Governo de Rondônia
29/06/2024

REINSERÇÃO SOCIAL

Projeto possibilita a remição de pena pela confecção de artesanato

12 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Tapete produzido por apenado dentro da cela.

Tapete produzido por apenado dentro da cela

Por iniciativa da direção da Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda) e, já com a autorização da Vara de Execuções Penais (VEP) da Capital, será possível o aproveitamento dos artesanatos confeccionados nas celas pelos reeducandos para a remição de pena.

Para tanto, foi idealizado e elaborado pelos agentes penitenciários Valdomiro Silvino e Hilda Russelakis o projeto “Costurando a Liberdade”, que tem como objetivo proporcionar capacitação profissional aos apenados, tirá-los da ociosidade e ainda garantir a possibilidade da remição da pena.

De fácil execução, o projeto tem como multiplicadores os próprios reeducandos que já possuem experiência em costura e tapeçaria. Na etapa de implantação já participam do projeto, 115 apenados.

A coordenação do projeto é da responsabilidade do agente penitenciário, Maury Mendes que, além de controlar a produção, também é responsável pelo material e registro da carga horária específica de trabalho, o que possibilitará a contagem das horas trabalhadas para a remição de pena.

O diretor geral do Panda, Raimundo Nazareno, diz que o projeto é muito positivo e que na aprovação pela Vara de Execuções, o juiz recomenda que ele sirva de modelo e seja estendido e aplicado em outras unidades prisionais de Porto Velho.

Tapete para banheiro confeccionado nas celas

Tapete para banheiro confeccionado nas celas

Segundo Hilda Russelakis, o projeto veio ao encontro de solucionar a viabilidade e regras claras para o aproveitamento dos pedidos de remição pelos artesanatos. “Haverá controle das oito horas diárias de trabalho, dentro dos requisitos da Lei de Execuções Penais (LEP). Os insumos para produção das peças são fornecidos pelos familiares, bem como todo material produzido será comercializado também pelos familiares dos reeducandos”, explica.

O projeto Costurando a Liberdade

As regras e os prazos para a confecção das peças seguem a normatização demonstrada nas tabelas.

Peças produzidas

Quantidade

Peça

Produto

Período de elaboração

01

Unidade

Tapete

Dois dias

02

Jogos de banheiro/cozinha

Tapete

01 Semana

08

Jogos de banheiro/cozinha

Tapete

01 Mês

 Prazo de execução para fins de remissão de pena:

Quantidade de peças

Dia a remir

02 jogos de tapete

2,5 dias

04 jogos de tapete

5 dias

06 jogos de tapete

7,5 dias

08 jogos de tapete

10 dias


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Divulgação Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo