Governo de Rondônia
28/04/2024

SEGURANÇA

Rádios transmissores são entregues às unidades prisionais e socioeducativas de Rondônia

19 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) entregou nesta quarta-feira (18) pelo menos 497 Rádios HT Motorola (Rádio Transmissor Portátil) para os diretores das unidades do sistema prisional e socioeducativos de Rondônia.

Os  equipamentos foram entregues para todos os diretores das unidades prisionais  do estado

Os equipamentos foram entregues para todos os diretores das unidades prisionais do estado

Segundo o secretário de Justiça, coronel Marcos Rocha, a Sejus recebeu os equipamentos no mês de outubro, porém a entrega para as unidades só pode ser feita após a configuração dos rádios.

”Os equipamentos são de última geração e vão facilitar a comunicação dentro das unidades prisionais, além de levar segurança ao servidor que está atuando dentro da unidade, agilizando o processo de troca informações”, disse, explicando que os agentes penitenciários tiveram treinamento na academia de como utilizar os equipamentos e todas as unidades foram contempladas.

O secretário ressaltou que além dos rádios a Sejus adquiriu outros equipamentos utilizados dentro das unidades, como scaner  corporal e raios-x, entre outros que estão por chegar. “Os coletes balísticos que estão chegando, as munições que já foram aprovadas pelo Exército e as viaturas que foram entregues também nesta semana” citou.

ainda segundo Marcos Roca, para o próximo ano, a secretaria  estará preparando os servidores para que possam melhor atender ao público alvo, que são os presos e adolescentes internados.

Para o diretor da Penitenciária Ênio Pinheiro, Alexandre Ronaldo Lopes da Silva, o recebimento dos rádios HT é de fundamental importância para a segurança e comunicação dos servidores. “Uma nova era foi inaugurada na Sejus e temos como ponto de partida a informação como princípio máximo do que é importante. Numa unidade onde a comunicação é às claras, podemos ter maior  controle e conhecimento. A utilização desses equipamentos vai agilizar o trabalho dentro das unidades, inclusive no acontecimento de uma fuga ou qualquer outro incidente”, afirmou Lopes.

Alexandro Geber, diretor da Unidade Provisória Masculina, também salientou a importância dos equipamentos para a comunicação dos servidores da unidade. “A comunicação entre os socioeducadores vai agilizar os momentos de entrada e saída, visita, hora da alimentação e servirá para avisar qualquer incidente que possa ocorrer dentro da unidade. A utilização dos rádios vai evitar o desgaste do servidor, principalmente daqueles  que estejam em posto fixo. Tenho seis anos no sistema e esta é a primeira vez que a unidade recebe esse tipo de equipamento”, disse Geber.

Para o diretor de Segurança da Unidade de Internação Masculina Sentenciada II , Isaac Bonfim, os rádios vão ajudar no monitoramento da unidade, que tem uma quantidade maior de internos.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cintia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Justiça, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo