Governo de Rondônia
28/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Produção de reeducandos de Porto Velho está exposta na 5º Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

26 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Toda produção foi comercializada durante a feira

Toda produção foi comercializada durante a feira

Cerca de 60 reeducandos do sistema prisional de Porto Velho participaram da confecção de mais de 100 materiais que estão expostos na 5ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. O estande conta com os mais variados produtos floreiras decorativas, cadeira infantil, mesas de centro, puffs de tamanhos variados, poltronas de pneus, xícaras de jardim e bolsas.

Segundo a Gerência de Reinserção Social da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a exposição dos materiais na Rondônia Rural Show é realizada há três anos com o apoio da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Desenvolvimento da Amazônia (Cotama).

A presidente da Cotama, Dulce Gonçalves Braga, explicou que a Gerência de Reinserção da Sejus auxilia a cooperativa mediante a aquisição de materiais para a confecção dos produtos e, a cooperativa, por sua vez, ministra os cursos no sistema prisional, assim, a participação da Cotama na Rural Show se dá exclusivamente com o propósito de expor à venda os artefatos fabricados pelos reeducandos dentro das unidades prisionais. “O valor arrecadado com a venda dos artefatos é investido na formação de novos cursos em outras unidades prisionais e na aquisição de materiais para a continuidade dos cursos”, disse Dulce.

Os artesanatos são confeccionados a partir da matéria-prima jogada no meio ambiente, como pneus, sobras de madeiras, papelão, garrafas pet e banner. Com pneus são produzidos cadeiras, poltronas, pula pula, xícaras para jardim e floreiras. Com banner são feitas sacolas e bolsas, com a madeira são feitos puffs entre outros materiais.

Conforme a Gerência de Reinserção Social, os reeducandos que participam das capacitações ministradas pela cooperativa recebem certificados de conclusão de cursos, o que diretamente, implica em remissão de pena pelo trabalho e estudo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo