CIDADE SEGURA

População de Porto Velho pode colaborar com ação integrada de enfrentamento a crimes com denúncias anônimas

29 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

ação integrada das forças de segurança,

Ação integrada das forças de segurança para enfrentamento reforçado da criminalidade em Porto Velho

A população de Porto Velho pode colaborar por meio de denúncias anônimas, com a ação integrada das forças de segurança, desenvolvidas no âmbito do programa Cidade Segura da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), para enfrentamento reforçado contra a criminalidade.

A ação integrada, acionada no dia 6 de janeiro, resultou, segundo o balanço parcial da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), consolidado até o dia 18; na prisão de mais de 80 pessoas, sendo 15 recapturadas por descumprimento das demandas judiciais, apreensão de 18 armas e mais de 300 munições, e ainda, mais de mil quilos de drogas.

Forças policiais e órgãos de investigação e inteligência trabalham em conjunto, e o comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin destacou a relevância da população para fortalecer os resultados. ‘‘As atuações estão acontecendo com a integração das forças policiais, e o Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise realizando as ações estratégicas. A parceria tem sido a nossa base principal. Mas essa é também uma oportunidade para a população colaborar com mais informações’’,  afirmou.

Forças policiais e órgãos de investigação e inteligência trabalham em conjunto

O comandante-geral da PMRO frisou de que forma as informações fornecidas pela população colaboram ao êxito do enfrentamento à criminalidade. ‘‘Informações que, muitas vezes, são usadas como atividade da inteligência, e que subsidiam investigações, e saem de denúncias anônimas feitas por meio do 190, e desdobram em mandados de busca e apreensão, além de prisão dos suspeitos por terem participado como operadores de crimes, dos quais fazem parte de uma rede sistêmica, que ensejam nas ações fomentadas por grupos criminosos’’, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as forças de segurança de Rondônia estão trabalhando para ampliar os resultados de combate à criminalidade. ‘‘O Governo de Rondônia tem realizado investimentos em pistolas, fuzis, viaturas; colocamos Totens em locais estratégicos para somar aos demais meios de denúncias. São diversas as ações realizadas para garantirem mais segurança à população’’, ressaltou.

CANAIS DE DENÚNCIA

– Polícia Militar (190 )

– Polícia Civil (197)

– App PMRO Cidadão Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ro.pm.pmrocidadao) ou IOS (https://apps.apple.com/br/app/pmro-cidad%C3%A3o/id1535839641).

– Totens instalados em pontos estratégicos.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA ONLINE

–  Registro na Delegacia Virtual – https://pc.ro.gov.br/

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Fran Carlos Passos