agora são vagas remanescentes de 2015”, disse.

Para 2016, a expectativa de pactuar mais de 2 mil vagas para o Pronatec Prisional. A meta, de acordo com a coordenadora, é alcançar uma média de 5 mil reeducandos. “A nossa intenção enquanto secretaria é que os apenados se ressocializem através da capacitação para atuar no mercado de trabalho”, explicou.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Hilton Gomes Pereira, disse que o Senac, como instituição do comércio de Rondônia, se sente muito orgulhoso e realizado com essa parceria. “Não é a primeira vez que colocamos nossos pés numa unidade prisional para ministrar cursos profissionalizantes. É um trabalho extremamente gratificante, o serviço que oferecemos dentro das unidades tem a mesma qualidade dos cursos que ministramos fora , temos um sentimento de desafio e solidariedade fruto da parceria com o pronatec. A possibilidade de uma capacitação, de um treinamento dentro das unidades prisionais vai ajudar na reinserção dos reeducandos (as) na sociedade. A se apresentarem como pessoas restabelecidas que precisam de uma oportunidade,” finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo