Jogos Intermunicipais de Rondônia 2023

Governo do Estado de Rondônia

História — Jogos Intermunicipais de Rondônia

O Governo de Rondônia instituiu os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, através do Decreto nº 1.622 de 25 de outubro de 1983, com objetivos institucionais de oportunizar ao atleta, a continuidade às práticas esportivas, promover o intercâmbio e a integração esportiva entre os municípios do Estado. Além disso, oportunizar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das Federações Especializadas. A realização do JIR tornou-se obrigatória com a instituição da Lei 3.665, de 13/12/2015, com a finalidade de:

I- promover a integração social, esportiva e cultural entre várias representações municipais;
II – propiciar o desenvolvimento integral do cidadão rondoniense como ser social, participativo, autônomo e democrático, contribuindo para o pleno exercício da cidadania;
III – gerar renda e atividade econômica pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva e cultural;
IV – estimular o desenvolvimento técnico-esportivo das representações municipais, buscando avaliar;
e apresentar subsídios a partir da análise científica, quantitativa e qualitativa; e
V – interagir com as demais áreas afins que contribuem no desenvolvimento do esporte rondoniense.

CALENDÁRIO 2023

O JIR chega este ano à sua 14ª edição com 3 mil participantes, entre atletas, dirigentes, técnicos coordenação e equipe de apoio. Atletas irão competir em 13 modalidades esportivas: atletismo, capoeira, judô, karatê, tênis de mesa, ciclismo, xadrez, futebol society, futsal, basquetebol, handebol, voleibol e vôlei de praia. Mais do que isso, irão trocar experiências, valores, culturas e, sobretudo, intensificar em cada um a emoção e o orgulho de serem rondonienses.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 3.364.000,00. A contrapartida vem dos municípios participantes do evento, com a disponibilização dos espaços esportivos com estruturas adequadas e transportes internos durante o evento.

Foram inscritos 16 municípios, que disputaram a fase regional, distribuídos em sete regiões, sendo: Porto Velho (não participou desta fase, por ser sede da fase final, o que lhe garante o direito de participar de todas as modalidades), Candeias do Jamari; Ariquemes; Alto Paraíso; Ouro Preto do Oeste; Presidente Médici; Seringueiras; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste; Parecis; Ministro Andreazza; Nova Brasilândia do Oeste; Alta Floresta do Oeste; Santa Luzia do Oeste; Vilhena e Cerejeiras.

1. RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO – 11/11/2023
  2. BOLETIM OFICIAL 12.11