Governo de Rondônia
24/04/2024

ASSISTÊNCIA

Programação do Outubro Rosa conscientiza reeducandas da penitenciária de Porto Velho

29 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Tendo em vista o mês da conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, a Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou nesta semana atendimentos com orientações sobre o autoexame da mama, aferição de pressão arterial, entrega de panfletos informativos, sorteio de brinde e lanche para as reeducandas da Penitenciária Feminina de Porto Velho (Penfem).

A palestrante Renata contou sua experiência ao ser diagnosticada com câncer e deu orientações às reeducandas sobre a prevenção da doença

A palestrante Renata contou sua experiência ao ser diagnosticada com câncer e deu orientações às reeducandas sobre a prevenção da doença

Uma das palestras foi ministrada por Renata de Oliveira Santos, farmacêutica e funcionária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que contou sua experiência de como foi ser diagnosticada com câncer e orientou as reeducandas para a prevenção.

“Tive câncer de mama. Faço tratamento há sete anos. Passei por várias fases durante esses anos”, conta a servidora.

Ela conta que primeiro veio o diagnóstico, a cirurgia e o tratamento. “Passei por todas essas fases e fui encontrando uma maneira de melhorar. Hoje estou mais tranquila quanto à qualidade de vida, por isso que é importante ter o diagnóstico precoce por que ele é que vai determinar a qualidade de vida”.

Renata relatou que a doença foi diagnosticada no autoexame da mama. “O autoexame e a consulta ao médico são muito importantes”, finaliza.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Geência de Saúde Gesau/Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo