27/04/2024

SERVIÇO

População rondoniense pode registrar ocorrências de menor complexidade de forma prática na Delegacia Virtual

12 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A ferramenta está disponível 24 horas, durante os sete dias da semana

O atendimento da Delegacia Virtual (Devir) para registro de ocorrências, como perda ou extravio de documentos, furto, roubo e acidentes de trânsito sem vítimas, é mais um dos serviços ofertados pelo Governo de Rondônia, para proporcionar melhorias e facilidade para o cidadão. A ferramenta está disponível 24 horas, durante toda a semana, e oferece um visual interativo, intuitivo e de fácil compreensão, através do sítio eletrônico é possível também acompanhar o andamento da ocorrência.

De iniciativa da Polícia Civil do Estado (PCRO), as ocorrências não criminais; como desaparecimento de pessoa, crime contra a pessoa com deficiência ou crime contra o idoso, bem como outros ilícitos penais, tais como: ameaça, injúria, difamação, calúnia, constrangimento, perturbação, desacato ou estelionato, também podem ser realizadas pela plataforma online.

Em funcionamento desde maio de 2023, a Delegacia Virtual registra mais de 3.500 atendimentos por mês, de acordo com o relatório demonstrativo da unidade. Para o delegado de Polícia Civil, Swami Otto Barboza Neto, o sistema virtual é fundamental para que a população possa registrar o Boletim de Ocorrência (BO) do conforto de casa, sem precisar ir até uma delegacia. Swami Otto destaca ainda que, a ocorrência terá a mesma legitimidade do registro feito na unidade física. “Dessa forma, a população pode, de forma rápida e fácil ter a ocorrência certificada, com a mesma validade daquela registrada em uma delegacia física”, ressaltou.

REGISTRO DO BOLETIM

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode registrar Boletim de Ocorrência, através de um computador ou dispositivo móvel. O cidadão deve informar seus dados pessoais, e depois comunicar sua ocorrência. Importante ficar atento ao informar o e-mail e telefone no sistema, pois em caso de erros ou da necessidade de referências complementares no formulário e histórico da ocorrência, a equipe técnica entrará em contato através dos dados fornecidos.

Quando o registro da ocorrência é feito e validado, imediatamente, o documento fica disponível para impressão e é encaminhado ao e-mail do comunicante. Caso haja alguma divergência, o policial responsável por receber o registro, deve entrar em contato com o cidadão e realizar os devidos ajustes. Logo após a validação da ocorrência, ela é direcionada para a delegacia da área competente, que adotará as providências cabíveis ao cumprimento.

Texto: Sara Lazarotto
Fotos: Daiane Mendonça

Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade