Governo de Rondônia
27/04/2024

AGROINDÚSTRIA

Queijos de Rondônia são apresentados na Expoqueijo Brasil, maior exposição do país

01 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Expoqueijo reúne os maiores produtores e apreciadores de queijo artesanal do país

Produtores de Rondônia que se destacaram no último Concurso de Qualidade de Queijo, realizado em maio, durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, foram convidados a participar da maior exposição de queijos do país: a Expoqueijo Brasil – Araxá Internacional Cheese Awards, em Minas Gerais, ocorrida de 24 a 27 de agosto. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae/RO.

Queijo artesanal de Rondônia

A Expoqueijo reúne os maiores produtores e apreciadores de queijo artesanal do país. O evento tem por objetivo reposicionar a marca dos queijos brasileiros e potencializar a vocação mobilizadora da agricultura familiar para a geração de riqueza, emprego e renda em todo o território nacional.

Em sua terceira edição, a Expoqueijo reuniu mais de 400 produtores, entre os quais, cinco rondonienses que representaram o estado de Rondônia, em Minas Gerais, incentivados pela participação no concurso Conqueijo, realizado pelo Governo do Estado. O diretor-presidente da Emater/RO, Luciano Brandão detalhou que, “os cinco participantes foram os primeiros colocados em cada categoria e contaram com o apoio do Sebrae, que custeou a participação dos mesmos no evento fora do Estado”.

Cinco rondonienses representaram Rondônia, em Minas Gerais, incentivados pelo concurso Conqueijo

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Os produtores de Rondônia tiveram, ainda, a oportunidade de participar de cursos, palestras e trocar informações e experiências sobre produção de queijos e queijarias, o que, para o governador Marcos Rocha é relevante e contribui para levar a marca dos queijos do Estado para todo o país. “Valorizar os queijos produzidos pela agroindústria familiar de Rondônia também é muito importante para o fortalecimento da economia do Estado”, salientou.

Essa foi a primeira experiência dos produtores artesanais de queijos, em eventos de abrangência nacional e internacional, mostrando que Rondônia tem potencial para o desenvolvimento agroindustrial em diversos segmentos. A iniciativa também traz um incentivo para outros produtores familiares, tanto na diversificação quanto na produção de produtos de qualidade e competitividade no mercado, assim como já ocorre com o café e o cacau.

CONTEMPLADOS PARA PARTICIPAREM DO EXPOQUEIJO 2023

*Categoria Minas Padrão  – Celiria Maria do Pilar (Colorado do Oeste)

*Categoria Massa Filada (nozinho/trancinha)

Sebastião Camargo da Silva (Ouro Preto do Oeste)

*Categoria Coalho

Sérgio Nunes (Guajará-Mirim)

*Categoria Provolone

Nevaldi Klein (Candeias do Jamari)

*Categoria Mussarela 

Sebastião Camargo da Silva (Ouro Preto do Oeste).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Gilvania Carvalho, Flávia Ferreira e João Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Indústria, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo