Governo de Rondônia
19/04/2024

Edital 07/2022 – Edital de Seleção e Credenciamento de Candidatos para Contratação de Instrutores – Cursos de Formação Inicial e Qualificação Profissional

07 d junho d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Concursos e Convocações, Edital

Edital nº 7/2022/IDEP-GAB

 

INSCREVA-SE AQUI

 

EDITAL DE SELEÇÃO E CREDENCIAMENTO DE CANDIDATOS PARA CONTRATAÇÃO EVENTUAL DE INSTRUTORES HORISTAS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

A Presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP-RO, Senhora Adir Josefa de Oliveira, no uso de suas atribuições legais, considerando os termos do Processo Administrativo SEI N° 0048.067900/2022-12, considerando a necessidade inadiável de excepcional interesse público, com fulcro na Lei Complementar nº 908 de 06 de dezembro de 2016 e na Lei nº 4.624 de 30 de outubro de 2019, torna público as normas de realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de instrutores em caráter eventual, para atender, no âmbito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP- RO, mediante as condições especiais estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

 

1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente Processo Seletivo Simplificado visa selecionar profissionais a serem credenciados para prestação de serviços no âmbito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, nos Municípios do Estado de Rondônia, conforme quadro de vagas Anexo II.

1.2 As despesas decorrentes das atividades constantes do item 3 deste Edital, correrão a conta de dotação orçamentária da Fonte 100 na Unidade Orçamentária 16020.

 

 

  1. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

2.1. O Processo Seletivo Simplificado previsto neste Edital será composto pelas fases de inscrição on-line, homologação da inscrição (caráter eliminatório), análise de títulos (caráter classificatório), convocação e assinatura do contrato (posse).

 

  1. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 São requisitos para obter o credenciamento:

  1. a) Nacionalidade brasileira;
  2. b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  3. c) Escolaridade mínima exigida: Ensino Médio completo;
  4. d) Experiência profissional comprovada na área em que pretende atuar e/ou capacitação na área em que pretende atuar;

3.2 Os candidatos selecionados comporão a relação de credenciados no Processo de Seleção e Credenciamento de Instrutores Horistas para os Cursos de Qualificação Profissional.

3.3 As pessoas com deficiência têm assegurado o direito de inscrição no presente processo seletivo simplificado.

3.3.1 Do total de vagas para os cargos e das vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do processo seletivo simplificado, ficarão reservadas 10% (dez por cento) por cargo aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência, conforme disposto na Lei Ordinária nº 515, de 04 de outubro de 1993, e no § 2º do art. 8º da Lei Complementar Estadual nº 68, de 09 de dezembro de 1992, e suas alterações, desde que apresentem laudo médico (documento original ou cópia autenticada em cartório) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID).

3.3.2 Os candidatos com deficiência participarão do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange aos critérios de avaliação e a todas as demais normas de regência do certame.

3.3.3 Os candidatos amparados pelo disposto no subitem 3.3.1 e que declararem sua condição por ocasião da inscrição, caso convocados para posse, deverão se submeter à perícia médica realizada pela Junta Médica Oficial do Estado de Rondônia, que terá decisão terminativa sobre a qualificação e aptidão do candidato, observada a compatibilidade da deficiência que possui com as atribuições do cargo.

3.3.4 Não sendo comprovada a deficiência do candidato, será considerada somente sua classificação na listagem de ampla concorrência.

3.4 A reserva de vagas será disponibilizada sempre que o número de vagas oferecidas por unidade de lotação for igual ou superior a 10 (dez) no cargo pleiteado.

 

4.DAS ATRIBUIÇÕES DO INSTRUTOR

4.1 Elaborar e revisar o Plano de Curso e o Plano de aula com a equipe pedagógica, em consonância com a Matriz Curricular que será disponibilizada;

4.2 Ministrar as aulas em consonância com o Plano de Curso e Plano de Aula;

4.3 Desenvolver e promover ações com o Supervisor Escolar, Coordenador de Curso e Orientador Educacional, a fim de possibilitar a construção de competências técnicas e sociais juntamente com os estudantes, desenvolvendo responsabilidades, valorização do trabalho coletivo e capacidade de tomar decisões;

4.4 Promover a adequação dos conteúdos e dos recursos técnicos didáticos às necessidades dos estudantes e dos cursos;

4.5 Sugerir ações de suporte pedagógico e tecnológico, necessárias ao processo de formação do estudante;

4.6 Registrar diariamente a frequência dos estudantes, os conteúdos curriculares ministrados e o desempenho escolar no Diário de Classe;

4.7 Registrar o desempenho final dos estudantes obtido em cada componente curricular;

4.8 Promover ações pedagógicas voltadas ao processo de ensino-aprendizagem, diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes, mapeando as suas necessidades individuais, oferecendo-lhes o apoio necessário durante o curso;

4.9 Acatar integralmente, as definições quanto aos dias e horários de aula e a distribuição da carga horária dos componentes curriculares;

4.10 Comprometer-se na permanência da instrução durante toda a execução do curso, conforme o calendário estabelecido;

4.11 Assinar diariamente a folha ponto, de acordo com o quadro de horário de aulas do curso;

4.12 Participar dos encontros, formações pedagógicas e reuniões quando convocado;

4.13 Desenvolver outras atividades administrativas inerentes a função de instrutor do curso ao qual esteja vinculado;

 

5.DA CARGA HORÁRIA

5.1 Na inscrição, deverá o candidato opinar pelo(s) turno(s) de trabalho, sendo cada turno correspondente a 20 horas semanais.

5.2 A carga horária semanal de dedicação à Instrutoria poderá sofrer acréscimos de acordo com a necessidade da demanda da administração, sendo efetivado através de termos aditivos contratuais de comum acordo entre as partes, sendo permitido no máximo a 60 (sessenta) horas semanais em casos de excepcionalidades que será analisado pela administração.

 

 

6.DA REMUNERAÇÃO

6.1 O valor a ser pago, conforme prevê a Lei nº 4.624/2019, abrangerá a elaboração de material didático, planejamento de aulas, participação em reuniões ou outra atividade administrativa inerente a sua função e entrega de documentação solicitada pela Unidade Executora do IDEP-RO no decorrer do curso, não sendo devido nenhum outro valor ao contratado, seja a que titulo for.

6.2 Valores da hora de Instrutoria, conforme quadro a seguir:

TITULAÇÃO VALOR
NÃO GRADUADO R$ 20,00
GRADUAÇÃO (BACHARELADO, LICENCIATURA OU TECNÓLOGO)  

R$ 32,00

 

7.DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO

7.1 O Processo Seletivo Simplificado previsto neste Edital será composto pelas fases de inscrição on-line, homologação da inscrição (caráter eliminatório), análise de títulos (caráter classificatório), convocação e assinatura do contrato (posse).

 

8.DAS INSCRIÇÕES

8.1 O interessado deverá preencher o formulário de Inscrição disponível através do link publicado no site do IDEP/RO, Anexo I.

8.2 A inscrição estará disponível durante as 24 horas do dia, ininterruptamente, desde às 12 horas do 1º dia de inscrição até às 23h 59min. do último dia de inscrição, horário local, conforme estabelecido no Anexo VI – CRONOGRAMA PREVISTO.

8.3 Antes de inscrever-se, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital, incluindo seus Anexos, das quais, não poderá alegar desconhecimento em nenhuma hipótese, sendo que a inscrição exprime a ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

8.4 O Candidato deverá ler e seguir atentamente as orientações para preenchimento do formulário de Inscrição, bem como os demais procedimentos, tomando todo o cuidado com a confirmação dos dados preenchidos antes de enviar a inscrição, observando que não há possibilidade de retificações posteriores à inscrição enviada.

8.5 A inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e deve ser feita com antecedência, evitando-se o possível congestionamento de comunicação do portal www.rondonia.ro.gov.br/idep nos últimos dias de inscrição.

8.6 A Administração não será responsável por problemas na inscrição via Internet, motivados por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação nos últimos dias do período que venha a impossibilitar a transferência e o recebimento de dados.

8.7 O e-mail informado no formulário de Inscrição pelo candidato à vaga deverá ser GMAIL (https://www.google.com/gmail).

8.8 Os interessados deverão anexar ao formulário de Inscrição, em um único arquivo os documentos abaixo solicitados, em formato PDF para inscrição no Processo Seletivo de Credenciamento obedecendo a seguinte ordem:

  1. a) Carteira de Identidade (RG);
  2. b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. c) Comprovante de escolaridade exigida para o credenciamento;
  4. d) Comprovante de experiência profissional: experiência comprovada por meio de anotação na Carteira de Trabalho, declaração emitida por instituição legalmente constituída, contratos de prestação de serviços. Anexar somente comprovantes relacionados aos cursos em que pretende atuar, limitado ao período de até 12 meses de experiência, e/ou;
  5. e) Comprovante de Capacitações relacionados aos cursos em que pretende atuar.

8.9 A ausência ou irregularidade de qualquer dos comprovantes previstos no item 8.8, o não preenchimento dos requisitos para os cargos conforme Quadro de Vagas e distribuição dos cursos de qualificação profissional, ANEXO II, impedirá a habilitação do candidato ao credenciamento.

8.10 Após finalizado o preenchimento do formulário de Inscrição e anexada a documentação exigida, nenhum outro expediente poderá ser acrescentado ou substituído.

8.11 O candidato poderá participar do processo de seleção e credenciamento em uma única localidade para mais de uma vaga devendo apresentar documentação exigida no item 8.8 para cada inscrição realizada.

8.12 A inscrição para o presente Processo Seletivo Simplificado é gratuita.

 

9.DA HOMOLOGAÇÃO

9.1 São requisitos para a homologação da inscrição: ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com visto de permanência no Brasil; Ser maior de 18 anos; Apresentar RG e CPF; Documentos de escolaridade mínima exigida de ensino médio completo, e; documentos que comprovem experiência profissional na área em que pretende atuar e/ou Comprovação de capacitação na área pretendida, podendo apresentar os dois.

9.2 Caso deixe de anexar algum dos documentos do item 9.1, automaticamente, o candidato não terá sua inscrição homologada.

 

10 DA AVALIAÇÃO

10.1 A Comissão de Avaliação e Credenciamento será composta por, no mínimo, 03 (três) membros.

10.2 Encerrado o prazo de inscrição prevista no ANEXO VI, a Comissão publicará no DIOF – Diário Oficial do Estado de Rondônia o edital de homologação de inscrições.

10.3 A Comissão de Avaliação e Credenciamento procederá a análise documental e de títulos das inscrições homologadas, efetivando a conclusão mediante a publicação do resultado preliminar da pontuação individual dos candidatos;

10.4 Da publicação do Edital de homologação de inscrições e do resultado preliminar da pontuação individual caberá recurso no prazo de 1 (um) dia útil.

10.5 Os critérios da pontuação estão estabelecidos no Quadro de Resumo de Títulos ANEXO III do Edital.

 

11 DO RECURSO

11.1 Caberá recurso contra a deliberação da Comissão de Avaliação e Credenciamento;

11.2 O prazo para interposição de recurso da homologação das inscrições e do resultado preliminar da pontuação individual será de 01 (um) dia útil após a publicação dos respectivos resultados. Não serão analisados recursos interpostos antes e após o prazo estipulado no cronograma, sendo das 00h às 23h 59min, horário local, do dia destinado a interposição de recurso conforme cronograma

11.3 O recurso deverá ser preenchido obrigatoriamente no formulário do ANEXO IV e encaminhado no endereço eletrônico: idep.selecao.qualificacao2022@gmail.com. Ao encaminhar o e-mail, deverá identificar o assunto com seguinte titulo: “Recurso do Edital xxx”.

11.4 Será somente analisado recurso que atenda o item 11.3;

11.5 As respostas dos recursos serão publicadas no DIOF-RO Diário Oficial do Estado de Rondônia conforme ANEXO VI.

 

12 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

12.1 O resultado final em ordem de classificação dos credenciados será publicado no DIOF-RO – Diário Oficial do Estado de Rondônia.

 

13 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

13.1  Em caso de empate entre os candidatos homologados no Processo Seletivo, terá preferência para efeito de desempate, o candidato que:

  1. a) Maior idade, quando idoso na data do encerramento das inscrições conforme art. 27 da Lei 10.741/2003;
  2. b) Maior nota nos itens de Experiência Profissional na pontuação na área pretendida;
  3. c) Maior nota nos itens de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional;
  4. d) Maior idade na data do encerramento das inscrições (dia, mês, ano).

 

14 DO CREDENCIAMENTO

14.1 Os candidatos aptos comporão relação de credenciados para instrutoria nos cursos de Educação Profissional.

14.2 O Credenciamento não gerará direito automático à contratação.

14.3 O Credenciamento será válido pelo período de 12 (doze) meses, a contar da publicação do resultado final no DIOF-RO – RO – Diário Oficial do Estado de Rondônia, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

 

15 DA CONVOCAÇÃO

15.1 A convocação do candidato credenciados/aprovados em ordem de classificação acontecerá através do Edital de Convocação por publicação no DIOF-RO – Diário Oficial do Estado de Rondônia conforme conveniência e interesse da administração pública.

15.2 Os candidatos convocados deverão enviar a documentação listada no item 16.8 pelo e- mail recursoshumanos.idep@gmail.com, observando o prazo estipulado no Edital de Convocação para apresentação dos documentos.

15.3 Os Candidatos convocados deverão firmar o correspondente contrato administrativo conforme o edital de convocação. Caso o Candidato não tenha disponibilidade deverá apresentar Termo de Desistência. Se não houver retorno do candidato no prazo estipulado, o mesmo será considerado desistente e o próximo classificado será convocado.

15.4 A desistência de qualquer das vagas depois de devidamente assinado o Contrato Administrativo acarretará desclassificação no presente processo seletivo, não sendo mais convocado para ocupar a vaga.

15.5 Poderá o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP/RO, promover o remanejamento justificado de candidatos devidamente aprovados no processo seletivo simplificado de uma localidade para outra, de acordo com a necessidade de instrutor, quando não existir candidatos credenciados no processo seletivo simplificado para aquela localidade, devendo haver, necessariamente, a plena concordância do candidato.

15.6 A recusa do candidato em ocupar vaga em localidade não prevista no presente edital, não altera a sua ordem de convocação para a localidade o qual está classificado.

15.7 Caso não haja a plena concordância do candidato para ocupar a vaga em localidade não prevista no presente edital, o IDEP poderá convocar o próximo da lista de convocação, e assim sucessivamente, até que haja o preenchimento da vaga pretendida.

 

16 DA CONTRATAÇÃO

16.1 Para a assinatura de Contrato o candidato terá que apresentar as seguintes condições:

  1. a) Ter sido selecionado para a localidade e vaga do presente Processo Seletivo;
  2. b) Ser brasileiro nato;
  3. c) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  4. d) Se, do sexo masculino, estar quite com as obrigações militares;
  5. e) Estar quite com a justiça eleitoral;
  6. f) Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício da função;
  7. g) Ter aptidão física e mental, para o exercício das atribuições do cargo, devendo ser certificado através de Atestado Médico;
  8. h) Cumprir, na íntegra, as determinações deste Edital;

16.2 A contratação dos credenciados será celebrada com fundamento na Lei n°4.624, de 30 de outubro de 2019, em processo administrativo eletrônico individualizado, apartado daquele que tratou do credenciamento, em consonância com as regras dispostas na referida Lei.

16.3 O contrato e suas prorrogações ficam subordinadas ao período máximo de 2 (dois) anos de vínculo continuo e à existência da correspondente disponibilidade orçamentária e financeira.

16.4 As contratações serão realizadas nos cargos de instrutor para os cursos de qualificação profissional.

16.5 O contratado deverá observar e cumprir o cronograma da execução das atividades a serem desenvolvidas, em dias, horários e locais definidos, segundo às necessidades do IDEP/RO.

16.6 Fica vedado o cometimento a terceiros (subcontratação) da execução do(s) serviço(s) objeto(s) do contrato firmado com os candidatos credenciados.

16.7 Ao presente Regime Jurídico Especial de Direito Administrativo, aplica-se o que prevê a Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992, quanto à frequência e horário, indenizações, diárias, gratificação natalina, férias, concessões, responsabilidades, processo administrativo disciplinar, abandono do cargo ou emprego ou inassiduidade habitual, julgamento e disposições gerais e transitórias.

16.8 Na assinatura do contrato, o credenciado deverá apresentar a via original e cópia dos seguintes documentos:

PROCESSO SELETIVO IDEP – EDITAL N. xx/2022- IDEP/DAFIP
Candidato
Tipo Documentos
1 (uma) Original Fotografia 3×4
1 (uma) cópia Cédula de Identidade
1 (uma) cópia CPF/MF (não sendo aceito a numeração disponibilizada em outros documentos de identificação). Em caso de 2ª via, o mesmo pode ser expedido através da internet.

www.receita.fazenda.gov.br

 

1 (uma) cópia

Cartão do Programa de Integração Social – PIS ou Programa de Assistência ao Servidor Público – PASEP (Caso o candidato não possua os cadastros acima, apresentar Declaração informando que não possui o PIS/PASEP)
1 (uma) cópia Certidão de Nascimento ou Casamento
1 (uma) cópia Título de Eleitor
1 (uma) cópia Certificado de Reservista
1 (uma) cópia Registro de Conselho de Classe
1 (uma) cópia Comprovante de Residência; (Caso o comprovante não esteja em nome do candidato, deverá apresentar Declaração do proprietário do imóvel ou cópia do contrato de Locação)
1 (uma) cópia Comprovante de Escolaridade, Certificado ou Diploma do Curso (frente e verso);
1 (uma) cópia Certidão de Nascimento dos Dependentes Legais
1 (uma) cópia Cartão de Vacina dos Dependentes
1 (uma) copia CTPS PAGINA DE IDENTIFICAÇÃO
1 (uma) cópia Se possuir, comprovante de conta corrente do Banco do Brasil (Pessoa Física).
1 (uma) original Atestado de Sanidade Física e Mental
1 via autenticada Certidão Negativa de Crimes Eleitorais; Emissão e Autenticação: (http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-crimes-eleitorais)
1 via autenticada Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral; Emissão e Autenticação: (http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral)
1 via autenticada Certidão Expedida Pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; Emissão: (http://www.tce.ro.gov.br/index.php/certidao-negativa/) Autenticação: (https://www.tce.ro.gov.br/nova/certidao/verificacertidao.tce.asp)
1 via autenticada Certidão Negativa da Justiça Federal, da comarca aonde residiu nos últimos 5 (cinco) anos; Emissão Certidão Judicial Cível e Certidão Judicial Criminal Negativa; https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/#/
1 via autenticada Certidão Negativa do Tribunal de Justiça:

1 ª Instância – Ações Cíveis e Criminais – Resolução 156 – CNJ (1 º Grau) ;

Emissão: (http://webapp.tjro.jus.br/certidaoonline/pages/cnpg.xhtml)

 

2 ª Instância – Ações Cíveis e Criminais(2 º Grau);

Emissão: (http://webapp.tjro.jus.br/certidaoonline/pages/cnsg.xhtml)

 

Autenticação para ambas: (http://webapp.tjro.jus.br/certidaoonline/pages/consultacertidao.xhtml)

1 (uma) cópia Declaração de Imposto de Renda último exercício
1 (uma) cópia Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, atualizada; Emissão: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidaointernet/PF/Emitir

 

Autenticação: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidaointernet/PF/Autenticidade/Confirmar

 

 

1 (uma) cópia

Caso o nome do (a) candidato (a) tenha sofrido alterações, o (a) mesmo (a) deverá declarar a mudança ocorrida, devendo ser comprovada através de documento oficial.
Original Declaração Única – conforme Anexo V (sujeito a comprovação junto aos órgãos competentes)

 

16.9 Caso o nome do candidato tenha sofrido alterações, o mesmo deverá declarar a mudança ocorrida, devendo ser comprovada através de documento oficial.

16.10 Os casos omissos e/ou inusitados, com relação à situação e/ou a documentação apresentada pelo candidato, serão analisados pelo IDEP-GRH juntamente com a SEGEP, e, se necessários, pela Procuradoria Geral do Estado de Rondônia.

 

17 DA RESCISÃO DO CONTRATO E PENALIDADE

17.1 Aplica-se ao presente Edital o Previsto na Lei n°4.624, de 30 de outubro de 2019.

 

18 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1 O ato de inscrição neste procedimento implica na sujeição do candidato às condições estabelecidas neste Edital.

18.2 O credenciado será responsável pela atividade para a qual se habilitou, bem como pelas informações e documentos ofertados, excluída qualquer responsabilidade civil ou penal ao IDEP/RO.

18.3 Outras informações e esclarecimentos sobre o procedimento objeto deste Edital poderá ser obtidas junto à Comissão de Avaliação e Credenciamento, por meio do endereço eletrônico idep.selecao.qualificacao2022@gmail.com

18.4 O IDEP, por intermédio da Comissão de Avaliação e Credenciamento, apreciará e resolverá os casos omissos deste Edital.

18.5 O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha gerar direitos e obrigações em relação aos interessados.

 

 

  1. ANEXOS

ANEXO I – INSCRIÇÃO.

ANEXO II – QUADRO DE VAGAS E DISTRIBUIÇÃO DE INSTRUTOR

ANEXO III – QUADRO DE RESUMO DE TÍTULOS

ANEXO IV – FORMULÁRIO DE RECURSO

ANEXO V – MODELO DE DECLARAÇÃO ÚNICA

ANEXO VI – CRONOGRAMA

 

 

ADIR JOSEFA DE OLIVEIRA

Presidente do IDEP-RO

 

ANEXO I

 

INSCRIÇÃO

 

Site www.rondonia.ro.gov.br/idep

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 

ANEXO II

QUADRO DE VAGAS E DISTRIBUIÇÃO DE INSTRUTOR

 

ITEM CARGO MUNICÍPIO E DISTRITO CURSO COMPONENTE CURRICULAR QUANT. VAGAS CARGA HORÁRIA SEMANAL TURNO DE OFERTA
01 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– ALTO ALEGRE DOS PARECIS;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– CEREJEIRAS;
– CHUPINGUAIA;

– ESPIGÃO d’OESTE;

– NOVA MAMORÉ;
– OURO PRETO DO OESTE;

– PORTO VELHO;
– ROLIM DE MOURA;
SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ.

Agente de Informações Turísticas – Equipamentos e serviços turístico
– Ética
– Infraestrutura de apoio ao turismo
– Planejamento turístico
– Qualidade no atendimento ao turismo
– Teoria geral do turismo
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
02 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Agricultor Familiar – Agricultura familiar
– Empreendedorismo, Cooperativismo e Associativismo
– Planejamento e administração da propriedade agrícola
– Relações interpessoais
– Saúde e segurança no trabalho
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
03 Instrutor – ARIQUEMES;

– CACOAL;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– JI-PARANÁ;
– MACHADINHO d’OESTE;

– PIMENTA BUENO(CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO;
– VILHENA.

Ajudante de Obras – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Matemática aplicada
– Materiais de construção tecnologia das construções
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia das construções
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
04 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– CEREJEIRAS;
– CHUPINGUAIA;

Ajustador Mecânico – Leitura e Intepretação de Desenho Técnico
– Mecânica
– Metrologia
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
05 Instrutor – CACOAL;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– PIMENTA BUENO(CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO.

Artesanato com Sementes (BIOJÓIAS) – Empreendedorismo
– Desenho básico de jóias e seus derivados
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
06 Instrutor – ARIQUEMES;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO.

Artesanato em Biscuit – Empreendedorismo
– História do artesanato
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Técnicas de artesanato e modelagem em biscuit
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
07 Instrutor – PORTO VELHO;

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Artesanato em Papel para Decoração Festiva – Empreendedorismo
– História do artesanato
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Técnica de artesanato em papel
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
08 Instrutor – PORTO VELHO; Artesanato em Papel Para Decoração Festiva
– Origami
– Empreendedorismo
– História do artesanato
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Técnicas de modelagem em origami
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
09 Instrutor – ARIQUEMES;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– JI-PARANÁ;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO;
– VILHENA.

Artesanato em Tecido (Fuxico) – Artesanato em tecido
– Empreendedorismo
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
10 Instrutor – GUAJARÁ-MIRIM;

– JARU;
– JI-PARANÁ;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.

Artesão de Biojóias – Criação e montagem de peças
– Desenho técnico
– Empreendedorismo
– Especificação de matéria prima
– Ética profissional
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
11 Instrutor – JI-PARANÁ;

– PORTO VELHO;

– URUPÁ.

Artesão de Pintura em Tecido – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Pintura com molde vazado e decoupage de tecidos
– Pintura com riscos
– Pintura em várias superfícies
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
12 Instrutor – GUAJARÁ-MIRIM;

– PIMENTA BUENO(CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

Artesão de Pintura em Tela – Comunicação
– Empreendedorismo
– Pintura monocromática
– Pinturas com policromia
– Práticas de pintura
– Técnicas artísticas de pintura em tela
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
13 Instrutor – ARIQUEMES;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– OURO PRETO DO OESTE;
– PORTO VELHO.

Artesão em Bordado à Mão – Empreendedorismo
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Técnicas de bordado à mão
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
14 Instrutor – ARIQUEMES;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– JI-PARANÁ;
– NOVA MAMORÉ;

– OURO PRETO DO OESTE;
– PORTO VELHO.

Assistente Administrativo – Administração
– Linguagem e Comunicação
– Empreendedorismo Aplicado
– Ética
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Rotinas de trabalho
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
15 Instrutor – JARU;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO;- ROLIM DE MOURA.
Assistente de Costura – Comunicação
– Empreendedorismo
– Ética profissional
– História do vestuário
– Introdução a tecnologia enfesto e corte
– Material e equipamentos
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
16 Instrutor – CACOAL;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Assistente de Recursos Humanos – Comunicação e linguagem
– Educação financeira
– Empreendedorismo
– Introdução a gestão de pessoas e planejamento estratégico
– Motivação e trabalho em equipe
– Progressão funcional, cargos, salários e benefícios
– Recrutamento e seleção
– Treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento e de desempenho
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
17 Instrutor – JI-PARANÁ
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– VILHENA
Assistente Financeiro – Administração financeira
– Comunicação
– Empreendedorismo
– Ética profissional
– Rotinas financeira
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
18 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– ALTO ALEGRE DOS PARECIS;

– ALTO PARAÍSO;

– ARIQUEMES;
– BURITIS;

– CABIXI;

– CACAULÂNDIA;
– CAMPO NOVO DE RONDÔNIA

– CASTANHEIRAS;
– CEREJEIRAS;

– CHUPINGUAIA;

– COLORADO DO OESTE;

– CORUMBIARA;
– GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA;

– GUAJARÁ MIRIM;

– ITAPUÃ DO OESTE;
– JI-PARANÁ;

– MACHADINHO d’OESTE;
– NOVA BRASILÂNDIA d’OSETE;

– NOVA MAMORÉ;

– NOVA UNIÃO;

– PARECIS;

– PRESIDENTE MÉDICI;
– PRIMAVERA DE RONDÔNIA;

– RIO CRESPO;
– ROLIM DE MOURA;

– SANTA LUZIA d’OESTE;

– SÃO FELIPE d’OESTE;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;

– SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ;

– SERINGUEIRAS;
– THEOBROMA;

– VALE DO PARAÍSO;
– VILHENA.

Atendimento ao Público – Comunicação e atendimento
– Ética e responsabilidade no atendimento
– Fidelização no atendimento
– Primícias do atendimento ao Público/Cliente
– Qualidade no atendimento
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
19 Instrutor – ALVORADA d’OESTE;

– GUAJARÁ-MIRIM;
PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;

– VILHENA

Auto Maquiagem – Higiene e Técnicas de Auto Maquiagem CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
20 Instrutor – ARIQUEMES;

– CANDEIAS DO JAMARI;
– PRIMAVERA DE RONDÔNIA.

Auxiliar Administrativo – Comunicação e postura profissional
– Estrutura organizacional
– Noções de documentos e arquivamento
– Noções de marketing pessoal
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
21 Instrutor – JARU;
– JI-PARANÁ;- MACHADINHO d’OESTE;- OURO PRETO DO OESTE;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;

– SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ;
– VILHENA

Barbeiro – Coloração e Descoloração da estrutura de barba e cabelo
– Cortar e Modelar Barba e Cabelo
– Organizar o Ambiente de Trabalho
-Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Realizar Tratamento Capilar
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
22 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI; Boas Práticas de Fabricação (BPF) – Aspecto do controle de qualidade
– Higiene ambiental e potabilidade da água
– Higiene pessoal e saúde dos manipuladores de alimentos
– MIP – Manejo Integrado de Pragas e princípios de controle estatístico de processo MIP.
– Prevenção de contaminação cruzada
– Procedimento padrão de higiene e operação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
23 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32; Bovinocultor de leite – Cadeia produtiva do leite
– Empreendedorismo
– Gestão de propriedade leiteira
– Manejo de bovinos de leite e instalações
– Manejo de ordenha e qualidade do leite
– Manejo nutricional
– Manejo pastagens
– Manejo sanitário
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
24 Instrutor PORTO VELHO Brigadeiro Gourmet – Fabricação de brigadeiro gourmet CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
25 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO
Charcutaria Artesanal – Boas práticas de fabricação
– Defumação
– Equipamentos e utensílios
– Técnica, salga, cura e marinada
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
26 Instrutor – CABIXI;

– CACOAL;
– JI-PARANÁ;

– PORTO VELHO.

Condutor de Turismo de Pesca – Equipamentos preparação e manutenção
– Espécies de peixes
– Legislação e educação ambiental na pesca
– Prática de pesca (preparo, pesque e solte)
– Primeiros socorros
– Qualidade no atendimento e relacionamento humano
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
27 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– JARU;
– JI-PARANÁ;

– PORTO VELHO;
– ROLIM DE MOURA.

Cupcakes – Fabricação de Cupcakes CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
28 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO.

Decoração com Balões – Arco de balões
– Arranjos de mesa
– Bases, suportes
– Empreendedorismo
– Tipos de balões
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
29 Instrutor – ALVORADA d’OESTE;

– BURITIS;
– GUAJARÁ-MIRIM;

– PORTO VELHO;

– VILHENA.

Depilador – Anatomia da pele e estrutura dos pêlos
– Higiene e segurança no trabalho
– Noções de relações humanas e ética
– Orientações sobre processos alérgicos
– Preparação de material e tipos de cera
– Técnicas de depilação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
30 Instrutor  

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Desenhista de Construção Civil – Desenho técnico
– Empreendedorismo
– Leitura e Interpretação de Representação de projetos arquitetônicos
– Noção de projetos de instalações hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio
– Noções de projetos de instalações elétricas
– Noções de projetos estruturais
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Representação de projetos arquitetônicos
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
31 Instrutor  

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Desenhista de Moda – Conceito de moda
– Criação e desenvolvimento de coleção
– Desenho técnico de moda
– Empreendedorismo na indústria do vestuário
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia dos materiais têxteis
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
32 Instrutor – PORTO VELHO Desenhista de Produtos Gráficos WEB – Empreendedorismo
– Ferramentas de desenho
– Fundamentos para o design de produtos web
– Identidade visual
– Inglês aplicado
– Introdução ao HTML
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Sistema de gerenciamento de conteúdo
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
33 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– CACOAL;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Desenhista Mecânico – Desenho Básico
– Desenho Mecânico
– Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico
– Qualidade, Saúde, Meio Ambiente, e Segurança
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
34 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.

Design de Sobrancelhas -Atendimento ao cliente
– Biossegurança e higiene no trabalho
– Empreendedorismo
– Morfologia e formas do rosto
– Prática em design de sobrancelhas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
35 Instrutor – CACOAL;

– MACHADINHO d’OESTE;
– PORTO VELHO;

– ROLIM DE MOURA;

– VILHENA.

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão – Eletricidade básica

– Empreendedorismo
– Ética profissional
– Instalações elétricas em baixa tensão
– Medidas Elétricas
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde

CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
36 Instrutor – ALTO ALEGRE DOS PARECIS;

– ALTO PARAÍSO;

– ARIQUEMES;
– BURITIS;

– CABIXI;

– CACAULÂNDIA;
– CAMPO NOVO DE RONDÔNIA

– CASTANHEIRAS;
– CEREJEIRAS;

– CHUPINGUAIA;

– COLORADO DO OESTE;

– CORUMBIARA;

-COSTA MARQUES;

– CUJUBIM;
– ESPIGÃO DO OESTE;

– GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA;

– ITAPUÃ DO OESTE;
– JI-PARANÁ;

– MINISTRO ANDREAZZA;

– NOVA BRASILÂNDIA d’OESTE;

– NOVA UNIÃO;
– NOVO HORIZONTE DO OESTE;

– PARECIS;
– PIMENTEIRAS DO OESTE;

– PRESIDENTE MÉDICI;
– PRIMAVERA DE RONDÔNIA;

– RIO CRESPO;
– ROLIM DE MOURA;

– SANTA LUZIA d’OESTE;

– SÃO FELIPE d’OESTE;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;

– SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ;
-VILHENA.

Empreendedorismo – Empreendedorismo e sustentabilidade
– Iniciação ao empreendedorismo
– Marketing pessoal
– Plano de negócios
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
37 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– ALVORADA d’OESTE;

– COSTA MARQUES;
– NOVA MAMORÉ;

– PORTO VELHO;
– SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ.

Encanador Instalador Predial – Empreendedorismo
– Ética Profissional
– Leitura e interpretação de projetos
– Manutenção e instalação de água fria
– Manutenção e instalação de águas pluviais
– Manutenção e instalação de esgoto sanitário
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
38 Instrutor – ARIQUEMES;

– CACOAL;
– JI-PARANÁ;
– OURO PRETO DO OESTE;

– PORTO VELHO;
– VILHENA.

Espanhol aplicado ao turismo – Conversação em língua espanhola
– Gramática e vocabulário da língua espanhola
– Leitura e escrita na língua espanhola
– Vocabulário técnico (comércio e turismo)
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
39 Instrutor – CAMPO NOVO DE RONDÔNIA;

– CUJUBIM;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

Finanças Pessoais – Planejamento e Controle – Educação financeira
– Orçamento: fontes de receitas e de despesas
– Planejamento estratégico pessoal e financeiro
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
40 Instrutor – GUAJARÁ-MIRIM;

PORTO VELHO.

Fotógrafo – Edição de imagens
– Empreendedorismo
– Ética profissional
– Montagem de cenário
– Produção de ou Imagens
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
41 Instrutor – PORTO VELHO Garrafas Decoradas – Decoração da garrafa
– Empreendedorismo
– Preparação da garrafa
– Seleção da garrafa
-Tipos de material
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
42 Instrutor – CHUPINGUAIA;

– COLORADO DO OESTE;

– CORUMBIARA;

– CUJUBIM;

– ESPIGÃO d’OESTE;

– ITAPUÃ DO OESTE;
– JI-PARANÁ;

– MACHADINHO d’OESTE;

– MONTE NEGRO;
– NOVA MAMORÉ;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– ROLIM DE MOURA;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;

– SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ;

– SERINGUEIRAS;
– TEXEIRÓPOLIS;

– THEOBROMA;

– URUPÁ;
– VALE DO ANARI;
– VILHENA.

Gestão da Propriedade Rural – Contabilidade rural
– Introdução a gestão da propriedade rural
– Manejo do solo
– Sistema de produção e integração em propriedades rurais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
43 Instrutor – PIMENTA BUENO Gestor de Microempresa – Atendimento ao cliente
– Fundamentos da Administração
– Gestão de micro empreendimentos
– Gestão de pessoas
– Introdução a matemática financeira
– Legislação aplicada a pequenas empresas
– Marketing
– Noções de administração
– Noções de finanças
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
44 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
Hambúrguer Artesanal – Boas práticas de fabricação
– Modelagem e combinação de molhos
– Ponto de frituras
– Preparo de carnes
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
45 Instrutor – JARU;
– JI-PARANÁ;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32.
Horticultor Orgânico – Empreendedorismo
– Estudo dos solos e produção e fertilizantes orgânicos
– Formação e instalação de viveiros
– Horticultura orgânica
– Manejo alternativo de pragas, doenças e plantas daninhas
– Manejo e conservação dos solos em sistemas orgânicos
– Pós colheita armazenamento e comercialização de hortaliças
– Produção de hortaliças folhosas e tuberosas
– Sistema agroecológico e de produção orgânica, transição, legislação e certificação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
46 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32. Informática Básica (operador de computador – Windows
– Word
– Excel
– Power point
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
47 Instrutor – ARIQUEMES;

– CACOAL;
– JI-PARANÁ;
– OURO PRETO DO OESTE;

– PORTO VELHO;
– VILHENA.

Inglês Aplicado a Serviços Turísticos – Conversação em Língua Inglesa
– Gramática e vocabulário da Língua Inglesa
– Leitura e escrita na Língua Inglesa
– Vocabulário técnico (comércio e turismo)
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
48 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32; Inseminador Artificial de Animais – Administração rural
– Avicultura
– Bovinocultura
– Ética
– Inseminação artificial
– Linguagem e Comunicação
– Noções de anatomia e fisiologia da reprodução
– Ovinocaprinocultura
– Suinocultura
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
49 Instrutor – ARIQUEMES;

– JARU;
– PORTO VELHO.

Jardineiro – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Materiais e equipamentos
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Técnicas de jardinagem
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
50 Instrutor – ARIQUEMES;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– JI-PARANÁ;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– VILHENA;

Manicure e Pedicure – Empreendedorismo
– Equipamentos, instrumentais, materiais e produtos
– Esmaltação
– Estudo das mãos e dos pés
– Normas de biossegurança e legislação– Profissão e responsabilidade da Manicure e  Pedicure
– Técnicas de tratamentos das mãos e dos pés
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
51 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– VILHENA;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ.

Maquiador – Anatomia e Fisiologia da Pele
– Empreendedorismo
– Higienização
– Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança
– Técnicas de Maquiagem
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
52 Instrutor – PORTO VELHO Maquiagem para Festas – Maquiagem para noite
– Preparação de pele
– Tendência de maquiagem
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
53 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– COLORADO DO OESTE;

– PORTO VELHO.

Marceneiro – Leitura e interpretação de desenho técnico
– Máquinas, equipamentos e ferramentas
– Metrologia
– Práticas de marcenaria
– Tecnologia de materiais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
54 Instrutor – ARIQUEMES;

– JI-PARANÁ;
– PORTO VELHO.

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Marketing Digital – Fundamentos do marketing digital
– Mídias sociais e marketing digital
– Planejamento e táticas em marketing digital
– Produção textual para comunicação e marketing
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
55 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– ALTO ALEGRE DOS PARECIS;

– ARIQUEMES;
– CABIXI;

– CACOAL;
– CAMPO NOVO DE RONDÔNIA;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– CEREJEIRAS;
– CHUPINGUAIA;

– COLORADO DO OESTE;

– COSTA MARQUES;

– ESPIGÃO d’OESTE;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– MACHADINHO d’OESTE;

– MINISTRO ANDREAZZA;

– MIRANTE DA SERRA;

– NOVA MAMORÉ;

– NOVA UNIÃO;

– OURO PRETO DO OESTE;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PIMENTEIRAS DO OESTE;

– PORTO VELHO;
– PRESIDENTE MÉDICI;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;
– VILHENA.

Marketing do Turismo – Canais de marketing digital
– Comportamento do consumidor turista
– Introdução ao Marketing
– Marketing turístico
– Publicidade e propaganda
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
56 Instrutor – CACOAL;

– PORTO VELHO.

Mecânico de Motocicletas – Eletroeletrônica de motocicletas
– Empreendedorismo
– Ética profissional
– Fundamentos da mecânica de motocicletas
– Metrologia
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Sistema mecânico de motocicletas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
57 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– CEREJEIRAS;

– CHUPINGUAIA.

Mecânico de Motores a Diesel – Alimentação
– História dos Motores
– Lubrificação
– Metrologia
– Motor Ciclo Otto e Diesel
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Regulagem de Válvulas
– Sistema de Arrefecimento
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
58 Instrutor – ARIQUEMES;

– PIMENTA BUENO;

– PORTO VELHO.

Microempreendedor Individual – Análise de mercado
– Banco do povo: legislação e Organização
– Cooperativismo e associativismo
– Empreendedorismo: conceitos e aspectos iniciais
– Estratégias de marketing
– Microempreendedor individual – MEI: legislação e criação
– Noções de administração
– Noções de gestão de pessoas
– Plano de negócios
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
59 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Mini Bolos Decorados – Fabricação de Mini Bolos Decorados CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
60 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
Noções de Primeiros Socorros – Primeiros socorros CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
61 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NRS – CIPA – Normas regulamentadoras – Comissão interna de prevenção de acidentes – Introdução a segurança do trabalho
– Mapa de risco
– Organização da CIPA
– Regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE
– Riscos ambientais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
62 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de
Riscos Ocupacionais
– Disposições gerais
– GRO – Gerenciamento de Riscos Operacionais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
63 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina
do Trabalho
– Legislação
– Norma Regulamentadora
– Serviços Especializados em Engenharia de – Segurança e Medicina do Trabalho-SESMT
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
64 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Introdução a segurança do trabalho
– Mapa de risco
– Organização da CIPA
– Regulamentação do MTE
– Riscos Ambientais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
65 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR06 – Equipamentos de Proteção Individual – Equipamentos de proteção individual, tipos, seleção e emprego
– Programa de conservação auditiva
– Programa de proteção respiratória
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
66 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR7 – Programa de Controle Médico de
Saúde – PCMSO
– Conceitos e diretrizes NR7
– Responsabilidades
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
67 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR8 – Edificações – Conceitos da norma
– Laudo técnico das condições ambientais do trabalho
– Perfil profissiográfico previdenciário
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
68 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR9 – Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais
– Conceitos e diretrizes NR9
– Responsabilidades
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
69 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR10 – Segurança em instalações e serviços
com eletricidade
– Combate a incêndio
– Primeiros socorros
– Segurança em eletricidade
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
70 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Equipamentos – Aspectos ambientais associados
– Conceitos e diretrizes NR11
– Inspeção e manutenção preventiva
– Recursos tecnológicos
– Tipos de equipamentos e acessórios
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
71 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas
e Equipamentos
– Conceito e diretrizes da NR12

– Manutenção preventiva e preditiva
– Terminologia

CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
72 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR13 – Caldeiras Vasos de Pressão e Tubulações – Caldeiras – considerações gerais
– Conceitos e diretrizes NR13
– Noções de grandezas físicas e unidades
– Operações de caldeiras
– Prevenção contra explosões e outros riscos
– Tratamento de água e manutenção de caldeiras
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
73 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR15 – Atividades e Operações Insalubres – Características de insalubridade
– Conceitos e diretrizes da NR15
– Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s
– Higiene ocupacional
– Limites e tolerância e graus de insalubridade
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
74 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR16 – Atividades e Operações Perigosas – Atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas
– Atividades e operações perigosas com energia elétrica
– Atividades e operações perigosas com explosivos
– Atividades e operações perigosas com inflamáveis
– Atividades profissionais de segurança, pessoal e patrimonial
– Conceitos e diretrizes NR16
– Periculosidade
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
75 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – Canteiro de obras
– Conceitos e diretrizes NR18
– Condições do meio ambiente do trabalho
– Higiene e conforto
– Noções de combate a incêndio
– Noções de primeiros socorros
– Proteção em máquinas e equipamentos
– Riscos inerentes a sua função
– Uso adequado de EPI
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
76 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR19 – Explosivos – As normas de procedimentos operacionais
– Conceitos e diretrizes NR19
– Plano de emergência e combate a incêndio
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
77 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR21 – Trabalho a Céu Aberto – Análise de riscos
– Conceitos e diretrizes da NR21
– Medidas preventivas para evitar acidentes
– Perigos e cuidados nos trabalhos a céu aberto
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
78 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração – Campo de aplicação da NR22
– Comissão interna de prevenção de acidentes na mineração
– Conceitos e diretrizes NR22
– Obrigações e responsabilidades da empresa
– Responsabilidades dos trabalhadores
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
79 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR23 – Proteção Contra Incêndios – Classificação do fogo
– Conceitos e diretrizes da NR23
– Equipamentos de combate ao fogo
– Meios de propagação
– Técnicas de combate ao fogo
– Teoria do fogo
– Tipos de extintores e hidrantes
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
80 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR24 – Condições Sanitárias e Confortos nos Locais de Trabalho – Água potável e serviço de limpeza
– Conceitos e diretrizes de NR24
– Condições mínimas de higiene, conforto e acessibilidade
– Destino e tratamento de resíduos
– Fiscalização, penalização e multas
– Padrões para instalações sanitárias
– Padrões para vestuário, refeitórios, cozinha e alojamento
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
81 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR26 – Sinalização de Segurança – Conceitos e diretrizes NR26
– Perigos, riscos e casos específicos
– Símbolos para identificação
– Sinalização para armazenamento de substâncias perigosas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
82 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR31 – Segurança e Saúde no Trabalho da Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura – Conceitos e diretrizes da NR31
– Ergonomia no trabalho rural
– Meio ambiente e resíduos
– Noções de segurança com animais peçonhentos
– Noções de segurança com insumos agrícolas
– Procedimentos de prevenção de riscos
– Riscos decorrentes do tipo de tarefa
– Segurança nas atividades rurais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
83 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;
– PORTO VELHO.
NR32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde – Conceitos e diretrizes da NR32
– Equipamentos de proteção coletiva, individual e vestimentas de trabalho
– Medidas para prevenção de incidentes
– Normas de procedimentos de higiene
– Responsabilidade do empregado e empregador
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
84 Instrutor – PORTO VELHO Operador de Carregadeira de Rodas Pequenas – Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s
– Ética profissional
– Prática com carregadeira
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Transporte e movimentações de materiais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
85 Instrutor – GUAJARÁ-MIRIM;

– JI-PARANÁ;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

Operador de Drones (PILOTO) – Empreendedorismo
– Legislação
– Operação de drones
– Práticas de voo
– Registro fotográfico
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
86 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO.

Operador de Empilhadeira – Direção defensiva
– Empreendedorismo
– Fundamentos da empilhadeira
– Prática de operação com empilhadeira
– Segurança e trabalho
– Seleção de equipamentos e movimentação de cargas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
87 Instrutor – PORTO VELHO. Operador de Escavadeira Hidráulica – Comunicação
– Gestão de pessoas
– Inspeção do equipamento
– Prática operacional da escavadeira hidráulica
– Segurança e prevenção de acidentes de trabalho
– Técnicas de operação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
88 Instrutor – PORTO VELHO;

– VILHENA.

Operador de Minicarregadeira – Equipamento de Proteção Individual – EPI
– Ética profissional
– Prática com carregadeira
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Transporte e movimentação de materiais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
89 Instrutor – PORTO VELHO. Operador de Motoniveladora – Comunicação
– Gestão de pessoas
– Inspeção do equipamento
– Prática operacional da motoniveladora
– Segurança e prevenção de acidentes de trabalho
– Técnicas de operação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
90 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32. Operador de Processamento de Pescado – Armazenamento de Pescado
– Conservação de Pescado
– Controle de Qualidade do Pescado
– Empreendedorismo
– Higiene e Manipulação de Alimentos
– Matérias Primas em Processamento de Pescado
– Porcionamento de Pescado
– Processamento de Pescado
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Responsabilidade Ambiental
– Técnicas de Desossa de Pescado
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
91 Instrutor – PORTO VELHO. Operador de Retroescavadeira – Carregamento e descarregamento
– Manutenção preventiva
– Normas de segurança
– Prática com retroescavadeira
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
92 Instrutor – PORTO VELHO. Operador de Trator de Pneu – Conhecendo o trator
– Empreendedorismo
– Normas e legislação para uso de tratores
– Prática com trator
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Utilização dos tratores
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
93 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO.

Operador de Tratores – Conhecendo o trator
– Empreendedorismo
– Normas e legislação para uso de Tratores
– Operação do tratores
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
94 Instrutor – PORTO VELHO. Operador em Linha de Montagem de Equipamentos Eletroeletrônicos – Comandos eletroeletrônicos
– Controle de acionamento de máquinas
– Eletricidade básica
– Projetos elétricos
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Segurança em instalações elétricas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
95 Instrutor – PORTO VELHO.

– PORTO VELHO (DISTRITO MUTUM-PARANÁ);

– VILHENA.

Orçamentista da Construção Civil – Empreendedorismo
– Orçamento de obra
– Planejamento
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
96 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– ALTO ALEGRE DOS PARECIS;

– ARIQUEMES;
– CABIXI;

– CACOAL;
– CAMPO NOVO DE RONDÔNIA;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– CEREJEIRAS;
– CHUPINGUAIA;

– COLORADO DO OESTE;

– COSTA MARQUES;

– ESPIGÃO d’OESTE;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– MACHADINHO d’OESTE;

– MINISTRO ANDREAZZA;

– MIRANTE DA SERRA;

– NOVA MAMORÉ;

– NOVA UNIÃO;

– OURO PRETO DO OESTE;
– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PIMENTEIRAS DO OESTE;

– PORTO VELHO;
– PRESIDENTE MÉDICI;
– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;
– VILHENA.

Organizador de Eventos – Empreendedorismo/Cooperativismo
– Linguagem e Comunicação
– Planejamento, execução e captação de recursos em eventos
– Prática em projeto de eventos
– Recepção, etiqueta, protocolo e cerimonial na organização de eventos
– Tipologia de eventos
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
97 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– JI-PARANÁ.

Padeiro – Matemática Aplicada a Panificação
– Panificação
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia de Panificação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
98 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– JARU;

– JI-PARANÁ.

– ROLIM DE MOURA.

Pães Artesanais – Higiene dos alimentos na prevenção de toxinfecções alimentares
– Metodologia, relação e conceitos
– Prática de produção de pães artesanais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
99 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– JARU;

– JI-PARANÁ.

– ROLIM DE MOURA.

Pães Caseiros – Higiene dos alimentos na prevenção de toxinfecções alimentares
– Metodologia, relação e conceito
– Prática de produção de pães caseiros
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
100 Instrutor – ARIQUEMES;

– BURITIS;

– CEREJEIRAS;

– COSTA MARQUES;
– MACHADINHO d’OESTE;

– NOVA MAMORÉ;
– PORTO VELHO.

Pedreiro de Alvenaria – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Instalações prediais em alvenaria
– Leitura e interpretação de projetos
– Práticas e execuções em alvenaria
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
101 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– PORTO VELHO.

Pedreiro de Revestimentos em Argamassa – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Execução de revestimento de argamassa para paredes e tetos
– Execução de revestimento de argamassa para piso
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia em argamassa
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
102 Instrutor – ALVORADA d’OESTE;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– VILHENA.

Penteados – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tipos de Penteados
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
103 Instrutor – ALTA FLORESTA d’OESTE;

– ALVORADA d’OESTE;

– BURITIS;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– PORTO VELHO.

Pintor de Obras Imobiliárias – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Prática em pintura imobiliária
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
104 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI; Pizzaiolo – Empreendedorismo
– Noções de Planejamento da Produção
– Processo de Fabricação de Pizza
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
105 Instrutor – PORTO VELHO. Preparador de Doces e Compotas – Boas práticas de fabricação
– Preparo de caldos
– Técnicas de preparação de doces e compotas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
106 Instrutor – BURITIS;

– CUJUBIM;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ.

Preparador de Pescado – Controle de Qualidade do Pescado
– Empreendedorismo
– Higiene e Manipulação de Alimentos
– Matérias Primas em Processamento de Pescado
– Processamento de Pescado
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Responsabilidade Ambiental
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
107 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO.

Preparo de Caldos – Preparo de Caldos
– Tipos de Caldos
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
108 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO.

Preparo de Sobremesa – Receitas Rápidas de Sobremesas CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
109 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO.

Produção de Defumados – Boas práticas de fabricação
– Preparação de produtos defumados
– Técnicas de defumação
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
110 Instrutor – BURITIS;

– CUJUBIM;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ.

Produtor de Embutidos e Defumados – Empreendedorismo
– Matemática aplicada
– Noções de higiene e segurança alimentar
– Produção de embutidos e defumados
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia das carnes
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
111 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32; Produtor de Derivados do Leite – Linguagem e Comunicação
– Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo
– Higiene e qualidade
– Histórico e características da produção de leite e derivados
– Preparação de derivados do leite
– Saúde e segurança
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
112 Instrutor – PORTO VELHO. Produtor de Iogurte – Fabricação de iogurte CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
113 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO.

Produção de Linguiças Artesanal – Boas práticas de fabricação
– Preparo de carnes
– Tempero
– Tipos de linguiça
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
114 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– ROLIM DE MOURA;

– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ;

– VILHENA.

Produtor de Olerícolas – Classificação das hortaliças quanto ao clima
– Hortaliças amazônicas
– Introdução a Olericultura
– Manejo e conservação do solo e da água
– Planejamento da horta
– Pragas e doenças
– Preparo do canteiro da horta
– Tipos de hortas
– Tratos culturais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
115 Instrutor – PORTO VELHO. Produtor de Sorvetes – Boas práticas de fabricação
– Fabricação de sorvete
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
116 Instrutor – PORTO VELHO. Programador Web – Desenvolvimento de aplicações WEB
– Publicação e testagem de aplicações web
– Realização de manutenção nas funcionalidades das aplicações web
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
117 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32. Piscicultor – Introdução a piscicultura
– Leitura e produção de textos
– Manejo de peixes
– Matemática aplicada
– Reprodução e larvicultura
– Segurança no trabalho
– Tecnologia do pescado
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
118 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– ROLIM DE MOURA;

– SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ.

Recepcionista – Boas maneiras e Imagem Pessoal
– Conceitos e fundamentos da hospitalidade
– Ética profissional
– Inclusão digital
– Inglês aplicado
– Leitura e produção de texto
– Redação empresarial
– Relacionamento interpessoal
– Técnicas de recepção
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
119 Instrutor – CACOAL;

– JI-PARANÁ;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32.

Recepcionista de Eventos – Fundamentos de eventos, cerimonial e protocolo
– Inglês aplicado
– Linguagem e comunicação
– Planejamento e execução em recepção
– Postura profissional
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
120 Instrutor – JI-PARANÁ;

– PORTO VELHO;

– ROLIM DE MOURA.

Reciclador – Comunicação
– Empreendedorismo
– Ética profissional
– Manejo e beneficiamento de resíduos sólidos para reciclagem
– Meio ambiente e os resíduos sólidos
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
121 Instrutor – PORTO VELHO;

– SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ;

– SERINGUEIRAS;
– TEXEIRÓPOLIS;

– THEOBROMA;

– URUPÁ;
– VALE DO ANARI;

– VALE DO PARAÍSO.

Relações Interpessoais – Comunicação
– Diferenças individuais
– Histórico/Conceito
– Inteligência emocional
– Motivação
– Reflexões
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
122 Instrutor – CACOAL;

– PORTO VELHO.

Reparador de Circuitos Eletrônicos – Eletricidade básica
– Eletrônica analógica
– Eletrônica digital
– Eletrônica industrial
– Ética profissional
– Medidas elétricas
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Técnicas de manutenção em equipamentos eletrônicos
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
123 Instrutor – CANDEIAS DO JAMARI. Salgadeiro – Empreendedorismo
– Produzir Salgados Tradicionais
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Salgados finos
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
124 Instrutor – PORTO VELHO. Serígrafo – Empreendedorismo
– Ética profissional
– Materiais e equipamentos
– Práticas profissionais
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Tecnologia da estamparia
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
125 Instrutor – PORTO VELHO. Serralheiro de Materiais Ferrosos – Ética profissional
– Listagem dos perfis para corte
– Marcação, preparação, usinagem dos perfis tubulares
– Noções de desenho técnico de esquadrias
– Prática profissional
– Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
– Sistemas de medidas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
126 Instrutor – ARIQUEMES;

– CACOAL;

– PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32;

– PORTO VELHO;

– VILHENA.

Sistema Internacional de Linguagem de Sinais
– LIBRAS
– Alfabeto manual
– Conversação
– Cultura surda
– Expressão corporal e facial
– Fundamentos linguísticos da linguagem brasileira de sinais
– Números e valores monetários
– Percepção visual
– Tipos de frases na língua de sinais
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
127 Instrutor – ARIQUEMES;

– BURITIS;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– PORTO VELHO.

SPA dos Pés – Aplicação de massagem
– Empreendedorismo
– Hidratação dos pés
– Higienização
– Tratamento relaxante para os pés
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
128 Instrutor – PORTO VELHO. Suporte Técnico (HELP DESK) – Autoatendimento
– Comunicação
– Gerenciamento de incidentes
– Gerenciamento de problemas
– Help Desk x Service Desk
– Tipos de clientes
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
129 Instrutor – PORTO VELHO. Técnicas de Tranças – Manutenção e higienização
– Tipos de tranças
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
130 Instrutor – CEREJEIRAS;

– JARU;

– MIRANTE DA SERRA;
– MONTE NEGRO;
– OURO PRETO DO OESTE.

Técnicas de Vendas – Atendimento ao cliente

– Empreendedorismo
– Processo de vendas
– Relações interpessoais
– Tipos de vendas

CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
131 Instrutor – PIMENTA BUENO (CENTEC-ABAITARÁ) Rod. 010 Km 32; Tratorista Agrícola – Componentes e sistema de tratores agrícolas
– Manutenção e cuidados básicos com máquinas
– Mundo do trabalho, empreendedorismo e inovação
– Operações de aplicação de adubos e defensivos
– Operações de preparação do solo, plantio e colheita
– Relações interpessoais, ética e cidadania
– Saúde e segurança no trabalho com tratores e implementos agrícolas
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite
132 Instrutor – ALTO ALEGRE DOS PARECIS;

– CABIXI;

– CACOAL;
– CAMPO NOVO DE RONDÔNIA;

– CANDEIAS DO JAMARI;

– CEREJEIRAS;
– COLORADO DO OESTE;

– COSTA MARQUES;

– ESPIGÃO d’OESTE;

– GUAJARÁ-MIRIM;

– MACHADINHO d’OESTE;

– MINISTRO ANDREAZZA;

– MIRANTE DA SERRA;

– NOVA BRASILÂNDIA d’OESTE;

– NOVA MAMORÉ;

– NOVA UNIÃO;

– PIMENTEIRAS DO OESTE;

– PRESIDENTE MÉDICI.

Turismo Receptivo – Linguagem e Comunicação
– Inglês aplicado
– Fundamentos do turismo, hospitalidade e lazer
– Legislação do turismo
CR 20h Manhã ou Tarde ou Noite

 

ANEXO III

QUADRO DE RESUMO DE TÍTULOS

 

NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO
EIXO PESO EVENTO PONTUAÇÃO(INDIVIDUAL/TOTAL)
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
(SEM ÁREAS ESPECÍFICAS)
40 Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 160h 08/16
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária inferior a 160h e superior 81 06 /12
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária inferior a 80h e superior a 21 04/08
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária de até 20h 02/04
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 60 Vínculo Profissional na Área – Cada seis meses 4/40
Vínculo Profissional Geral – Cada seis meses 2/20
SOMATÓRIO DOS PONTOS OBTIDOS 100

 

NÍVEL MÉDIO TÉCNICO
EIXO PESO EVENTO PONTUAÇÃO(INDIVIDUAL/TOTAL)
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
(NA ÁREA DO CARGO)
40 Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 160h 06/12
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 160h 04/08
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária inferior a 80h e superior a 21 02/04
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária de até 20h 01/02
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 60 Vínculo Profissional na Área – Cada seis meses 4/40
Vínculo Profissional Geral – Cada seis meses 2/20
SOMATÓRIO DOS PONTOS OBTIDOS 100

 

NÍVEL SUPERIOR
EIXO PESO EVENTO PONTUAÇÃO(INDIVIDUAL/TOTAL)
TITULAÇÃO ACADÊMICA (NA ÁREA DO CARGO) 20 Mestrado 08
Doutorado 12
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL 30 Especialização 05/10
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 160h 04/08
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 80h e inferior a 160h 03/06
Cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária igual ou superior a 21h e inferior a 80h 02/04
Congressos, Seminários, Colóquios e Equivalentes, e cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária inferior a 21h 01/02
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 50 Vínculo Profissional na Área – Cada seis meses 4/40
Vínculo Profissional Geral – Cada seis meses 1/10
SOMATÓRIO DOS PONTOS OBTIDOS 100

 

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

 

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
Nome:
Documento de identidade:
Telefone/celular:
REFERENCIA DO RECURSO
( ) Homologação de inscrição ( ) Análise documental

( ) Critério de desempate

 

( ) Outros motivos: especificar:

ARGUMENTAÇÕES QUE EMBASAM O RECURSO
 

___________________, _____ de _____________ 2022

 

 

 

 

Assinatura do candidato

 

 

 

 

 

 

ANEXO V

MODELO DE DECLARAÇÃO ÚNICA

DECLARAÇÃO

Eu ________________________________________________, inscrito no CPF _______________________, ______________________________ concorrente a vaga de _______________________ em Processo Seletivo Simplificado promovido pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia declaro:

( ) que OCUPO cargo público (Caso ocupe, deverá apresentar também Certidão, expedida pelo órgão empregador contendo as seguintes especificações: o cargo, escolaridade exigida para o exercício do cargo, a carga horária contratual, o vínculo jurídico do cargo, dias, horários, escala de plantão (se for o caso) e a unidade administrativa em que exerce suas funções)

 

( ) que NÃO ocupo cargo público

 

( ) que EXISTE demissão por justa causa ou a bem do Serviço Público (sujeito a comprovação junto aos órgãos competentes)

 

( ) que NÃO demissão por justa causa ou a bem do Serviço Público (sujeito a comprovação junto aos órgãos competentes)

 

( ) que EXISTE Investigações Criminais, Ações Cíveis, Penais ou Processo Administrativo em que figure como indiciado ou parte.

 

( ) que NÃO Investigações Criminais, Ações Cíveis, Penais ou Processo Administrativo em que figure como indiciado ou parte.

 

( ) que Ocupei/ocupo cargo de provisão Temporária, na Esfera Estadual ou Municipal, provido com fundamento na Lei nº 4.619 de 22 de outubro de 2019, no prazo inferior a vinte e quatro meses (24) até apresente data.

 

( ) que NÃO Ocupei/ocupo cargo de provisão Temporária, na Esfera Estadual ou Municipal, provido com fundamento na Lei nº 4.619 de 22 de outubro de 2019, no prazo inferior a vinte e quatro meses (24) até apresente data.

 

Assumo a inteira responsabilidade administrativa, civil e criminal por esta declaração, estando ciente dos crimes previstos no artigo 299 do Código Penal (falsidade ideológica) e demais Legislações vigentes.

 

Por ser verdade, dato e assino abaixo.

 

______________, _____/____/____.

 

____________________________

Assinatura Candidato

 

 

 

 

ANEXO VI

CRONOGRAMA

Lançamento do Edital 06 de junho de 2022
Período de Inscrições on-line 09 a 15 de junho 2022
Homologação das inscrições 16 de junho de 2022
Período de recurso da homologação das inscrições 17 de junho de 2022
Resposta de Recurso da homologação das inscrições 20 de junho de 2022
Edital de homologação do resultado preliminar da avaliação de títulos (pontuação) 22 de junho de 2022
Período de recurso do resultado preliminar da avaliação de títulos (pontuação) 23 de junho de 2022
Resposta de recurso do resultado preliminar da avaliação de títulos (pontuação) 24 de junho de 2022
Homologação do Resultado Final, com a lista geral de candidatos credenciados 27 de junho de 2022
1º Convocação de candidatos 27 de junho de 2022
Recepção da documentação dos candidatos da 1º convocação 27 e 28 de junho de 2022
Assinatura de contratos dos candidatos da 1º convocação 29 de junho de 2022
Publicação dos candidatos que não comprovaram os requisitos para assinatura do contrato e terão as convocações tornadas sem efeito 29 de junho de 2022
2º Convocação de candidatos 29 de junho de 2022
Recepção da documentação dos candidatos da 2º convocação 29 e 30 de junho de 2022
Assinatura de contratos dos candidatos da 2º convocação 1º de julho de 2022

 

 

Arquivo: Edital-no-7.2022-IDEP-GAB.pdf Download

Compartilhe


Pular para o conteúdo