Governo de Rondônia
25/05/2024

INTERAÇÃO

Potencialidades de Rondônia são destacadas em encontro com Embaixada do Marrocos

04 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Governo destaca potencial do Estado em visita à Embaixada de Marrocos

Uma ampla discussão, pautada no estreitamento de laços comerciais, foi o ponto alto da reunião realizada na quarta-feira (3), entre o Governo de Rondônia e a Embaixada do Marrocos, em Brasília (DF). Na ocasião, foi pontuado que tanto o Estado quanto o país norte-africano possuem importantes potenciais de desenvolvimento, sendo destacado o apoio às relações comerciais mútuas.

Reunido com o embaixador Nabil Adghoghi, o governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o crescimento do Estado e as potencialidades em vários setores da economia.

Durante a reunião, o governador fez um convite ao embaixador para participar da 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece entre os dias 20 a 25 de maio. O governador expressou satisfação quanto às semelhanças entre Rondônia e a nação de origem berbere, povos que vivem na região Norte da África, principalmente em Marrocos. “Temos muitas coisas em comum e me senti muito bem sendo recebido pelo embaixador. Mostramos o quanto Rondônia tem potencial”, salientou.

O embaixador, Nabil Adghoghi mencionou os elogios que as forças armadas marroquinas têm manifestado às autoridades do país, ao se referirem sobre a carne rondoniense que é servida para os efetivos militares. “Estamos muito satisfeitos e, frequentemente, a proteína bovina de Rondônia está nos assuntos das nossas forças. Isso me dá mais interesse em conhecer a região de Ji-Paraná, que nos fornece um excelente alimento”, pontuou.

O governador reforçou que vários países compram a carne de Rondônia, bem como China, Canadá e Estados Unidos. O desenvolvimento de pesquisas para a criação de gado, segundo ele, trouxe excelência à produção local e consolidou a região como uma importante fornecedora para o mercado internacional. Além disso, Marcos Rocha destacou que o rebanho bovino de Rondônia é livre de febre aftosa sem vacinação, o que agrega ainda mais valor à commodity.

INTERAÇÃO

Proficientes na produção e comércio de fertilizantes, os representantes demonstraram que pode haver interação comercial entre as partes, com a aquisição desta matéria-prima fundamental. Em uma visita ao Estado, logo após a Rondônia Rural Show, o embaixador confirmou que não medirá esforços para levar representantes do setor do insumo, haja vista que seu país é o segundo maior produtor global de adubos fosfatados, e segundo maior exportador, com 26% do comércio global.

Também participaram da reunião, a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), primeira-dama Luana Rocha; o titular da Secretário Especial de Integração do Estado de Rondônia (Sibra), em Brasília, Augusto Leonel; a secretária-adjunta Scheila Schneider; a assessora internacional da Sibra, Letícia Santana; a assessora do governador, Rute Carvalho; e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Carlos de Góes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Andrey Matheus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia Rural Show Internacional 2024


Compartilhe


Pular para o conteúdo