Governo de Rondônia
27/04/2024

CONSELHO FISCAL

Prorrogada a data de inscrição para membros do Conselho Fiscal do Iperon

24 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Inscrições devem ser feitas via email para eleicaoconselhofiscal@iperon.ro.gov.br

As inscrições para membros do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) foram estendidas, agora com prazo final marcado para 29 de novembro de 2023, conforme link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-de-prorrogacao-de-inscricoes-para-membros-do-conselho-fiscal-do-iperon/. Em uma iniciativa de promover uma representação diversificada e participativa, o processo de inscrição e votação ocorrerá de forma online.

Os interessados em se candidatar deverão enviar suas informações para o email eleicaoconselhofiscal@iperon.ro.gov.br. Todo o detalhamento sobre documentação necessária e demais requisitos, pode ser acessado no edital disponível para consulta no site https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-de-convocacao-para-escolha-de-membros-do-conselho-fiscal/,  e no Portal da Transparência do Instituto.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR

Para ocupar a posição de conselheiro fiscal, o requisito é ser beneficiário do Instituto, o que abrange aposentados, pensionistas e servidores ativos. A importância da representação no Conselho reflete diretamente na eficácia da gestão previdenciária estadual. O Conselho Fiscal é composto por oito membros, sendo dois indicados pelo Chefe do Poder Executivo Estadual; dois mediante decisão do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Defensoria Pública; e quatro representantes dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas.

SOBRE O CONSELHO FISCAL

Entre as responsabilidades do Conselho Fiscal, destacam-se a vigilância sobre a gestão econômico-financeira da Autarquia, incluindo a análise de balanços anuais e balancetes, além da emissão de pareceres sobre prestações de contas anuais do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Recentemente, o Conselho Fiscal conduziu a análise da avaliação atuarial realizada por uma empresa especializada contratada pelo Iperon. Esse processo, baseado em cálculos atuariais, projeta a relação entre os recursos financeiros existentes, sua projeção futura e a capacidade de financiar os benefícios previdenciários.

Para mais detalhes, incluindo o edital e a ficha de inscrição, acesse o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/regulamento-eleitoral-convocacao-para-membros-do-conselho-fiscal/, e participe ativamente desse processo fundamental para a transparência e eficácia da gestão previdenciária no estado de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo