19/10/2024

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

Projeto desenvolvido pela Sejus fortalece a ressocialização no sistema prisional, em Rolim de Moura

02 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Uma cerimônia certificou 12 apenados do projeto “A viagem do Prisioneiro”, realizado com os internos

O projeto A viagem do Prisioneiro, que visa reintegrar através da assistência religiosa, após três meses de orientação certificou 12 reeducandos do sistema prisioal na Penitenciária Regional de Rolim de Moura, na quinta-feira (26). O objetivo do projeto é a orientação dos reeducandos por meio de estudos bíblicos ecumênicos sobre mudança de postura, com foco na espiritualidade. As atividades foram teóricas e práticas, dinâmicas e totalmente participativas, com o intuito de promover a autoestima e estimular a valorização do ser humano.

A ação foi aplicada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Coordenadoria de Projetos de Reinserção Social, Regional III, em parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

As atividades voltadas ao segmento espiritual, independente da religião, são consideradas pelo governo do estado de suma relevância, tendo em vista que são ações que refletem imediatamente no comportamento dos internos, além de diminuir a ociosidade no cumprimento de pena, incentivando que os integrantes busquem a reintegração como meio de mudança de vida.

A coordenadora de projetos da Regional III, Marcela Ramalho informou que, esta foi a primeira turma, sendo visível a aceitação do projeto entre os reintegrandos da unidade. Dessa forma, a instituição busca parcerias para que o projeto tenha continuidade, tendo em vista o interesse da população prisional de participar das orientações.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o projeto alcançou seu objetivo, frisando que não houve desistências durante as atividades, o que mostra a eficiência da ação.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Arquivo Sejus

Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Comunicação, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Polícia, Porto Velho, Rolim de Moura, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade