03/05/2024

PAVIMENTAÇÃO

Projeto leva asfalto à zona rural do município de Ji-Paraná

20 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Agricultor afirma que o asfalto é um sonho realizado

O agricultor José Ferreira dos Santos mora há 46 anos na Linha 12 do Projeto Itapirema, zona rural de Ji-Paraná. Quando chegou ao local, não existia asfalto sequer na BR-364. José Ferreira, que via o asfaltamento do Projeto Itapirema como um sonho distante, agora comemora o início das obras de pavimentação da Linha 12, e afirma que o asfalto em execução é mais que um sonho.

A obra é executada com recursos de mais de R$ 2 milhões viabilizados pelo senador Acir Gurgacz, por meio de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura Municipal, Governo de Rondônia e a Caixa Econômica Federal. O recurso assegurado pelo senador é utilizado para a compra de material asfáltico, enquanto as obras são executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), em parceria com a prefeitura.

A linha está recebendo projeto piloto no Brasil que visa à pavimentação das linhas vicinais dos municípios. Os primeiros 500 metros, do total de 12 quilômetros, já receberam capa asfáltica. O objetivo é concluir o projeto no primeiro semestre do próximo ano.

O senador Acir Gurgacz destacou que o asfalto é a maior reivindicação de qualquer comunidade que ainda não tem o benefício. “Todos nós queremos o asfalto na nossa rua, e assim é na zona rural. É com esse objetivo que o programa está sendo implantado, para mudar esse conceito”, explicou.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, frisou que o governo estadual teve papel fundamental nesse processo. “Esse tipo de parceria ocorre porque o DER tem máquinas, equipamentos e servidores, além da experiência com asfalto, para executar as obras”, reforçou.

Texto: Nilson Nascimento/Emanuel Alencar
Fotos: Emanuel Alencar