Governo de Rondônia
27/04/2024

REUNIÃO

Políticas públicas para a agricultura familiar são discutidas em Rondônia

15 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Promover o desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia através de políticas públicas voltadas à agricultura familiar foi o motivo do encontro entre representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Banco da Amazônia e Comissão da Lavoura Cacaueira (Ceplac), nessa terça-feira (14), em Porto Velho.

O Pronaf tem sido o caminho trilhado por agricultores dispostos a investir em suas propriedades.

O Pronaf tem sido o caminho trilhado por agricultores dispostos a investir em suas propriedades

De acordo com o presidente da Emater-RO, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, há grande interesse em atrair novas indústrias para o estado e já se discute o incentivo ao cultivo do dendê para produção de óleo biodiesel, por se apresentar como a melhor estratégia para a crescente escassez de petróleo no mundo. Existe hoje uma grande preocupação com sistemas de produção ambientalmente correto, mas é preciso que se busque também a sustentabilidade na produção de novas energias.

O dendê, segundo estudos feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em conjunto com seus parceiros, tem sido apontado como principal alternativa para aumentar a participação da região Norte do País no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Atualmente a matéria prima utilizada para a produção do óleo é a soja, mas já se discute a produção de dendê como alternativa de desenvolvimento econômico para o estado e para a agricultura familiar.

Outra perspectiva está na piscicultura, cujo modelo implantado em Porto Velho para criação de pirarucu vem sendo referência para outros estados. O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental do Pará, Raimundo Nonato Guimarães Teixeira, veio conhecer o projeto desenvolvido pela Emater em Porto Velho. Ele, que já ocupou o cargo de secretário-executivo da Emater-RO em meados de 1980, quando a instituição ainda assinava como Aster, já sinalizou que pretende implantar um projeto similar em uma comunidade ribeirinha na região de Santarém.

Sem o aporte das linhas de financiamento fica difícil introduzir novas alternativas de desenvolvimento econômico. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), disponibilizado pelas instituições financeiras, tem sido o caminho trilhado por agricultores dispostos a investir em suas propriedades, e a presença do superintendente do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo, na discussão demonstra a vontade das instituições em contribuir para o incentivo de alternativas que possam ser rentáveis e economicamente viáveis para a região.

Além do dendê, outra perspectiva está na lavoura cacaueira. A Ceplac, em parceria com a Seagri e Emater-RO está trabalhando em um projeto que prevê a doação de um milhão de mudas selecionadas de cacau aos agricultores interessados na cultura. Para isso já foram iniciados encontros de nivelamento de informação entre técnicos da Emater, no intuito de trabalhar as políticas públicas para os próximos anos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Wania Ressutti
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Governo, Indústria, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo