Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO RURAL

Potencialidades agrícolas de Alvorada do Oeste são discutidas em seminário

20 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Desde essa quarta-feira (19), técnicos e extensionistas estão reunidos com produtores rurais na quadra poliesportiva de Alvorada do Oeste para discutir políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico para o terceiro setor do município. O Seminário Rural, realizado pelo governo estadual, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), é uma oportunidade para o produtor rural trocar experiências, conhecer as tendências de mercado e as novas tecnologias que estão revolucionando as práticas no campo.

Fortalecimento dos setores produtivos rurais.

Fortalecimento dos setores produtivos rurais é discutido em Alvorada do Oeste

Segundo o Sebrae, o evento constitui-se uma forma de atendimento, difusão de conhecimento e capacitação, com ênfase às necessidades do produtor rural quanto aos aspectos de gestão do empreendimento rural, tecnologia, mercado, legislação, políticas públicas e serviços financeiros inerentes às atividades, vinculadas a aptidão econômica do município. Estão sendo discutidos temas, como café, produção leiteira, piscicultura, horticultura, produção de inhame e práticas agroecológicas.

Geovani Tomiazzi, gerente do Escritório da Emater em Alvorada do Oeste, explicou que o objetivo desse seminário é fortalecer os setores produtivos rurais e contribuir não apenas para o crescimento econômico do município, mas, também, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

“Informações hoje, grandes resultados amanhã”, complementou Luciano Brandão, gerente do Escritório Regional da Emater na região do Território do Vale do Guaporé.

Durante três dias, os produtores rurais participam de palestras com especialistas dos organismos parceiros: Embrapa, Unir/Rolim de Moura, Idaron e a iniciativa privada (Juninho Soft Café, Agrodinâmica, Facimed), que discutem e aprofundam os temas de acordo com a realidade e necessidade da região.

O evento conta também com um convidado da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco (IPA) que trouxe o tema “Produção de inhame: plantio e colheita”, um dos carros-chefes do desenvolvimento econômico local.

O primeiro dia de seminário foi dedicado à cultura do café iniciado com um panorama da cafeicultura local. Também foram discutidos assuntos abordando práticas sustentáveis no cultivo do café, controle de pragas e doenças no café clonal, manejo nutricional de cafeeiros clonais cultivados na Amazônia e o café que o mercado quer. A discussão girou em torno da melhoria da qualidade do grão para alcançar as exigências do mercado atual.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-Feira

Temas: Leite e Piscicultura
9h – Panorama da produção de leite em Alvorada do Oeste
9h30m – Sistema de Tecnologia Balde Cheio
11h – Produção de leite a pasto
12h – Piscicultura: manejo da produção
14h30m – Oficina 1 – Balde Cheio
Oficina 2 – Manejo sanitário do rebanho leiteiro
Oficina 3 – Piscicultura

Sexta-Feira

Temas: Inhame e Horticultura
9h – Panorama da produção de inhame na região do Vale do Guaporé
9h30m – Produção do inhame: plantio e colheita
11h – Pragas e doenças do inhame
12h – Panorama da horticultura no município de Alvorada do Oeste
14h30 – Oficina 1 – Práticas agroecológicas na horticultura e certificação participativa
Oficina 2 – Homeopatia na agricultura orgânica
Oficina 3 – Custos para produzir no campo
17h30 – Encerramento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Evento, Governo, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo