Governo de Rondônia
18/07/2024

Edital Nº 21/2024 – Edital de Seleção e Credenciamento de Candidatos para Contratação Eventual – INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 23/6

20 d junho d 2024 | Governo do Estado de Rondônia Chamadas, Chamamento Público, Concursos e Convocações, Contratos, Convocação, Destaques, Edital, Publicação, Publicidade, Transparência, Utilidade Pública

EDITAL Nº 21/2024/IDEP-GRH

EDITAL DE SELEÇÃO E CREDENCIAMENTO DE CANDIDATOS PARA CONTRATAÇÃO EVENTUAL
PRORROGADO

A Presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP-RO, Senhora Adir Josefa de Oliveira, no uso de suas atribuições legais, considerando os termos do Processo Administrativo SEI n. 0048.001606/2023-11considerando a necessidade inadiável de excepcional interesse público, com fulcro na Lei Complementar nº 908 de 06 de dezembro de 2016 e na Lei nº 4.624 de 30 de outubro de 2019, torna público as normas de realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professores-Instrutores em caráter eventual para atender no âmbito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP-RO, mediante as condições especiais estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente Processo Seletivo Simplificado tem como objetivo o credenciamento de candidatos, visando contratação eventual, para atender o Instituto Estadual de Educação Profissional – IDEP- na função de professor-instrutor horista nos cursos Técnicos, organizados na modalidade presencial e a distância conforme Quadro de Vagas constante no anexo III:

1.2 As despesas decorrentes correrão a conta de dotação orçamentária da Fonte 1500001001 na Unidade Orçamentária 160020.

2. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

2.1. O Processo Seletivo Simplificado previsto neste Edital será composto pelas fases de inscrição on-line, homologação da inscrição (caráter eliminatório), análise de títulos (caráter classificatório), convocação e assinatura do contrato (posse).

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 São requisitos para obter o credenciamento:

a) Ser Brasileiro (a) nato ou Naturalizado (a);

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) Escolaridade mínima exigida: Ensino Superior conforme cargo e curso pretendido de acordo com Requisitos Exigidos no Anexo III;

d) Atuação no ofício da docência;

e) Capacitação de acordo com Requisitos Exigidos no Anexo III;

3.2 Os candidatos selecionados comporão a relação credenciados no Processo de Seleção e Credenciamento de Professores-Instrutores Horistas para os Cursos Técnicos.

4. DAS VAGAS RESERVADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

4.1As pessoas com deficiência têm assegurado o direito de inscrição no presente processo seletivo simplificado, devendo anexar no ato da Inscrição Laudo Médico.

4.2 Do total de vagas para os cargos e das vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do processo seletivo simplificado, ficarão reservadas 10% (dez por cento) por cargo aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência, conforme disposto na Lei Ordinária nº 515, de 04 de outubro de 1993, e no § 2º do art. 8º da Lei Complementar Estadual nº 68, de 09 de dezembro de 1992, e suas alterações, desde que apresentem laudo médico (documento original ou cópia autenticada em cartório) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID).

4.3 Os candidatos com deficiência participarão do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange aos critérios de avaliação e a todas as demais normas de regência do certame.

4.4 Os candidatos amparados pelo disposto no subitem 4.2 e que declararem sua condição por ocasião da inscrição, caso convocados para posse, deverão se submeter à perícia médica realizada pela Junta Médica Oficial do Estado de Rondônia, que terá decisão terminativa sobre a qualificação e aptidão do candidato, observada a compatibilidade da deficiência que possui com as atribuições do cargo.

4.5 Não sendo comprovada a deficiência do candidato, será considerada somente sua classificação na listagem de ampla concorrência.

4.6 A reserva de vagas será disponibilizada sempre que o número de vagas oferecidas por unidade de lotação for igual ou superior a 10 (dez) no cargo pleiteado.

5. DAS VAGAS RESERVADAS ÀS PESSOAS NEGRAS

5.1 Fica reservado aos Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as) o percentual de 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no presente Edital, com base na Lei Estadual n. 5.732/2024 e na  Portaria nº 79 de 21 de março de 2024, publicada no Diário Oficial do estado de Rondônia-Edição n. 99.

5.2 Os candidatos Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as) concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no certame.

5.3 Os candidatos Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as) aprovados dentro do número de vagas ofertado para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

5.4 Em caso de desistência de candidato(a) negro(a) aprovado(a) em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato negro posteriormente classificado.

5.5 Na hipótese de não haver número suficiente de candidatos Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as) aprovados para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

5.6 A reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas ofertado for igual ou superior a 3 (três), nos quesitos de localidade (Município e/ou Distrito) e curso.

5.7 Na hipótese de quantitativo fracionado para o número de vagas reservado a candidatos Negros(as) (Pretos e Pardos), deverá esse número:

5.7.1 Ser aumentado para o primeiro número inteiro imediatamente superior, em caso de fração igual ou maior que 0,5 (cinco décimos); ou

5.7.2 Diminuído para número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5 (cinco décimos).

5.8 A convocação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservado a candidatos com deficiência e a candidatos Negros(as) (Pretos e Pardos).

5.9 Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as) aqueles que se auto-declararem Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as) no ato da inscrição, conforme o quesito de cor utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

5.10 Poderão ser adotados critérios complementares à autodeclaração, tais como:

a) Exigência de autodeclaração presencial, fotografias ou através de vídeo, inclusive podendo ser estabelecida a exigência de que a inscrição seja instruída com foto, a qual deverá ser anexada no ato da inscrição, devendo ser fotografia colorida e recente;

b) Exigência de documento público oficial do candidato ou de seus genitores, nos quais esteja consignada a cor preta ou parda; e

5.11 Os critérios complementares tratados no item 5.9 deste Edital somente poderão ser adotados em processos transparentes, passíveis de fiscalização por organizações da sociedade civil com atuação no combate à discriminação ou promoção da igualdade racial, desde que sejam estabelecidos previamente critérios que levem em consideração o conjunto de características que constituem a manifestação do genótipo racial do candidato.

5.12 Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do certame, ou, se já encontrar-se investido no cargo ou emprego público, ficará sujeito à anulação do respectivo provimento, mediante procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o direito ao contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

5.13 Dentre outros mecanismos, as comissões referidas atuarão através de procedimentos formais de heteroidentificação, validação e verificação, conforme disposto em ato administrativo próprio, ao qual se dará ampla publicidade  conforme consta no cronograma inserido no Anexo II.

5.14 Ficam instituídas uma Comissão composta por 5 (cinco) membros no âmbito de cada processo seletivo do IDEP, onde no mínimo 3 (três) membros, indicados na portaria de designação, deverão ter participado de Capacitação de Heteroidentificação, com competência para atuação nos termos do art. 7º, inciso III e art. 9º da Portaria nº 79 de 21 de março de 2024, para apreciação dos recursos interpostos;

5.14.1 É atribuição da Comissão avaliar a condição das candidatos(as) auto-declarados(as) Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as), considerando os seguintes aspectos observáveis:

a) informação prestada no ato de inscrição quanto à condição de pessoa pertencente ao grupo racial negro, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo IBGE;

b) análise das características exclusivamente fenotípicas do candidato;

c) verificação se a pessoa atende aos critérios fenotípicos que o identifiquem como preta ou parda, confirmando, ou não, a autodeclaração prestada, inclusive mediante convocação para confirmação presencial, fotográfica ou através de vídeo.

5.14.2. Será eliminado do certame o candidato que deixar de atender à convocação de qualquer das comissões mencionadas neste Edital.

5.14.3. Será eliminado das vagas reservadas os candidatos, cuja decisão da Comissão concluir pela não satisfação dos requisitos estabelecidos na  Portaria nº 79 de 21 de março de 2024.

5.15 Caberá recurso voluntário e motivado do candidato à Comissão de Heteroidentificação, nos termos estabelecidos neste Edital.

5.16 Em caso de provimento do recurso, prosseguirá concorrendo às vagas reservadas nos termos do art. 2º  Portaria nº 79 de 21 de março de 2024.

5.17 Em caso de não provimento do recurso, será observado o procedimento de eliminação referido no artigo 9º, § 2º, da  Portaria nº 79 de 21 de março de 2024.

5.18 Os casos omissos serão dirimidos pelo Gabinete do IDEP, ouvida a Procuradoria Geral do Estado nos casos em que presente dúvida jurídica.

5.19 Na resolução dos casos omissos, bem como em todos os demais atos inerentes à implementação, monitoramento e avaliação da política pública instituída pela Lei nº 5.732, de 2024, a atuação dos servidores e unidades do IDEP, pautar-se-á pela busca da plena eficiência, eficácia e efetividade da política pública.

6. DA REMUNERAÇÃO

6.1. O valor a ser pago, conforme prevê a Lei nº 4.624/2019 e abrangerá a elaboração de material didático, planejamento de aulas, participação em reuniões ou outra atividade administrativa inerente a sua função e entrega de documentação solicitada pela Unidade Executora do IDEP-RO no decorrer do curso, não sendo devido nenhum outro valor ao contratado, seja a que titulo for;

6.2 Valores da hora de instrutoria conforme quadro a seguir:

TITULAÇÃO

VALOR/HORA

CURSO SUPERIOR (BACHARELADO, LICENCIATURA OU TECNÓLOGO)

R$ 32,00

7. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-INSTRUTOR

7.1 Elaborar e revisar o Plano de Curso e o Plano de Aula com a equipe pedagógica, em consonância com a Matriz Curricular que será disponibilizada;

7.2 Ministrar as aulas em consonância com o Plano de Curso e Plano de Aula;

7.3 Desenvolver e promover ações com o Supervisor Escolar, Coordenador de Curso e Orientador Educacional, a fim de possibilitar a construção de competências técnicas e sociais juntamente com os estudantes, desenvolvendo responsabilidades, valorização do trabalho coletivo e capacidade de tomar decisões;

7.4 Promover a adequação dos conteúdos e dos recursos técnicos didáticos às necessidades dos estudantes e dos cursos;

7.5 Sugerir ações de suporte pedagógico e tecnológico necessárias ao processo de formação do estudante;

7.6 Registrar diariamente a frequência dos estudantes, os conteúdos curriculares ministrados e o desempenho escolar no Diário de Classe;

7.7 Registrar o desempenho final dos estudantes obtido em cada componente curricular;

7.8 Promover ações pedagógicas voltadas ao processo de ensino-aprendizagem, diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes,

mapeando as suas necessidades individuais, oferecendo-lhes o apoio necessário durante o curso;

7.9 Acatar integralmente, as definições quanto aos dias e horários de aula e a distribuição da carga horária dos componentes curriculares;

7.10 Comprometer-se na permanência da instrução durante toda a execução do curso, conforme o calendário estabelecido;

7.11 Assinar diariamente a folha ponto, de acordo com o quadro de horário de aulas do curso;

7.12 Participar dos encontros, formações pedagógicas e reuniões quando convocado;

7.13 Desenvolver outras atividades administrativas inerentes a função de professor-instrutor do curso ao qual esteja vinculado.

7.14 O credenciado será responsável pela atividade para a qual se habilitou, bem como pelas informações e documentos ofertados, excluída qualquer responsabilidade civil ou penal ao IDEP/RO.

8. DAS INSCRIÇÕES

8.1 O interessado deverá preencher o formulário de Inscrição disponível através do link de Inscrição no sitio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional no site www.rondonia.ro.gov.br/idep.

8.2 A inscrição estará disponível durante as 24 horas do dia, ininterruptamente, desde às 12 horas do 1º dia de inscrição até às 23 h 59 min. do último dia de inscrição, horário local, conforme estabelecido no Cronograma Previsto Anexo II.

8.3 Antes de inscrever-se, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital, incluindo seus Anexos, das quais, não poderá alegar desconhecimento em nenhuma hipótese, sendo que a inscrição exprime a ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

8.4 O Candidato deverá ler e seguir atentamente as orientações para preenchimento do formulário de Inscrição, bem como os demais procedimentos, tomando todo o cuidado com a confirmação dos dados preenchidos antes de enviar a inscrição, observando que não há possibilidade de retificações posteriores à inscrição enviada.

8.5 A inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e deve ser feita com antecedência, evitando-se o possível congestionamento de comunicação do portal www.rondonia.ro.gov.br/idep nos últimos dias de inscrição.

8.6 A Administração não será responsável por problemas na inscrição via Internet, motivados por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação no período de inscrição que venha a impossibilitar a transferência e o recebimento de dados.

8.7 Os interessados deverão anexar os documentos abaixo solicitados de forma legível, em formato PDF digitalizado a partir do original/colorido, para a inscrição no Processo Seletivo de Credenciamento através do endereço eletrônico:

a) Documento de Identificação com foto: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Comprovante de escolaridade exigida para o credenciamento de acordo com o Anexo III;

d) Comprovante de experiência profissional: experiência comprovada por meio de anotação na Carteira de Trabalho, declaração emitida por instituição legalmente constituída, contratos de prestação de serviços.

e) Comprovante de Capacitações relacionados cursos em que pretende atuar.

8.7.1 Para os candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas para Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as). além dos documentos do item 8.7 deverão anexar;

f)  Formulário de Autodeclaração, conforme anexo VII;

g) Termo de Autorização de Gravação de Banca de Heteroidentificação, conforme anexo VIII;

h) Fotografia colorida e recente conforme item 5.10, a) deste edital.

8.8.1 Os Formulários referentes aos Anexos IV, V e VI, serão de utilização das comissões para a condução do processo de avaliação, referentes aos candidatos concorrentes as vagas reservadas as pessoas negras.

8.9 A ausência ou irregularidade de qualquer dos comprovantes previstos nos itens 8.7 e o não preenchimento dos requisitos para os cursos que pretende atuar conforme Quadro de Vagas constante no Anexo III, impedirá a homologação da inscrição.

8.10 Após finalizado o preenchimento do formulário de Inscrição e anexada a documentação exigida, nenhum outro expediente poderá ser acrescentado ou substituído.

8.11 Em caso de necessidade de alterações durante o período de inscrições, o candidato deverá realizar nova inscrição para o mesmo cargo, sendo que, em caso de inscrições múltiplas para um mesmo cargo e localidade, será considerada a mais recente, restando anuladas as demais.

8.12 Não será admitida qualquer alteração nas inscrições após o encerramento do prazo de inscrições previsto no cronograma.

8.13 O candidato poderá participar do processo de seleção e credenciamento em mais de uma vaga na mesma localidade devendo apresentar documentação exigida no item 8.7 para cada inscrição realizada.

8.14 Toda a documentação incluindo os titulos e comprovantes de tempo de experiência profissional e Comprovante de capacitações, deverão ser apresentados digitalizados integralmente (frente e verso) a partir de seu original/colorido.

8.15 Não serão aceitos documentos encaminhados por meio diverso do indicado neste Edital.

8.16 A inscrição para o presente Processo Seletivo Simplificado é gratuita.

8.17 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações no DIOF – Diário Oficial do Estado de Rondônia dos atos referentes ao Processo Seletivo Simplificado, devendo estar atento aos prazos e condições estipulados neste Edital.

8.18 Documentos de Candidatos as Vagas Reservadas para Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as, conf. Art. 2°, Lei n. 5732/2024).

8.19 Além dos documentos referentes à identificação do candidato e documentos de titulação, os candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas para Negros(as) (Pretos-as e Pardos-as), de acordo com a Lei n. 5.732/2024, deverão preencher os seguintes Formulários e anexar no ato de inscrição:

a) FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO (ANEXO VII); e b) TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO (ANEXO VIII).

8.19.1 Os prazos de todos os atos relacionados ao Processo Seletivo e de possíveis Editais de convocação a serem considerados serão os publicados no DIOF Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br.

9. DA AVALIAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

9.1 A Comissão de Avaliação será composta por, no mínimo, 03 (três) membros.

9.2 São requisitos para a homologação da inscrição: ter nacionalidade brasileira; Ser maior de 18 anos; Apresentar RG e CPF; Documentos de escolaridade mínima exigida para o credenciamento conforme o área pretendida e; Documentos que comprovem experiência profissional na área em que pretende atuar e/ou Comprovação de capacitação na área pretendida, podendo apresentar os dois.

9.3 Caso deixe de anexar algum dos documentos do item 8.7 e o não preenchimento dos requisitos para os cursos que pretende atuar conforme Quadro de Vagas constante no Anexo III,  automaticamente, o candidato não terá sua inscrição homologada.

9.4 Encerrado o prazo de inscrição prevista no Anexo II, e mediante análise documental, a Comissão de Avaliação e Credenciamento publicará edital de homologação de inscrições conforme previsto no edital no DIOF – Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br/;

9.5 A Comissão de Avaliação e Credenciamento procederá a análise de titulos das inscrições homologadas, efetivando a conclusão mediante a publicação do resultado preliminar da pontuação individual dos candidatos no DIOF – Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br;

9.6 Da publicação do Edital de homologação de inscrições e do resultado preliminar da pontuação individual caberá recurso no prazo de 1 (um) dia útil conforme estabelecido no Anexo II.

9.7 Os critérios da pontuação estão estabelecidos no Quadro de Resumo de Títulos Anexo IX do Edital.

9.8 Caso algum documento não esteja completamente legível, o candidato poderá perder pontos ou até ser desclassificado.

10. DOS RECURSOS

10.1 Caberá recurso contra a deliberação da Comissão de Avaliação e Credenciamento.

10.2 O prazo para interposição de recurso da homologação das inscrições e do resultado preliminar da pontuação individual será de 01 (um) dia útil após a publicação dos respectivos resultados. Não serão analisados recursos interpostos antes após o prazo estipulado no cronograma, sendo das 00h às 23h 59min, horário local, do dia destinado a interposição de recurso conforme cronograma previsto no Anexo II.

10.3 O recurso deverá ser preenchido obrigatoriamente no formulário do Anexo X e encaminhado no endereço eletrônico: idep.selecao.tecnico@gmail.comAo encaminhar o e-mail, deverá identificar o assunto com seguinte titulo: “Recurso referente ao Edital xxx do candidato…”(citar o nome do candidato)

10.4 As respostas dos recursos serão publicadas no DIOF-RO Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br;

10.5 Decididos os recursos eventualmente interpostos ou não havendo estes, a Comissão de Avaliação e Credenciamento homologará o resultado final do credenciamento, com a publicação do ato no DIOF-RO Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br;

10.6 Será analisado somente recurso que atenda o item 10.3.

11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

11.1 Em caso de empate entre os candidatos homologados no Processo Seletivo, terá preferência, para efeito de desempate, o candidato

a) Maior idade, quando idoso na data do encerramento das inscrições conforme art. 27 da Lei 10.741/2003;

b) Maior nota nos itens de Experiência Profissional na pontuação na área pretendida;

c) Maior nota nos itens de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional;

d) Maior idade na data do encerramento das inscrições (dia, mês, ano).

12. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

12.1 O resultado final em ordem de classificação dos credenciados será publicado no DIOF-RO – Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br;

12.2 O Credenciamento não gerará direito automático à contratação.

12.3 O Credenciamento será válido pelo período de 12 (doze) meses, a contar da publicação do resultado final no DIOF-RO – Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

13. DA CONVOCAÇÃO

13.1 A convocação dos candidatos credenciados em ordem de classificação final acontecerá através do Edital de Convocação por publicação no DIOF-RO – Diário Oficial do Estado de Rondônia – www.diof.ro.gov.br.

13.2 Os candidatos convocados deverão enviar a documentação listada no edital de convocação, em arquivo único em formato PDF para o e-mail informado no edital de convocação.

13.3 O candidato convocado que não enviar documentação regular dentro do prazo preestabelecido no Edital de Convocação será tido como desistente, podendo, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – IDEP, convocar o próximo candidato aprovado, obedecida rigorosamente à ordem de classificação para a devida substituição e contratação.

13.4 Poderá o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP/RO, promover o remanejamento justificado de candidatos devidamente aprovados no Processo Seletivo Simplificado de uma localidade para outra, de acordo com a necessidade, quando não existir candidatos credenciados no Processo Seletivo Simplificado para aquela localidade, devendo haver, necessariamente, a plena concordância do candidato.

13.5 A recusa do candidato em ocupar vaga em localidade não prevista no presente edital, não altera a sua ordem de convocação para a localidade o qual está classificado.

13.6 Caso não haja a plena concordância do candidato para ocupar a vaga em localidade não prevista no presente edital, o IDEP poderá convocar o próximo da lista de convocação, e assim sucessivamente, até que haja o preenchimento da vaga pretendida.

13.7 Os candidatos deverão manter em seu poder os originais dos documentos apresentados, visto que, a qualquer tempo a Administração poderá requerer a apresentação dos mesmos para fins de verificação da veracidade das informações prestadas.

13.8 As convocações do presente edital para assinatura do contrato, ficam condicionadas ao exaurimento de candidatos credenciados/aprovados no Edital 8/2022/IDEP-GAb publicado no DOE 104 de 7/06/2022, bem como ao término de sua vigência.

14. DA CONTRATAÇÃO E LOTAÇÃO

14.1 Para a assinatura de Contrato o candidato terá que apresentar as seguintes condições:

a) Ter sido convocado para a localidade e vaga do presente Processo Seletivo;

b) Ser brasileiro nato ou naturalizado

c) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

d) Se, do sexo masculino, estar quite com as obrigações militares;

e) Estar quite com a justiça eleitoral;

f) Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício da função;

g) Ter aptidão física e mental, para o exercício das atribuições do cargo, devendo ser certificado através de Atestado Médico;

h) Declarar não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal;

i) Cumprir, na íntegra, as determinações deste Edital;

j) As candidatas que na ocasião da assinatura do contrato estiverem em estado gravídico deverão apresentar documento que comprove, atestando o período de gestação, laudo médico o qual deverá ser submetido à perícia médica realizada pela Junta Médica Oficial do Estado de Rondônia, que terá decisão terminativa sobre a aptidão da candidata, observada a compatibilidade com as atribuições do cargo.

14.2 O contrato e suas prorrogações ficam subordinadas ao período máximo de 2 (dois) anos de vínculo continuo e à existência da correspondente disponibilidade orçamentária e financeira.

14.3 O contratado deverá observar e cumprir o cronograma da execução das atividades a serem desenvolvidas, em dias, horários e locais definidos, segundo às necessidades do IDEP/RO.

14.4 As contratações serão realizadas nos cargos de Professor-Instrutor para os cursos de qualificação profissional;

14.5 Fica vedado o cometimento a terceiros (subcontratação) da execução do(s) serviço(s) objeto(s) do contrato firmado com os candidatos credenciados.

14.6 Ao presente Regime Jurídico Especial de Direito Administrativo, aplica-se o que prevê a Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992, quanto à frequência e horário, indenizações, diárias, gratificação natalina, férias, concessões, responsabilidades, processo administrativo disciplinar, abandono do cargo ou emprego ou inassiduidade habitual, julgamento e disposições gerais e transitórias.

14.7 Na assinatura do contrato, o credenciado deverá apresentar a via original dos seguintes documentos:

Certidões de Competência do Setor de Pessoal

*(§3, art.3º, Lei n.13.726, de 8.10.2018, DOU de 9.10.2018)

Certidão Negativa de Débitos Estaduais;

1 via autenticada

Certidão Negativa da Corregedoria/CGA ;

1 via autenticada

Documentos de Competência do Candidato

Fotografia 3×4;

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Cédula de Identidade (Frente e Verso);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

CPF/MF (não sendo aceito a numeração disponibilizada em outros documentos de identificação). Em caso de 2ª via, o mesmo pode ser expedido através da internet; (www.receita.fazenda.gov.br);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Cartão do Programa de Integração Social – PIS ou Programa de Assistência ao Servidor Público – PASEP (Caso o candidato não possua os cadastros acima, apresentar Declaração informando que não possui o PIS/PASEP);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Certidão de Nascimento ou Casamento;

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Título de Eleitor (Frente e Verso);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Curso de Formação Especializada em Trânsito ‐ Formação em Transporte Escolar (apenas para o cargo de Motorista Categoria “D”):

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Registro de Conselho de Classe; (CASO REQUISITE NO ANEXO III)

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Comprovante de Residência; (Caso o comprovante não esteja em nome do candidato, deverá apresentar Declaração do proprietário do imóvel contendo dados completos ou cópia do contrato de Locação);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Comprovante de Escolaridade, Certificado ou Diploma do Curso (Frente e Verso);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Certidão de Nascimento dos Dependentes Legais;

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Cartão de Vacina dos Dependentes;

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

CTPS Paginas de Foto e Identificação (Frente e Verso);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Se possuir, comprovante de conta corrente do Banco do Brasil (Pessoa Física);

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Atestado de Sanidade Física e Mental;

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Certidões e documentos de Competência do Candidato

*(É de competência do RH setorial a averiguação da autenticidade da certidão através do QR Code, caso possua, confirmado através de Despacho/Oficio ou outros).

Certidão Negativa de Crimes Eleitorais;

1 via autenticada

Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;

1 via autenticada

Certidão Expedida Pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia;

1 via autenticada

Certidão Negativa da Justiça Federal, da comarca aonde residiu nos últimos 5 (cinco) anos;

-Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Certidão Judicial Cível

-Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Certidão Judicial Criminal

1 via autenticada

Certidão Negativa do Tribunal de Justiça:

1 ª Instância – Ações Cíveis e Criminais – Resolução 156 – CNJ (1 º Grau); 2 ª Instância – Ações Cíveis e Criminais (2 º Grau);

1 via autenticada

Declaração de Imposto de Renda atualizada ou Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União emitida via internet;

1 via autenticada ou cópia digitalizada

Caso o nome do (a) candidato (a) tenha sofrido alterações, o (a) mesmo (a) deverá declarar a mudança ocorrida, devendo ser comprovada através de documento oficial;

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Ficha Funcional (que será encaminhada por email no ato da convocação)

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Declaração Única (que será encaminhada por email no ato da convocação)

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

Formulário digitado Com os Dados Pessoais (que será encaminhada por email no ato da convocação)

1 (uma) cópia digitalizada conforme original

 

14.8 Caso o nome do (a) candidato (a) tenha sofrido alterações, o (a) mesmo (a) deverá declarar a mudança ocorrida, devendo ser comprovada através de documento oficial;

14.9 O candidato terá um prazo, a ser definido no edital de convocação, para entrega dos documentos necessários para assinatura de contrato conforme item 14.7. Após entrega, o candidato deve aguardar o contato do setor de Recursos Humanos do IDEP para efetivação do contrato Administrativo;

14.10 O candidato convocado para assinatura de Contrato de Trabalho que não comparecer dentro do prazo informado através de e-mail pelo setor de Recursos Humanos será tido como desistente, podendo, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP, convocar o próximo candidato aprovado.

14.11 O candidato será convocado para assinatura do contrato e entrada em efetivo exercício em até 15 dias após o prazo final para entrega da documentação, podendo este prazo  ser estendido por mais 15 dias, de acordo com a necessidade da administração.

14.12 Os casos omissos e/ou inusitados, com relação à situação e/ou a documentação apresentada pelo candidato, serão analisados pelo IDEP-GRH juntamente com o GAB/IDEP e se necessários, pela Procuradoria Geral do Estado de Rondônia.

15. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONTRATO E REGIME DE TRABALHO

15.1 Os candidatos selecionados, conforme interesse do IDEP-RO, serão admitidos em caráter temporário, pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

15.2 O Período de Contrato e suas prorrogações não poderão ultrapassar 24 meses.

15.3 Para as prorrogações de contrato serão expedidos Termos Aditivos.

15.4. Para rescisão contratual aplica-se ao presente Edital o Previsto na Lei n° 4.624, de 30 de outubro de 2019.

16. DOS LOCAIS DE TRABALHO E CARGA HORÁRIA

16.1. Os contratados deverão desempenhar suas atividades profissionais nos municípios para o qual concorreram e foram selecionados, sob a administração do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional.

16.2 Na inscrição, deverá o candidato opinar pelo(s) turno(s) de trabalho, sendo cada turno correspondente a 20 horas semanais.

16.3 A carga horária semanal de dedicação à Instrutoria para fins de contrato serão de 20 horas semanais, podendo sofrer acréscimos de acordo com a necessidade e demanda da administração, mediante justificativa ,sendo efetivado através de termos aditivos contratuais de comum acordo entre as partes, sendo permitido no máximo a 60 (sessenta) horas semanais em casos de excepcionalidades que será analisado pela administração.

17. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1. O presente Processo Seletivo Simplificado terá validade pelo período de 12 (doze) meses, a contar da data da publicação do Resultado Final publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

17.2. As contratações de candidatos selecionados, só serão permitidas dentro do prazo de validade do presente Processo Seletivo

Simplificado.

17.3. Será excluído do certame o candidato que fizer declaração falsa ou inexata ou, por sua inteira responsabilidade, deixar de apresentar quaisquer dos documentos exigidos neste Edital, incluindo-se os exigidos para a confirmação de sua inscrição.

17.4. Os profissionais contratados, a qualquer tempo, poderão ser substituídos por candidatos aprovados em Concurso Público, em área equivalente, por ocasião da posse do servidor estatutário.

17.5. Em caso de desistência, óbito, mudança de localidade do contratado, sanção disciplinar ou outro impedimento legal, para que não haja prejuízo na continuidade da oferta de serviço, a administração poderá dispensar e substituir este por outro que atenda aos dispositivos legais.

17.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão designada para a condução do referido Processo Seletivo, juntamente com a Presidência do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e, em última instância administrativa, pela Procuradoria Geral do Estado.

17.7 Outras informações e esclarecimentos sobre o procedimento objeto deste Edital poderão ser obtidos junto à a Comissão de Avaliação e Credenciamento, por meio do endereço eletrônico idep.selecao.tecnico@gmail.com.

17.8 O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP-RO, por intermédio da Comissão de Avaliação e Credenciamento, apreciará e resolverá os casos omissos deste Edital.

17.9 O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha gerar direitos e obrigações em relação aos interessados.

 ANEXOS

ANEXO I – Do Endereço de Inscrições;

ANEXO II – Cronograma Previsto;

ANEXO III – Do Quadro de Vagas

Anexo IV – Termo de Compromisso e Confidencialidade;

Anexo V – Ficha Individual de Heteroidentificação e Aferição de Cotas Raciais;

Anexo VI – Ficha com Parecer da Comissão de Heteroidentificação e Aferição de Cotas Raciais;

Anexo VII – Formulário de Autodeclaração;

Anexo  VIII- Termo de Autorização de Gravação de Banca De Heteroidentificação;

ANEXO IX – Quadro de Resumo de Títulos;

ANEXO X – Formulário de Recurso Administrativo;

Adir Josefa de Oliveira

Presidente do Instituto Estadual de

Desenvolvimento da Educação Profissional IDEP

 

 

ANEXO I

DO ENDEREÇO DE INSCRIÇÃO

 

Site: https://forms.gle/YjFwSpLEwf5LkBLM6

EMAIL: idep.selecao.tecnico@gmail.com

 

 

ANEXO II

CRONOGRAMA PREVISTO

EVENTO

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital

04 de Junho de 2024

Período de Inscrições on-line

11 a 16 de Junho 2024

Homologação das inscrições

19 de Junho de 2024

Período de recurso da homologação das inscrições

20 de Junho de 2024

Resposta de Recurso da homologação das inscrições

24 de Junho de 2024

Edital de homologação do resultado preliminar da avaliação de títulos (pontuação)

26 de Junho de 2024

Período de recurso do resultado preliminar da avaliação de títulos (pontuação)

27 de Junho de 2024

Resposta de recurso do resultado preliminar da avaliação de títulos (pontuação)

01 de Julho de 2024

Homologação do Resultado Final, com a lista geral de candidatos credenciados

04 de Julho de 2024

 

ANEXO III

DO QUADRO DE VAGAS

 PROFESSOR-INSTRUTOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (VALOR 32,00 HORA)

ITEM

CURSO

REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS

COMPONENTES CURRICULAR E/OU CURSOS PREVISTOS

MUNICÍPIOS OU DISTRITO

QUANT. VAGAS

LIMITE CARGA HORÁRIA SEMANAL

TURNO DE OFERTA

1

* Agropecuária

Curso Superior completo em Engenharia Agrônomica ou em áreas correlatas com curso de qualificação, (com atuação no ofício da docência).

Agricultura Geral, Culturas Anuais, Produção animal, Culturas Perenes, Irrigação e Drenagem Mecanização Agrícola Olericultura, Elaboração e Implantação de Projetos, Fund. da Agropecuária, Princípios da Agroindústria Outros conhecimentos e atualizações inerentes a profissão.

Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

2

* Agronegócios

Curso Superior completo em Engenharia Agronômica, ou Zootecnia, ou Administração Rural e/ou em áreas correlatas, (com atuação no ofício da docência).

Elaboração e implantação de Projetos, Fundamentos do Agronegócio, Plano de Negócio no Agronegócio, Plano de Negócios e Marketing, Turismo Rural, Agricultura Familiar Sustentável, CadeiasProdutivas do Agronegócio, Comercialização Agropecuária e Agroindústria, Economia na Agropecuária, Gestão da Propriedade Rural, Gestão da Produção, Gestão de Cooperativas e Associações, Legislação Rural, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

3

* Agroecologia

Curso Superior completo em Engenharia Florestal, ou Agrônomica, ou Medicina Veterinária ou cursos nas áreas correlatas (com atuação no ofício da docência).

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Introdução à Agroecologia, Manejo Agroecológico de Animais, Manejo da Biodiversidade e Conservação de Sistemas Agroflorestais, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

4

* Aquicultura

Curso Superior completo em Engenharia Agronômica, ou em Engenharia de Aquicultura, ou em Engenharia de Pesca, ou em Ciências Biológicas ou áreas correlatas (com atuação no ofício da docência).

Construções e Instalações para Aquicultura, Cultivos Alternativos, Extensão Aquícola, Introdução a Aquicultura, Limnologia, Malacocultura, Nutrição e Processamento de rações para organismos aquáticos, Piscicultura, Administração, Economia e Legislação, Produção Pesqueira, Tecnologia do Pescado, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

5

* Zootecnia

Curso Superior completo em Zootecnia, (com atuação no ofício da docência).

Apicultura e Meliponicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Forragicultura, Higiene e Profilaxia Animal, Nutrição Animal Ovinocaprinocultura
Piscicultura

Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

6

* Agropecuária
* Zootecnia

Curso Superior completo em Medicina Veterinária ou áreas correlatas, (com atuação no ofício da docência).

Produção Animal, Higiene e Profilaxia Animal, Noções de Melhoramento Animal, Nutrição Animal, Ovinocaprinocultura; Tecnologia de Produtos de Origem Animal Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

7

* Agronegócios
* Agropecuária
* Zootecnia
* Eventos
* Marketing
* Edificações
* Administração
* Secretaria Escolar

Curso Superior na área de Informática (com atuação no ofício da docência).

Informática Aplicada; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

-Pimenta Bueno
(CENTEC Abaitará)
-Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

8

* Hospedagem
* Eventos
* Guia do Turismo
* Marketing

Curso Superior completo em Língua Portuguesa, (com atuação no ofício da docência).

Português Aplicado, Outros conhecimentos associados e atualizações associadas inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

9

* Guia de Turismo
* Informática
* Marketing
* Prog. de Jogos Digitais
* Hospedagem
* Redes de Computadores

Curso Superior completo em Língua Inglesa, (com atuação no ofício da docência)

Inglês Aplicado, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

10

* Marketing
* Hospedagem

Curso Superior completo em Língua Espanhola (com atuação no ofício da docência).

Espanhol Aplicado, Outros Conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

11

* Eventos

Curso Superior em Eventos, Hotelaria, Turismo, Lazer e Hospitalidade (com atuação no ofício da docência).

Cerimonial e protocolos em Eventos, Gestão Financeira e Orçamento de Eventos, Logística em Eventos Marketing de Eventos, Organização de Buffet e Banquetes Ornamentação e Decoração de Eventos Planejamento e Organização de Eventos, Teoria e Técnicas em Eventos, Teorias e Técnicas de Hospitalidade, Tipologia de Eventos, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

12

Hospedagem

Curso superior em Hotelaria, Turismo, Hospitalidade, Administração ou Curso Superior na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade (com atuação no ofício da docência).

Fundamentos da Hotelaria; Introdução à Hospitalidade; Legislação Comerciária e Tributária. Legislação e Relações Trabalhistas; Recrutamento e Seleção, Gestão de pessoas, Manutenção em Meios de Hospedagem, Técnicas de Lavanderia; Técnicas de Reservas Tópicos Especiais em Hotelaria, Tendências e Cenários em Hospedagem Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

13

* Marketing

Curso Superior completo em Marketing, Administração, Gestão de Negócios e/ou de Pessoas (com atuação no ofício da docência).

Marketing de Relacionamento Marketing de Serviços e de Varejo, Marketing Digital, Marketing Internacional, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento de Marketing, Administração de Marketing, Ética e Sociedade, Fundamentos da Administração, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

14

* Recursos Humanos

Curso Superior na área de Administração, Gestão de Negócios e/ou de Pessoas e/ou áreas correlatas, (com atuação no ofício da docência).

Gerenciamento de Rotinas Administrativas; Gestão de Desempenho e Retenção de Talentos; Gestão Estratégica de Resultados; Planejamento Recrutamento e Seleção; Práticas de Competências Sociais; Práticas de Departamento Pessoal; Tendências e Cenários em Recursos Humanos; outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

-Porto Velho
-Ji-Paraná

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

15

* Guia de Turismo

Curso Superior em Turismo, Hotelaria, ou áreas correlatas (Com atuação no ofício da docência) REGISTRO PROFISSIONAL

Fundamentos do Turismo e Hospitalidade, Legislação aplicada ao Turismo, Relações Interpessoais, Técnicas de Guiamento, Relações Interpessoais, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

16

* Guia de Turismo
* Edificações

Curso superior em Biologia, Engenharia Ambiental, (com atuação no ofício da docência).

Fundamentos de Ecologia e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

17

* Edificações

Curso Superior em Engenharia Civil, Arquitetura e regularidade do registro perante o respectivo conselho profissional e/ou áreas correlatas. (Com atuação no ofício da docência)

Introdução à Construção Civil e Legislação Básica; Materiais de Construção; Técnicas da Construção Civil; Controle de Qualidade; Planejamento e Gerenciamento de Obras e Serviços; Ética Profissional e Cidadania; Patologias e Gestão da Manutenção Predial, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

18

* Edificações

Graduação em Geologia ou Agronomia, e/ou curso de Pós-Graduação em Topografia e Sensoriamento Remoto, com regularidade do registro perante o respectivo conselho profissional, (Com atuação no ofício da docência)

Topografia, Mecânica de Solos, Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

19

* Redes de Computadores,
* Informática,
* Programação de Jogos Digitais.

Curso superior em: redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Ciência da Computação e/ou áreas correlatas, (com atuação no ofício da docência).

Banco de Dados; Introdução a Sistemas e Técnicas de Programação; Linguagens e Técnicas de Programação; Algoritmos e Lógica de Programação; Modelagem 3D e 4D; Programação de Jogos 3D; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

20

* Informática
* Programação de Jogos Digitais

Curso superior em: redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Ciência da Computação, (com atuação no ofício da docência).

Introdução a Linguagens e Design WEB; Desenvolvimento de Jogos WEB; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

21

* Redes de Computadores

Curso superior em: redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Ciência da Computação e/ou áreas correlatas, (com atuação no ofício da docência).

Fundamentos de Redes de Computadores; Organização e Arquitetura de computadores; Eletricidade; Introdução à Programação em Ambientes de Redes; Infraestrutura de Redes de Computadores; Sistemas Operacionais; Gerenciamento de Redes de Computadores; Segurança de Redes de Computadores; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

22

* Programação de Jogos Digitais

Curso superior em: Redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Ciência da Computação e/ou áreas correlatas (com atuação no ofício da docência).

Fundamentos da Matemática para Jogos Digitais; Prototipação de Jogos; Projeto de Jogos Digitais (Game Design); Programação de Jogos; Inteligência Artificial aplicada a Jogos; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

23

* Manutenção e Suporte de Informática

Curso superior em: Ciência da Computação, Redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Ciência da Computação e/ou áreas correlatas (com atuação no ofício da docência).

Instalação e configuração de sistemas operacionais; Instalação, configuração e reparação de aplicativos de escritórios e programas utilitários; Instalação a infraestrutura de redes de computadores; Reparação a infraestrutura de redes de computadores e telecomunicações; Planejamento e execução para montagem de computadores; Inspeção, teste e reparação das placas eletrônicas de equipamentos de informática ; Outros conhecimentos associados e inerentes a profissão.

-Porto Velho
-JI-PARANÁ

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

24

* Informática

Curso superior em: Ciência da Computação, Redes de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Segurança da Informação; Ciência da Computação e/ou áreas correlatas (com atuação no ofício da docência).

Introdução a Computação e Hardware; Sistemas Operacionais; Segurança de Informação; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão.

Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

25

* Secretaria Escolar

Curso Superior completo em Pedagogia, ou Gestão Escolar preferencialmente com pós graduação e/ ou cursos de qualificação na área (com atuação no ofício da docência).

História da Educação, Secretariado, Gestão Escolar, Planejamento e Organização do Ambiente Escolar, Rotina Escolar: Documentação, Arquivo e Atendimento, Legislação Escolar, Organização do Sistema Educacional Brasileiro, Planejamento e Organização do Ambiente Escolar Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

-Pimenta Bueno
-Porto Velho

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

26

* Administração

Curso superior em: administração, Economia, Gestão Financeira, Ciências Contábeis e/ou áreas correlatas (com atuação no ofício da docência).

Elaboração, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico; procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas; Execução de ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários; Elaboração da folha de pagamento; Execução de operações logísticas em organizações; atividades de controladoria; Outros conhecimentos associados e atualizações inerentes a profissão

-Cacoal
-Espigão do Oeste
-Pimenta Bueno
-Porto Velho
-Rolim de Moura

1+CR

20 h

Manhã ou Tarde ou Noite

ANEXO IV

TERMO DE COMPROMISSO E CONFIDENCIALIDADE

Os membros da comissão, participantes do processo de avaliação da Heteroidentificação para Confirmação da Autodeclaração dos Candidatos pretos e pardos, comprometem-se a cumprir todos os procedimentos de lisura e responsabilidade; tratar os candidatos com cordialidade, imparcialidade e respeito, para fim de garantia do tratamento isonômico; adotar os procedimentos recomendados pela  Portaria nº 79 de 21 de março de 2024, publicada no Diário Oficial do estado de Rondônia-Edição n. 99 e assegurar sigilo absoluto quanto à avaliação.

Ficam cientes de suas responsabilidades administrativas, civis e penais, no caso de descumprimento desses princípios e das demais normas e procedimentos estabelecidos na portaria.

Nome:

Cargo:

Matrícula:

Local:

Data:____________

_____________________________________________

Assinatura do (a) Avaliador (a)

 

ANEXO V

 FICHA INDIVIDUAL DE HETEROIDENTIFICAÇÃO E AFERIÇÃO DE COTAS RACIAIS

 

Concurso/Processo Seletivo:

Avaliador (a):

Comissão:

Data:_____ /_____ /_______ Horário: _____h_____

Identificação do (a) candidato (a):

CPF:

 

Confirma autodeclaração de preto ou pardo do (a) candidato (a):

Sim ( ) Não ( )

Em caso positivo, assinale as características fenotípicas presentes:

Cabelo ( ) Tom de pele ( ) Traços do rosto ( ) Outros ( )

Local:

Data:

 

_____________________________________________

Assinatura do (a) Avaliador (a)

ANEXO VI

 FICHA COM PARECER DA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO E AFERIÇÃO DE COTAS RACIAIS

Identificação do (a) candidato (a):

Edital/Concurso:

Nome:

CPF:

 

Candidato apto às vagas reservadas a pretos e pardos:

( ) SIM ( ) NÃO

PARECER DA COMISSÃO

Local:

Data:

 

_____________________________________________

Assinatura do (a) Presidente da Comissão

ANEXO VII

                   FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO

Eu, ____________________________________________________, carteira de identidade (RG) n.___________, inscrito (a) no CPF sob o n._______________________, para fins de inscrição no processo seletivo, conforme estabelecido no Edital de Abertura n.______________________ ___________/2024/IDEP-GRH, declaro optar pela participação na condição cotista, nos termos Lei n. 5.732, de 8 de janeiro de 2024 e pela  Portaria nº 79 de 21 de março de 2024, publicada no Diário Oficial do estado de Rondônia-Edição n. 99, de acordo com a especificação assinalada abaixo:

 

( ) Preto(a)

 

( ) Pardo(a)

 

Observação: O quesito cor ou raça será avaliado de acordo com os termos utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

Estou ciente de que se for detectada falsidade desta declaração, estarei sujeito às penalidades legais, inclusive de eliminação deste Processo Seletivo/Concurso, em qualquer fase, em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Local:

Data:

 

_____________________________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

ANEXO VIII

    TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

 

Neste ato eu, ____________________________________________________, nacionalidade ______________________, estado civil ____________________________, portador da cédula de identidade nº _____________________, inscrito no CPF nº ________________________, residente à Avenida/Rua __________________________________________________, nº ___________, complemento __________________________, município de ______________________, estado: ____________, AUTORIZO a gravação, de acordo com a Portaria nº 79 de 21 de março de 2024, publicada no Diário Oficial do estado de Rondônia-Edição n. 99, que regulamenta os procedimentos de heteroidentificação complementar e disciplina a operacionalização da Lei nº 5.732, de 08 de janeiro de 2024, no âmbito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia-IDEP.

A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo a utilização para análise de eventuais recursos interpostos. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à minha imagem ou a qualquer outro, somente para efeitos de utilização deste processo seletivo visando garantir a seriedade do mesmo e assino a presente autorização.

Local:

Data:

 

_____________________________________________

Assinatura do (a) Candidato (a)

ANEXO IX

QUADRO DE RESUMO DE TÍTULOS

(PONTUAÇÃO A SER PREENCHIDA PELA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO)

QUADRO DE RESUMO DE TÍTULOS

 

EIXO

PESO

EVENTO

PONTUAÇÃO (INDIVIDUAL / TOTAL)

ESCOLARIDADE (Os pontos não são cumulativos)

40

Doutorado

40

Mestrado

35

Especialização

33

Graduação

30

Técnico de Nível Médio

25

CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL (na área pretendida)

30

Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária superior a 120h (no máximo dois)

05/ 10

Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária de 81h a 120h (no máximo dois)

04/08

Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária de 41h a 80h (no máximo dois)

03/06

Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária de 20h a 40h (no máximo dois)

03 / 06

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

30

Experiência Profissional na Área Específica – Cada seis meses na Docência. (Experiência deverá ser comprovada por meio de anotação na Carteira de Trabalho, declaração emitida por instituição legalmente constituída, contratos de prestação de serviços)

10 / 20

Experiência Profissional na Área – Cada seis meses. (Experiência deverá ser comprovada por meio de anotação na Carteira de Trabalho, declaração emitida por instituição legalmente constituída, contratos de prestação de serviços)

05 / 10

SOMATÓRIA DOS PONTOS OBTIDOS

100

 

 

ANEXO X

FORMULÁRIO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome

E-mail:

Telefone/celular:

Cargo Inscrito:

LOCALIDADE:

MOTIVO DO RECURSO:

) Homologação de inscrição

( ) Análise documental

( ) Critério de desempate

( ) Outros motivos: especificar:

ARGUMENTAÇÕES QUE EMBASAM O RECURSO:

__________, de ___________________de 2024

 

 

__________________________________________________

Assinatura do candidato

 

 

 

Arquivo: SEI_RO-0049838834-Edital-1.pdf Download

Compartilhe


Pular para o conteúdo