26/04/2024

Fhemeron define calendário de coletas itinerantes para reforçar estoque do banco de sangue

14 d setembro d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação

Fhemeron tem realizado ações itinerantes para captação de sangue e conscientização para mobilizar doadores

Doar sangue sem saber para quem é o verdadeiro ato de amor e solidariedade. Se cada pessoa doasse pelo menos duas vezes por ano, o estoque do banco de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron nunca estaria como se encontra agora, em situação crítica. Por isso, tem sido cada vez maior a necessidade de conscientizar e pedir o apoio da população para manter o estoque de bolsas de sangue em Rondônia. Nesta quinta-feira (15), a coleta itinerante estará na Faculdade Fimca e no sábado (17), a equipe estará na Igreja da Restauração, na avenida Elias Gorayeb, n° 1493, no Bairro Nossa Senhora Das Graças em Porto Velho.

Doadores fidelizados, como Sheldon Santana, mantêm o estoque de sangue no nível aceitável

De acordo com a gerente de captação de doadores da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, a fundação tem realizado ações itinerantes para captação de sangue e conscientização para mobilizar doadores. “É muito bonito e emocionante ver pessoas conscientizadas, que abraçam a causa para a saúde, ajudando a Fhemeron a salvar vidas. Estamos intensificando as coletas externas e, por isso, excepcionalmente neste sábado não haverá atendimento na Fhemeron em Porto Velho”, lembra a gerente.

DEMANDAS

Desde julho até o momento, a quantidade de doações por dia tem sido pequena, o que causa preocupação, principalmente em relação ao sangue do tipo O+, que tem maior demanda. Atualmente o estoque atingiu o nível de 50% e se baixar ainda mais não vai ser possível atender a demanda de cirurgias eletivas, tendo em vista que o estoque é direcionado apenas para urgências e emergências.
Maria Luíza explica ainda que, “em muitos casos, os doadores costumam atender chamados de amigos ou apelos feitos na mídia, o que é importante. Mas o ideal seria doar independente de quem vai receber. Vale ressaltar que os homens podem doar até quatro vezes por ano e as mulheres, três vezes”, reforça ela sobre a importância do doador fidelizado para manter o estoque de sangue.
O técnico em segurança do trabalho, Sheldon Quin Santana é doador fidelizado e faz questão de doar quatro vezes por ano. “Não custa nada tirar um tempinho para fazer esse ato de solidariedade. E eu me sinto bem quando eu venho doar, sinto falta de contribuir, fazer a minha parte e espero que as pessoas façam o mesmo”, destaca o doador.

Segundo a médica hematologista, Ana Carolina Gonzaga, responsável técnica da Fhemeron, “hoje, a unidade de Porto Velho recebe em média 30 doadores por dia, quando o ideal seria 80 para manter o estoque estável”, frisou a médica lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
  • Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • Ter peso acima de 50 kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses);
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

• Estar gripado, resfriado ou com febre (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
  • Estar grávida ou amamentando;
  • Estar em tratamento médico;
  • Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
  • Ter tatuagem feita há menos de um ano;
  • Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
  • Ter adquirido malária nos últimos 12 meses.
  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO.