Governo de Rondônia
03/01/2025

INVESTIGAÇAO CRIMINAL

Politec reforça importância de recursos tecnológicos que auxiliam na investigação criminal

18 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A perícia criminal é uma atividade técnico-científica prevista no Código de Processo Penal – CPP

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica – Politec disponibilizou dois serviços de computação em nuvem, sendo o primeiro, com dados em formato digital de forma eletrônica aos usuários habilitados, Polícia Civil – PC; Ministério Público – MP; Tribunal de Justiça – TJ; Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e outros órgãos  municipais, estaduais e federais, visando a qualidade e busca de celeridade na prestação do serviço de disponibilização do conteúdo digital, obtido de dispositivos eletrônicos, encaminhados para perícia criminal, e a necessidade de armazenamento de dados em meios mais modernos, apropriados e seguros.

O segundo trata do drive virtual (espaço em nuvem) para disponibilização de registros de exames periciais e documentos oficiais, considerando o avanço das tecnologias relacionadas ao armazenamento de dados em nuvens, e a necessidade de preservação das informações institucionais relacionadas aos trabalhos periciais. A Nuvem Institucional arquiva dados tirados de dispositivos inteligentes (smartphone, tablet, computador desktop), pen drive, CDs, DVDs. Este recurso disponibiliza consulta com acesso limitado e rastreabilidade.

A Politec tem a finalidade de realizar as perícias criminalísticas para os procedimentos de investigação criminal e ao processo judicial criminal. A perícia criminal é uma atividade técnico-científica prevista no Código de Processo Penal – CPP, responsável pela identificação, coleta, processamento e correta interpretação dos vestígios de um crime, sempre atuando dentro dos limites estabelecidos pela ciência.

O Governo de Rondônia, com a disponibilização de recursos tecnológicos, oferece economia de custos com a utilização da infraestrutura existente, deve-se levar em consideração que a nuvem institucional é escalável.

O governador Marcos Rocha, frisa a importância e economia do arquivamento desses dados em nuvem. “Com o armazenamento em nuvem acabamos obtendo mais flexibilidade para consultas e mais segurança das informações. Buscamos sempre melhorar a resposta da população quanto à promoção da Justiça”, comentou.

VANTAGENS

Segundo o diretor-geral da Polícia Técnico-Científico, Domingos Sávio de Oliveira da Silva, as vantagens são significativas com a utilização da nuvem institucional, em termos de infraestrutura, “temos flexibilidade para aumentar e reduzir o poder computacional consoante o pedido, o que implica racionalidade de custos, no que diz respeito ao serviço; podemos utilizá-lo a partir de qualquer dispositivo inteligente e local, com acesso à internet. Em termos de eficiência, temos a economia pela redução da aquisição de materiais (burocrático processo de aquisição, manutenção de estoque, logística de distribuição), entre outros”, destacou.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, vislumbra que a iniciativa digital é uma mudança de posicionamento, saindo do tradicional, apresentando uma reestruturação dos serviços prestados com agilidade. O foco é repensar os processos, incorporar novas tecnologias e ter eficiência operacional e produtividade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Ferreira da Silva Pacheco
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo