Governo de Rondônia
22/11/2024

AGRICULTURA DA AMAZÕNIA

Proteção ambiental para tecnologias de produção rural foi destaque nas vitrines tecnológicas da Emater durante a Rondônia Rural Show Internacional 

31 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Biodigestor e casa sustentável na vitrine tecnológica da Emate-RO, foram os atrativos apresentados ao público

O estande da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) apresentou um recorde de público, durante a 11ª Rondônia Rural show Internacional, onde recebeu 22.246 visitantes, que buscou informações sobre tecnologias de produção rural disponibilizada pela instituição, em 26 unidades demonstrativas, instaladas. Uma mostra com novidades voltadas à agropecuária, do cultivo ao processamento de produtos.

Uma dessas novidades foi a casa sustentável, unidade de demonstração que apresentou a casa ideal, do ponto de vista ambiental, construída com materiais obtidos de modo ambientalmente corretos, que utiliza energia de fontes não apenas renováveis, como também diminuem as emissões e impactos do processo produtivo ao meio ambiente; como a utilização de energia solar e produção do gás para uso doméstico, a partir de substâncias de descarte ou aproveitamento integral de resíduos para produção de energia, biofertilizantes e outros materiais.

O biodigestor [sistema que transforma resíduos da produção rural em produtos de alta qualidade] instalado no estande da Emater-RO, atraiu a atenção dos visitantes que queriam saber como era produzido o gás, capaz de substituir o de cozinha, usado em praticamente todas as casas do país, e que pode servir de combustível para motores estacionários, permitindo, inclusive, a produção de energia elétrica. Os técnicos passaram as devidas informações de como um biodigestor feito com uma caixa d’água de 2 mil litros pode produzir gás equivalente a duas botijas de 13 kg por mês, além disso, esse equipamento de baixo custo, trata resíduos orgânicos especialmente o esterco, transformando o que era rejeito em  biofertilizante, ao mesmo tempo que evita jogar para a atmosfera o gás metano, resultante da fermentação do esterco.

PROTEÇÃO DO SOLO E ÁGUA

Unidade demonstrativa de recuperação de nascente na Rondônia Rural show

Na mesma linha de proteção ambiental, a Emater-RO apresentou a tecnologia de proteção de nascentes e corpos hídricos, atividade que ganha relevância neste momento em que atravessamos uma crise climática, com graves consequências para a questão da água e proteção do solo. A técnica referida pode contribuir para evitar desastres, como os ocorridos no Rio Grande do Sul neste mês.

Em uma parceria com o ambientalista e ex-entro Tecextencionista da Emater-RO Jorge Murer, foi apresentada a tecnologia de revitalização e proteção de nascentes, processo iniciado há três  anos, através da recuperação da vegetação ciliar do curso d’água que atravessa o Centro Tecnológico Vandeci Rack, e possui uma vazão de 50 mil litros por hora, e é utilizado para captação da água usada na irrigação das unidades demonstrativas de cultivo.

Chamadas também de vitrines tecnológicas, essas unidades foram repetidas vezes citadas pelo diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão; “como o mais importante recurso educativo utilizado pela extensão rural à difusão de tecnologias aos agricultores familiares. A economia verde é um modelo que resulta em melhoria para o bem-estar das famílias e ao mesmo tempo reduz os riscos ambientais, preserva o meio ambiente e valoriza a terra,” pontuou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Água, Economia, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Meio Ambiente, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo