AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prefeito de Ji-Paraná destaca o trabalho do governo para a pavimentação do anel viário

29 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Lioberto Caetano destacou o empenho do governo para retomar todas as obras no estado.

Lioberto Caetano destacou o empenho do governo para retomar todas as obras no Estado

A retomada das obras para pavimentação do Anel Viário de Ji-Paraná, na região Central do Estado, foi o ponto central da audiência pública realizada no último sábado (27). Políticos da região e representantes da sociedade civil organizada debateram com representantes do governo estadual a situação das obras que o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) realiza no município, e que estavam paralisada por causa das chuvas e por cancelamento de contratos.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, afirmou que o governador Confúcio Moura está empenhando em retomar em todo o Estado as obras que estavam paralisadas por causa das chuvas. Ressaltou que os trabalhos para asfaltar o Anel Viário já foram iniciados com máquinas, equipamentos e servidores próprios do DER, e assegurou que não haverá interrupção dos serviços. Frisou, ainda, que nesta semana o governo também retoma as obras de asfaltamento urbano na cidade para concluir a meta de atingir 50 quilômetros de pavimentação de ruas. Outro importante benefício para o município é o Complexo Beira Rio, também previsto para ser retomado nos próximos dias. “Todas as obras que foram prometidas serão entregues à população”, garantiu.

O prefeito Jesualdo Pires disse que está confiante que a obra vai sair do papel. “O DER tem equipe qualificada e as máquinas já estão no local”, ressaltou o prefeito, enaltecendo a forma de trabalho implantada no Departamento pelo diretor-geral, Lioberto Caetano.

Jesualdo ainda afirmou que o Anel Viário é o grande sonho da população ji-paranaense para que a Transcontinental volte a ser uma avenida do município, e a prefeitura possa fazer as benfeitorias necessárias no perímetro urbano.

Populares lotaram a Câmara de Vereadores para acompanhar a Audiência Pública.

Populares lotaram a Câmara de Vereadores para acompanhar a Audiência Pública

O senador Valdir Raupp  frisou que o Anel Viário tem importância para todo o Estado. Lembrou que iniciou a abertura da rodovia quando foi governador (1995/98). E destacou que o DER tem obras para executar em todo o Estado e que o órgão destacou uma equipe com frota de máquinas e equipamentos exclusivamente para o Anel Viário.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, foi enfático ao afirmar que a pavimentação do Anel Viário não foi executada em 2014 por má vontade política, mas, sim, pelo descumprimento técnico da empresa contratada para executar os serviços.

A Audiência Pública foi proposta pelo deputado estadual Laerte Gomes, que se disse confiante na execução dos trabalhos, ressaltando que a rodovia vai contribuir para o escoamento da safra da região de Mato Grosso até o Porto Graneleiro em Porto Velho.  “Essa obra terá fiscalização constante da Assembleia Legislativa”, declarou.

O deputado estadual Airton Gurgacz também disse estar confiante no asfaltamento do Anel Viário, que excluirá o trânsito de 2.500 carretas  por dia cortando toda a cidade. Já o deputado federal, Marcos Rogério, parabenizou a decisão do governador Confúcio Moura de realizar a obra, e elogiou o setor de engenharia do DER que atua na região.

Texto: Nilson Nascimento/Emanuel Alencar
Fotos: Emanuel Alencar