Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO

Provas do Enem são aplicadas para privados de liberdade em Rondônia

13 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Para a edição Enem PPL 2023 foram realizadas 1.421 inscrições

O Exame Nacional de Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) está sendo realizado nos dias 12 e 13 de dezembro em todo o país. Com o intuito de ampliar a ressocialização por meio da educação, a aplicação da prova, acontece em todas as 36 unidades prisionais de regime fechado do Estado.

A ação é executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), e o Enem PPL acontece em parceria do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), sendo disponibilizado no Sistema Penitenciário para os reeducandos, de forma gratuita e voluntária, possibilitando a inserção no ensino superior no pós-cumprimento de pena ou com autorização judicial. Para participar, basta que o reeducando tenha concluído o ensino médio. 

O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou que, a aplicação do Enem PPL amplia as possibilidades de reinserção social. “Muitos dos inscritos no exame têm o objetivo de ingressar no ensino superior, o que garante uma possibilidade maior de inserção no mercado de trabalho. O ingresso na faculdade pode ocorrer no pós-cumprimento de pena ou com autorização judicial, vai depender também, dos critérios de classificação da Sejus e do parecer do juiz responsável; porém, com toda certeza, esse é um dos primeiros passos para a ressocialização, a busca pela educação”, pontuou.

FORÇA-TAREFA ENEM

Garantindo a segurança e sigilo das provas, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) atuou com policiamento ostensivo na Capital e nos municípios do Estado. A ação contou com escolta durante a distribuição e recolhimento das provas, prevenindo possíveis atrasos, fraudes, furtos ou roubos durante o trajeto. Denominada “Força Tarefa Enem”. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Fran Carlos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo