Governo de Rondônia
29/03/2024

RONDÔNIA RURAL SHOW

Programa de segurança rural é tema de palestra na Rondônia Rural Show

27 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra explicativa do aplicativo Rede Rural aconteceu durante a feira do agronegócio

Os produtores rurais presentes na 10ª edição da Rondônia Rural Show, receberam nesta quinta- feira (25), uma palestra explicativa sobre o aplicativo Rede Rural. A palestra foi realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania-Sesdec, em parceria público-privada. Nela os moradores do campo puderam tirar todas as dúvidas sobre a ferramenta.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirma que o aplicativo auxilia na comunicação entre polícia e a comunidade do campo. “O Governo do Estado, tem facilitado a comunicação com a população, e não poderia ser diferente na Zona Rural. A inclusão desta ferramenta, vai facilitar para que o produtor rural tenha um contato direto com a Polícia Militar, o que dará mais agilidade ao atendimento de possíveis ocorrências”, confirma.

O secretário da Sesdec, Felipe vital, ressaltou as ações direcionadas aos moradores do campo, “São grandes as ações direcionadas à Segurança Pública, e devemos sempre garantir a proteção da nossa sociedade, essa ferramenta vai auxiliar com que o produtor rural possa ter um link direto com a PM, que automaticamente saberá o que esse produtor tem em sua propriedade, e assim vão dialogar, e se porventura, acontecer algo que fuja da normalidade, o morador da área rural poderá avisá-los” explicou.

Para José da Silva, o aplicativo é uma novidade que vai aumentar a segurança ” É uma novidade que nos ajudará muito, estamos muito felizes com os investimentos do Governo na segurança do campo”, disse.

APLICATIVO

O Rede Rural, é um aplicativo desenvolvido em parceria público- privada, e não tem custo para o Estado e nem para o produtor rural. Em contrapartida o Governo entra com a mão de obra dos policiais, que estão sendo preparados e treinados, para atuarem no cadastramento dessas pessoas, e alimentar o aplicativo com informações que facilitem o trabalho do Governo do Estado, a fornecer uma Segurança Pública mais célere e de qualidade, para aqueles que moram em área agrícola. Tendo em vista que o aplicativo é apontado como favorável para facilitar esse acesso da população com a polícia.

O programa conta ainda com Patrulha Rural, realizada pela Policia Militar, com equipamentos especializados para o campo, e com monitor de problemas criminais, que se trata de um conjunto de programas de inteligência especializada em crimes do campo. A captação e tratamento de dados sobre as propriedades, a frequência de crimes e outros riscos nas localidades, realizados pela empresa, permitem a criação de rotas inteligentes para as patrulhas rurais da PM.

O Programa já acontece em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes. Dessa forma, o Governo de Rondônia, está dando continuidade ao Programa, expandindo para mais cidades do interior.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Assessoria Sesdec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Rondônia, Segurança, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo