05/05/2024

SEGURANÇA

Presídio Provisório e Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, em Porto Velho, são equipados com câmera de monitoramento

08 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

As câmeras foram instaladas para monitoramento da área externa em todo o perímetro do Panda

Duas unidades prisionais de Porto Velho receberam no final do mês de dezembro o monitoramento de câmeras. Segundo o diretor da Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda), Valdomiro Silvino de Melo, a instalação das câmeras na unidade iniciou desde o dia 24 de dezembro de 2015. A instalação das 12 câmeras não teve custos para a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), foi feita em parceria com alguns servidores que têm experiência na área e se dispuseram a ajudar; o recurso para o monitoramento é do Fundo Penitenciário (Fupen).

“O monitoramento é seguro tanto para os agentes penitenciários como para os presos e visitas. Veio para melhorar a rotina da unidade isso é uma vitória para nós”, ressaltou Valdomiro.

A diretora do Presídio Provisório, Andreia Cardoso de Oliveira, disse que na  unidade foram instaladas quatro câmeras de monitoramento adquiridas com o recurso do Programa de Gestão Financeira (Progesfi). Conforme Andréia, as câmeras foram dividas entre a área externa e interna da unidade. “O monitoramento por câmeras é de muita importância para a unidade, pois dá suporte para o efetivo  de agentes penitenciárias”.

As unidades José Mario Alves (Urso Branco) e a Penitenciária Estadual Aruana foram as pioneiras na instalação das câmeras.

Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Gaia Quiquiô